17 novembro, 2008

Notícias da Rede Ecumênica de Juventude - Sudeste

Unidade, Liberdade e Amor

“No essencial, unidade,
No não essencial, liberdade,
Em tudo, o amor”
Santo Agostinho

A citação de Santo Agostinho se fez real na II Jornada Ecumênica de Juventude da Região Sudeste, que aconteceu entre os dias 07 e 09 de novembro em Paulo de Frontin, interior do estado do Rio de Janeiro. Lá estiveram presentes jovens de diversas confissões de fé e movimentos sociais da Região Sudeste do país com o intuito de dialogar sobre Educação, Ecumenismo e Direitos Humanos.
Num espaço privilegiado pelo clima e beleza da Mata Atlântica, onde fica localizado o Acampamento Clay, foi possível aliar a reflexão e discussão do temas propostos com a integração e diversão. Nas duas noites do encontro houve espaço para conhecer a cultura e música locais
No essencial
Mesmo com tantas expressões de fé diferenciadas, a juventude pôde perceber a necessidade de unir forças naquilo que é essencial a nossa realidade hoje. A Educação continuada e a luta pelo Direito a Educação foram ênfases bastante discutidas.
No não essencial
Ficou claro a todos e todas que não é necessário abandonar as bases de nossa fé pessoal. O ecumenismo não se apresenta como opção de religião, mas como um caminho a mais para prática daquilo que é fundamental a todas as religiões: fazer o bem.
Em tudo o amor
O amor [pela causa ecumênica e pelo ideal de construção de um mundo mais justo e melhor para se viver] com certeza é a força motriz que faz esta grande engrenagem da Rede Ecumênica de Juventude girar na Região Sudeste. A reflexão acompanhada da ação motiva e integra ao grupo aqueles e aquelas que se achegam. Muitos e muitas buscam um lugar ou uma forma para agir baseado nestes ideais e conseguem vislumbrar através da “Rede” vários espaços, com enfoques diversos e em lugares que fomentam novos sonhos e convertem em realidade aqueles que já existem.

Os desejos ao final da Jornada eram muitos e, com certeza cada participante saiu de lá com o coração transbordando de alegria, a mente fervilhando de idéias e as mãos coçando de tanta vontade de trabalhar. Na Juventude desta Rede depositamos esperanças e expectativas e acreditamos na concretude de uma nova realidade a quem nos cerca e a quem ainda virá.

Lucas Lima Bueno
Rede Ecumênica de Juventude - Sudeste
FE Brasil - Fórum Ecumênico Brasil
55-11-4254-1141 Residencial
55-11-8190.6228 Tim 55-11-7658.9557 Claro