04 agosto, 2006

Meditação Diária 04 de Agosto

João 8:1-11 Jesus continua perdoando e você?

Condenar ou perdoar! Qual dessas atitudes nós adotamos com mais freqüência? Pelo fato de sermos justos, mas, ainda pecadores, temos uma inclinação pela atitude dos escribas e fariseus: queremos tirar o cisco do olho de nosso irmão, sem, antes tirar o pedaço de madeira que está no nosso olho; queremos emitir juízo sobre os outros e esquecemos que seremos julgados com a mesma medida com que julgamos. Ignoramos que a misericórdia de Deus se faz presente em Jesus, que não veio para julgar, mas para salvar. Ele espera que também não nos coloquemos na posição de acusadores, mas que sejamos mensageiros da misericórdia e do amor que ele tem por nós.

Hoje, não se usa mais o apedrejamento, como na época de Jesus, mas, normalmente, fazemos algo pior quando condenamos alguém por seu pecado, baseado num falso moralismo. Sempre foi fácil apontar o dedo e criticar o outro. No entanto, não foi isso que fez Jesus. Ele disse que ninguém tem o direito de condenar alguém, pois todos temos os nossos erros e dependemos, igualmente, da graça de Deus. O mestre não disse que aquela mulher estava certa. Conhecendo seu erro, exortou-a: “Vá e não peque mais!”

O Senhor continua perdoando como perdoou a mulher adúltera [quantos homens adúlteros haviam ali]. Ele espera ver em nós a mesma atitude. Por isso exorta: “Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condene os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês” - Lucas 6:37.

Que Deus, Espírito Santo nos ensine a perdoar como Jesus perdoou.

Para Meditar: Tenho seguido o exemplo de Jesus ou o exemplo dos que estavam do outro lado com as mãos cheias de pedras?

Extraído: Castelo Forte 2006- Meditações diárias da Igreja Evangélica de Confissão LuteranaContribuição: Maria e Robert Stephen Newnum - Maringá