11 setembro, 2006

Há mais pontos de unidade do que diferenciais, diz mensagem

COCHABAMBA, BOLÍVIA, 11 de setembro (ALC) – “É muitos mais o que nos une do que o que nos divide”, diz a mensagem da Unidade e Fraternidade ao povo boliviano, emitido na segunda-feira, 4, por representantes da Igreja Católica e de igrejas evangélicas em busca de caminhos de diálogo entre os cristãos do país.

O convite para o encontro veio do Secretariado do Diálogo da Conferência Episcopal Boliviana e a tarefa girou em torno da famosa frase do papa João XXIII: “é muito mais o que nos une do que o que nos divide”.

A carta dos cristãos bolivianos constata que, “apesar de nossas diferenças, temos aspectos fundamentais de unidade, como: a Bíblia, o Credo, a verdadeira idéia de Deus que nos enviou o seu Filho Jesus Cristo e que Nele somos redimidos (justificados), o Batismo, a renovação-conversão e a fé que atua pela caridade”.

A mensagem fala à cristandade boliviana, mas seu conteúdo é dirigido, de modo claro, também a outros setores do país que, nesses dias, se viu envolto em informações de que seria uma nação dividida.

“O que nos torna semelhantes a todos, e o que nos faz diferentes, é o que nos faz humildes, e a humildade é fonte de unidade, para um mútuo serviço e uma verdadeira fraternidade”, diz o texto.

A mensagem lembra aos políticos, aos que foram eleitos para a redação de uma nova Constituição Política do Estado, que tenham sempre presente aquele lema do papa João XXIII. “Não são as diferenças que nos dividem, elas são antes uma oportunidade de enriquecimento mútuo e que ajudam na construção de uma nova Bolívia”, frisa o documento.

----------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)