07 agosto, 2006

Reunião na Igreja Metodista da Lapa, SP - Informe

Por: Fernando Cezar Moreira Marques


No último sábado, 5/08/2006, reuniu-se na Igreja Metodista da Lapa, em São Paulo, um grupo de metodistas, leigos(as) e clérigos(as), interessados em debater os rumos do relacionamento ecumênico da Igreja.

O encontro foi iniciado com devocional que sugeria a montagem de um "mosaico", com pedacinhos de papel colorido. Foi um momento muito significativo. Na meditação, o pastor da Igreja Metodista da Lapa falou a partir do texto de Lucas 9.51-56, destacando que a postura ecumênica deve ser vista e entendida como um gesto nobre e elegante, de estender a mão; que vingança, agressividade ou violência não são atitudes motivadas pelos valores do Evangelho.

Após a devocional, os/as participantes puderam conversar em pequenos grupos, enquanto era servido um gostoso café da manhã, no salão social da igreja.

Foi realizado um debate no qual todos(as) tiveram a oportunidade de falar e de serem ouvidos. Conversou-se a respeito do Metodismo, do "rosto" da Igreja, dos rumos a seguir; e da tarefa a qual a Igreja Metodista se propõe a desempenhar. Tudo isso motivado, claro, pelas decisões do 18º Concílio Geral.

O encontro que estava previsto para ser encerrado às 12h, só terminou por volta das 14h, porque "ninguém queria ir embora!".

Ocorreram momentos emocionantes onde participantes puderam expressar seu lamento, angústia, desabafo, mas, também de estímulo, renovação do ânimo e da esperança.

Dentre os encaminhamentos, ficou acertado que o grupo:

  1. se esforçará para estar presentes nas celebrações ecumênicas que por ventura as igrejas locais ali representadas promoverem;
  2. pensará na possibilidade de promover um grande encontro "metodista";
  3. procurará produzir material (artigos, etc.) para serem publicados nos órgãos de comunicação da Igreja, como o boletim regional Conexão, o Expositor Cristão e mesmo nos boletins das igrejas locais;
  4. incluirá o tema ecumenismo no conteúdo estudado pelas classes de catecúmenos;
  5. dará maior atenção à liturgia do culto nas igrejas locais, inclusive imprimindo o programa do culto;
  6. tentará, na medida do possível, manter contato com grupos semelhantes, de outras Regiões. Alguns dos participantes pensam em estar no encontro que irá acontecer no dia 19/08/2006, na Igreja Metodista em Vila Isabel (1ª RE), Rio de Janeiro.

Fernando Cezar Moreira Marques
3ª Região Eclesiástica