18 agosto, 2006

Meditação Diária - 19 de agosto

Cordões, dobras e força

Texto: Eclesiastes 4:9-12

Esse texto nos remete à questão da união que gera força... na verdade, todos nós queremos ser mais fortes, mas, infelizmente, nem sempre, entendemos que isto é bem mais fácil quando nos unimos ao/a outro/a.

Usando a figura de um cordão, Salomão nos faz pensar sobre esta questão... mostrando que na junção de várias cordas existe mais resultado, mais garantia, mais energia.

Sabemos que nas diversas relações que temos, visamos resultados práticos e proveitosos e que a questão de somar esforços tem sido a grande tônica da modernidade, mesmo que estes laços aconteçam somente por interesses pessoais... o mundo tem aprendido que a solidão, quase sempre resulta em fracasso.

Lamentavelmente, porém, a lição de Salomão muitas vezes é ignorada. Ainda existe quem insista que individualidade seja mais eficiente que coletividade... não são poucos os/as que rejeitam a possibilidade de entrelaçamento, permanecendo sempre nos arredores do sucesso, esgotados/as pela sua própria soberba.

A imagem dos cordões nos alerta para a realidade de que na vida as tensões sempre serão testadas... de que o trabalho será sempre o caminho para todos os tipos de realização e, sobretudo, que sozinhos/as somos presas fáceis do cansaço.

Precisamos aceitar que “Melhor é serem dois do que um”... mesmo que esses dois sejam diferentes... esta deve ser nossa utopia: “Unidade na diversidade”... diversos/as, mas não divergentes... a diferença das peças é que dão beleza aos mosaicos! É na junção das particularidades que está o ganho da humanidade... ao mesmo tempo em que ela é sua fraqueza é também sua riqueza!

Que Deus nos enriqueça através da unidade... que a imagem das cordas de Salomão nos inspire a sermos pessoas abertas às diferenças, ao entrelaçamento, ao trabalho... e que sejamos fortes, resistentes e vitoriosos! Amém!

* será que tenho tido coragem de colocar minhas fraquezas e potencialidades à disposição dos entrelaçamentos necessários à convivência?

Oração: Deus Santo, faça-me humilde a ponto de reconhecer que preciso ser ajudado/a por alguém. E da mesma maneira, abnegado/a a ponto de oferecer minhas qualidades na ajuda de outros/as. Amém!

Colaboração:
Rev. Nilson da Silva Júnior