23 agosto, 2006

Meditação diária 24 de agosto

O povo da Verdade
1 Reis 8.1,6,10-11,22-30,41-43 – Salmo 84 – João 6.56-69 –Efésios 6.10-20

Tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz. E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno. Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá. Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus. (Efésios 6.10b-12,14-18) Bíblia na Linguagem de Hoje.
O autor da Carta aos Efésios é muito lúcido na sua análise de conjuntura da sua época. Pouco mudou! Vale para hoje. Parece que foi escrita esta madrugada. Os males daquela época eram espirituais e exigiam respostas no mesmo nível. Neste texto temos uma lista dos elementos a serem usados diante das forças antivida. Por esta lista podemos identificar os elementos maliciosos:
Vida X Antevida
verdade X mentira
justiça X injustiça
paz X violência
fé X desconfiança
salvação X destruição
palavra X caos

O que é o mal? A essência do mal é a mentira, que começa com o auto-engano. É a recusa absoluta em reconhecer a sua própria pecaminosidade. Em vez de se corrigir, o mal ataca os outros, tomando a lei nas suas próprias mãos (injustiça). Uma das características de pessoas más é seu exercício de poder para controlar os outros, pela manipulação e uso de força (violência). O mal está instalado tanto nas religiões quanto no mundo secular. Qualquer força controladora é manifestação do mal.

Ao olharmos para o mundo de hoje podemos verificar que a mentira domina todos os âmbitos: a vida privada e pública, a política local e internacional, o comércio, a industria e a comunicação. A humanidade tem seis milênios de história escrita, cheia de violência de todos os tipos. Até hoje o uso da força não conseguiu estabelecer uma ordem social de justiça. O mal nunca foi vencido pela força. Os fins não justificam os meios. Embora a malignidade seja antivida, é, em si, uma forma de vida. Se oprimirmos e matarmos aqueles que são malignos, nos tornaremos opressores e assassinos. Se tentarmos lidar com a malignidade através da sua destruição, terminaremos também nos destruindo, em espírito, se não fisicamente. E é provável: arrastamos também algumas pessoas inocentes conosco!...

A nossa resposta é a verdade. O que é a verdade? A verdade não é um conjunto de fatos verídicos ou sistema correto de pensamento. É a consciência que toda a existência, da qual fazemos parte, é uma dádiva, independente de qualquer merecimento. A vida é graça. Não somos donos de nada e não temos superioridade em relação ao nosso ambiente social e ecológico.
Esta consciência leva a humildade.

A verdade liberta da mentira. Os Evangelhos apresentam Jesus como a encarnação da verdade. Mesmo sendo “Filho de Deus”, não violentou a vida dos outros para impor valores. Respeitou a integridade do próximo. No lugar de se impor, foi solidário a todas as vítimas da mentira. A mentira o levou à cruz, mas a verdade triunfou, mesmo na morte.

Impor os nossos valores de uma posição de poder é mais fácil do que viver a verdade e sermos sujeitos a cruz. Precisamos muita fé para realmente acreditarmos que a verdade vence a mentira.
Contribuição: Rev. Derrel Santee - http://derrelsantee.tripod.com e derrel.santee@uol.com.br