10 setembro, 2006

Meditação Diária - 11 de setembro

As ciladas do orgulho
Leia Obadias


A soberba do teu coração te enganou [...] Se te remontares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derribarei, diz o Senhor. Obadias 3-4

O livro de Obadias, o mais curto do Antigo Testamento, foi escrito após os babilônios exilarem o povo de Judá. Durante esse tempo, o povo de Deus sofreu. O profeta lança um severo ataque contra o vizinho de Judá, Edom, acusando esse povo de permanecer impassível enquanto Judá era conquistada, e Jerusalém, saqueada. Ele afirma que Edom até mesmo se exultava com o que acontecia, participava da pilhagem de Jerusalém e ajudava os conquistadores.

Uma mensagem desse pequeno livro é que nossos atos têm conseqüências. O versículo 15 diz: "Como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça". Nem nações nem indivíduos podem ignorar o sofrimento alheio ou contribuir para isso sem enfrentar as conseqüências.

No entanto, o sofrimento e a violência não são a vontade de Deus para o mundo; Ele deseja apenas o bem e a paz para toda a criação. Embora, por vezes, pareça que nossas circunstâncias são como Obadias as retrata, Deus traz nova esperança e promessa a um mundo cheio de terrorismo e de outros tipos de maldade.

Oração: Deus misericordioso, salva-nos do nosso próprio orgulho. Ajuda-nos a encarar os necessitados com preocupação amorosa, como Tu fazes. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nos chama a agir quando vemos injustiça. Não é aceitável não fazer nada.

Medite: Salmo 24

A. L. Mitchell (Virgínia, EUA)
Oremos pelas vítimas do terrorismo

No Cenáculo, Setembro/Outubro 2006, Igreja Metodista