20 agosto, 2006

Meditação Diária - 22 de agosto

BÊNÇÃO NA DIVERSIDADE
…como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo. Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu.
(Romanos 12.4b-6a) Bíblia na Linguagem de Hoje.

Paulo tocou numa realidade básica da nossa existência: a diversidade na unidade. Ele citou o corpo humano como exemplo. O corpo é um, mas tem muitos membros. Aplicou este conceito para a igreja como corpo de Cristo. Paulo fala do benefício da diversidade de dons na igreja e que cada um deve desenvolver o seu para o bem de todos os demais. A variedade reforça o corpo e o faz mais completo!

Este corpo a qual pertencemos não é somente a igreja, é toda a criação.

A própria criação nos ensina a diversidade na unidade. Pesquisas mostram que a natureza desenvolveu do simples para o complexo. Há 3.500.000.000 anos a vida teve seu início com células simples. Começaram surgir organismos multicelulares há um bilhão de anos. De lá para cá, com o vai e vem de catástrofes globais, a vida tomou formas cada vez mais complexas e sofisticadas. Os seres humanos estão entre os mais recentes a chegarem em cena. Fazemos parte e somos dependentes deste sistema complexo de biodiversidade.

Ultimamente, o ser humano está conseguindo reverter esta tendência de aumento de diversidade. Com a super população e a industrialização, o meio ambiente (criação) está sendo devastado. Milhares de espécies de vida estão sendo extintas. O equilíbrio delicado estabelecido através dos milhões de milênios está sendo sistematicamente destruído. Usando a figura que o Apóstolo Paulo utilizou, o corpo humano: estamos destruindo este corpo do qual fazemos parte.
Há diversidade de religiões. Esta criação de Deus, também inclui as mais variadas manifestações espirituais da humanidade. A religiosidade faz parte da nossa genética e de uma forma ou outra é quase universal. A espiritualidade se manifesta em todas as culturas.

O Cristianismo e o Islamismo têm muita dificuldade em aceitar como válidas as manifestações de fé que são diferentes. Acham que Deus e a verdade só lhes pertencem. Querem converter todos a serem iguais a eles. Cada um se vê como o corpo inteiro do povo de Deus. Seria uma tragédia todos serem cristãos, ou muçulmanos, ou judeus, ou budistas, ou hindus, etc. O resultado seria estagnação e pobreza espiritual. Cada religião tem seus aspectos positivos.

Eu, como cristão, sou membro do corpo de Cristo que inclui tudo que Deus criou e amou. Espero exercer meus dons para o bem de todos os outros membros pela graça divina

Contribuição: Rev. Derrel H. Santee - 20 de agosto de 2006