20 agosto, 2006

Equipe de Educação para a Paz conclui trabalho

Com a intenção de preparar um material didático-pedagógico para ser utilizado nas escolas confessionais evangélicas da América Latina, foi criado um grupo de trabalho em nível continental que se reuniu duas vezes na cidade de Porto Alegre. A primeira reunião aconteceu em maio passado e a segunda de 12 a 15 de agosto.

Compuseram a equipe, coordenada pelo Rev. Eduardo Chinchilla - Secretário Regional do CLAI para a Mesoamérica, as Profas. Graciela Menutti e Norma Falchetti, da Argentina, o Rev. Gonçalo Randon, da Colômbia, a Profa. Leslie Sequeira, da Guatemala e os brasileiros Pe. Marcelo Resende , Prof. Luís Cláudio Gallardi e Rev. Luiz Caetano Grecco Teixeira, Secretário Regional do CLAI para o Brasil.

O material elaborado pelo grupo tem os seguintes objetivos: a) formar multiplicadores que sejam formadores de Cultura de Paz; b) criar núcleos de Educadores para a Paz; c) formar círculos escolares de Cultura de Paz nas escolas e comunidades de igrejas.

O material consta de um documento motivador e um caderno de conteúdos para formadores - "Aprendendo a Educar para a Paz", que serão publicados em português e espanhol. Além disso estão previstos vários cursos de capacitação para formadores que deverão acontecer pela América Latina a partir de 2007. Espera-se que com o tempo se crie uma rede latino-americana de Educadores para a Paz a partir das escolas confessionais evangélicas.

O material será lançado durante a 5ª Assembléia Geral do CLAI, a realizar-se na cidade de Buenos Aires de 19 a 25 de fevereiro de 2007 e em seguida será apresentado às Igrejas e Escolas Denominacionais do Continente.

Embora seja um material voltado para o universo das Igrejas, não se encerra nesse universo, podendo ser adotado por outras escolas, animadores comunitários, movimentos sociais, etc.

Fonte: http://www.claibrasil.org.br/