03 agosto, 2006

Mensagem do 18º Concílio Geral da Igreja Metodista

Aracruz (ES) – julho de 2006

Irmãos e irmãs,

Nós, delegados e delegadas de todas as Regiões do Brasil ao 18º Concílio Geral da Igreja Metodista, saudamos a todas as comunidades metodistas na paz do nosso Senhor Jesus Cristo, aquele que era, é e será para sempre.

No ano do Centenário do Metodismo no Espírito Santo, nos reunimos neste Estado, em Aracruz, de 10 a 16 de julho de 2006, para deliberar sobre as ações da Igreja nos próximos anos e renovar nosso compromisso com a Missão de Deus em nosso país.

Queremos, como fruto do nosso encontro aqui, diante de tanta diversidade de pensamentos e desejos, expressar nossa gratidão e nossas esperanças em oração a Deus e os/as convidamos a partilhar tal oração conosco.

A ti, Deus de amor, misericórdia, paz e justiça, Deus Pai, Filho e Espírito Santo, Trindade Augusta e Soberana, a quem seja toda honra, glória e louvor:

Agradecemos-te pelo nosso País, e por todas as oportunidades que ele nos oferece para te servir como Igreja. Louvamos-te porque as crises, contradições e injustiças vividas em nossa sociedade, embora dolorosas, têm sido transformadas pela Tua graça em oportunidade de superação e renovação.

Agradecemos pelos esforços e ações em favor da vida, da paz, da solidariedade, da tolerância e do acolhimento, sem preconceitos e barreiras entre pessoas.

Louvamos-te pelos campos missionários, congregações, igrejas locais, corpo pastoral, membresia, missionários e missionárias, evangelistas, que trabalham sobre o fundamento da Palavra de Deus. E pelas vidas alcançadas pela graça e salvação em Cristo, por causa deste testemunho de fé, fidelidade e participação.

Louvamos-te por todos os projetos e ações sociais, que abençoam pessoas, famílias e comunidades, como o Instituto Central do Povo, que também chega a seu centenário, sendo o primeiro centro comunitário brasileiro.

Mas também é tempo de refletir, reconhecer e confessar nossos pecados e faltas. Reconhecemos nossa pouca e ineficiente presença pública frente aos graves problemas de nossa sociedade: o excludente e opressor sistema econômico mundial; a espoliação das grandes empresas multinacionais contra os recursos naturais, os/as trabalhadores/as, os povos oprimidos em nosso País e em todo o mundo; a violência, sob as mais diversas formas de manifestação; a religião que muitas vezes aliena as pessoas e dissemina valores, práticas e teologias que contrariam a Palavra de Deus e alimenta ainda mais o abismo entre as pessoas e a vida abundante em Cristo.

Em nossa vivência pessoal e comunitária, reconhecemos e confessamos que temos deixado de dar à Tua Palavra a devida centralidade em nossa vida; que muitas vezes não temos nos dedicado à sua meditação, nem à oração, ao jejum e a todas as ordenanças e práticas espirituais que edificam e conduzem à santidade de coração e vida, e não temos praticado com fidelidade as obras de piedade e misericórdia.

Reconhecendo, como o profeta Isaías, que somos pessoas de "lábios impuros e que vivemos no meio de um povo de impuros lábios" (Isaías 6.5), também sabemos que o sangue de Cristo nos purifica de todo o pecado (1Jo 1.7) e, por isso, ouvimos a tua palavra a nos chamar, dizendo: "A quem enviarei eu, e quem há de ir por nós"? (Is 6.8). Senhor, diante do teu chamado, clamamos por tua graça, misericórdia e poder. Que possamos, como Samuel, dizer: "Fala, Senhor, porque os teus servos e servas ouvem" (1Samuel 3.10), e como Isaías, responder; "Eis-nos aqui, envia-nos a nós!" (Isaías 6.8).

Confiados e confiadas em teu perdão, graça, poder e misericórdia, queremos nos colocar como vasos em tuas mãos, como instrumentos de mudança dessas realidades já há tanto enraizadas em nosso mundo, mas não imutáveis. E te bendizemos por perceber, em todos os lugares do teu domínio, fontes de vigor, renovação e esperança.

Agradecemos-te pela Igreja, corpo de Cristo, que em todos os lugares e sob todas as condições, anuncia com fidelidade o Evangelho do Reino por seu testemunho e serviço, proclamando Cristo Jesus, nossa única segurança.

Ajuda-nos a colocar em prática, de modo cada vez mais eficiente, o projeto missionário de uma igreja a serviço do povo em dons e ministérios, voltados não somente para nossas próprias necessidades e expectativas, mas também para as necessidades das comunidades onde nos encontramos, com a missão de testemunhar e servir no nome de Jesus Cristo, nossa única segurança.

Ajuda-nos a não ceder às pressões do presente século quanto a uma fé que se torna comercial e consumista, buscando, no poder do Espírito Santo, crescimento não somente em quantidade, mas também na qualidade de sua vida cristã e comunitária, de santidade de coração e vida, na busca da perfeição cristã, mediante a prática constante das obras de misericórdia e piedade.

Ajuda-nos a recuperar a oportunidade que temos perdido para transformar nossas vidas, nossa igreja e as instituições do nosso país. Queremos fazer um novo Brasil, justo e solidário, sob a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, capaz de assegurar as condições necessárias a uma vida digna e abundante segundo a Palavra de Deus.

Ouve, Senhor, os gemidos da tua criação e sara nossa terra. Abre os teus ouvidos, Senhor, ao clamor do teu povo. Alivia a dor das mulheres e crianças que sofrem a violência doméstica, dos trabalhadores sem emprego e das crianças exploradas pelo trabalho; das vítimas de todo tipo de discriminação; das pessoas que vivem nas periferias das cidades desprovidas da qualidade de vida necessária; das populações do nosso país, sujeitas à ação arbitrária do crime organizado e das polícias; das pessoas encarceradas nos presídios e cadeias do Brasil, tratadas indignamente, de forma subumana.

Nosso Deus, colocamo-nos em tuas mãos para que nos envies em teu serviço, em solidariedade com a tua criação. Aumenta o nosso amor. Capacita-nos com o teu Espírito para que alcancemos a plenitude da santidade de coração e vida. Ajuda-nos a ser instrumentos teus para em nome de Jesus salvar, curar, transformar e restaurar teus filhos e filhas que andam pelo vale da sombra da morte, trazendo-lhes vida e vida em abundância. Fortalece-nos para exercer uma ação profética frente à injustiça, violência, corrupção e morte, apregoando o ano aceitável do Senhor.

Desperta-nos a "evangelizar os pobres, proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, e pôr em liberdade os cativos" (Isaías 63.1), enquanto aguardamos, ansiosos, a revelação da tua Glória, a redenção completa da tua criação. É em nome de teu Filho, Jesus Cristo, nosso Salvador, que oramos: "Venha o teu reino". Amém.

Bispo João Alves de Oliveira Fº
Presidente do 18º Concílio Geral