11 agosto, 2007

Missionário Metodista da GBGM foi o animador do café Teológico de Maringá

Acompanhado de sua esposa Celi Estrada, o missionário aposentado da GBGM Derrel Homer Santee surpreendeu positivamente o grupo do Café Teológico de Maringá.
"Assumir convicções tão sólidas a essa altura da vida e ao mesmo tempo demostrar tamanha competência intelectual é algo pouco comum entre os de nossa idade" elogiou o modesto prof. Dr. José Belucci da Universidade estadual de Maringá, que na ocasião presenteou aos amigos do Café com o lançamento de seu mais recente livro: Reflexões sobre o essencial de Santo Agostinho.

"Santee é uma mente jovial num corpo adulto". "A leveza com que apresenta suas idéias, seduz a nós teológos e filósofos jovens e aprendizes; ele nos presenteou nessa noite", disseram respectivamente Willian Cazavechia, formando de teologia e estudante de filosofia da UEM e Michel Assis estudante de linguística e filosofia da UEM.

Veja cobertura do Café Teológico em http://cafeteologico.blogspot.com/



Governador do Acre propõe parceria à CESE


SALVADOR, 10 de agosto (ALC) O governador do Acre, Arnóbio Marques de Almeida, propôs à Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) parceria com o governo e os movimentos sociais do seu Estado para “ajudar as comunidades acreanas a se organizarem em torno de iniciativas de desenvolvimento comunitário e agir, de modo transformador, numa das mais pobres unidades federativas do País”.

------------------------------------------------------

Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org

http://www.alcnoticias.org

Verso e Voz - 11 de agosto

Se, com efeito, a casa for digna, venha sobre ela a vossa paz; se, porém, não o for, torne para vós outros a vossa paz. - Mateus 10.13

Há de ter uma aceitação das pessoas que vêm de lugares muito diferentes (usando isso metaforicamente como também literalmente). Há de ter uma vontade para ouvir “críticas ou observações razoáveis” e aprender do exemplo de outros e outras. ... Em um mundo que constrói barreiras, ergue paredes, mantém o outro e a outra de fora, e que está procurando certeza, nós nos tornamos à Regra [de Benedito] e encontramos um homem que insiste em equilíbrio, respeito mútuo, reciprocidade, franqueza. [O Benedito] recusou viver com uma mente fechada. - Esther De Waal, A Life-Giving Way (Um Modo que dá Vida), citado por Hugh Feiss em Essential Monastic Wisdom: Writings on the Contemplative Life (Sabedoria Monástica Essencial: Escritas na Vida Contemplativa)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

10 agosto, 2007

Verso e Voz - 10 de agosto

Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros. - Romanos 14.19

Biblicamente falando, arrepender não significa sentir arrependido, lamentar. Significa virar, virar 180 graus. Significa sofrer uma mudança completa de mente, coração, direção. Vire da loucura, da crueldade, da superficialidade, da cegueira. Vire em direção à tolerância, à compaixão, à sanidade, à esperança, à justiça que todos nós temos de melhor. - Frederick Buechner, Secrets in the Dark: A Life in Sermons (: Uma Vida em Sermões)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/Segredos na Escuridão

09 agosto, 2007

Verso e Voz - 09 de agosto

Eu, porém, estou cheio do poder do Espírito do SENHOR, cheio de juízo e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel, o seu pecado. Ouvi, agora, isto, vós, cabeças de Jacó, e vós, chefes da casa de Israel, que abominais o juízo, e perverteis tudo o que é direito, e edificais a Sião com sangue e a Jerusalém, com perversidade. - Miquéias 3.8-10

Quando Martinho Lutero se levantou pela manhã e pôs água no seu rosto, ele disse, "eu sou batizado!" Era um modo de lembrar que o viver do seu batismo era uma chave do discipulado ... Para nós, como também para Martinho Lutero, a aliança batismal é vivida em discipulado diário. A chamada para o discipulado é uma chamada para fazer parte de uma comunidade de fé. Quando o rabino ambulante do primeiro século disse: "Venha, me siga”, não era só um convite para responder pessoalmente mas para se tornar uma parte da "escola de discípulos" seguindo aquele rabino. - Dwight Vogel, By Water and the Spirit (Pela Água e pelo Espírito)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

08 agosto, 2007

Igrejas devem incentivar cidadania na formulação de políticas públicas

NATAL, 8 de agosto (ALC) – Como voz dos sem voz, a Igreja tem o dever de defender os excluídos da sociedade, independente de cor, sexo, idade e situação financeira. Ela é parte da sociedade, é um meio de justiça social, autônoma, e “precisa estar nos espaços de discussão”, disse o pastor Airton Schroeder, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e técnico do Programa de Apoio à Ação Diaconal das Igrejas.


----------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org

Brasil - Que é ter vergonha na cara?


* Por Leonardo Boff - Adital

Benjamin Franklin (1706-1790) foi editor, refinado intelectual, escritor, pensador, naturalista, inventor, educador e político. Propunha como projeto de vida um pragmatismo esclarecido, assentado sobre o trabalho, a ordem e a vida simples e parcimoniosa.
Foi um dos pais fundadores da pátria norte-americana e participante decisivo na elaboração Constituição de 1776. Neste mesmo ano, foi enviado à França como embaixador. Freqüentava os salões e era celebrado como sábio a ponto de o próprio Voltaire, velhinho de 84 anos, ir ao seu encontro na Academia Real.
Certa tarde, encontrava-se no Café Procope em Saint-Germain-des-Près, quando irrompeu salão adentro um jovem advogado e revolucionário Georges Danton dizendo em voz alta para todos ouvirem:"O mundo não é senão injustiça e miséria. Onde estão as sanções?" E dirigindo-se a Franklin perguntou provocativamente:"Senhor Franklin, por detrás da Declaração de Independência norte-americana, não há justiça, nem uma força militar que imponha respeito". Franklin serenamente contestou: "Engano senhor Danton. Atrás da Declaração há um inestimável e perene poder: o poder da vergonha na cara (the power of shame)".

É a vergonha na cara que reprime os impulsos para a violação das leis e que freia a vontade de corrupção. Já para Aristóteles a vergonha e o rubor são indícios inequívocos da presença do sentimento ético. Quando faltam, tudo é possível. Foi a vergonha pública que obrigou Nixon renunciar à presidência. De tempos em tempos, vemos ministros e grandes executivos tendo que pedir imediata demissão por atos desavergonhados. No Japão chegam a suicidar-se por não agüentarem a vergonha pública. Ter vergonha na cara representa um limite intransponível. Violado, a sociedade despreza seu violador, pois não se pode conviver sem brio.

Que é ter vergonha na cara? O dicionário Aurélio assim define: "ter sentimento da própria dignidade; ter brio". É o que mais nos falta na política, nos portadores de poder público, em deputados, senadores, executivos e em outros tantos ladrões e corruptos de colarinho branco. Com a maior cara de pau e sem-vergonhice negam crimes manifestos, mentem sem escrúpulos nos interrogatórios e nas entrevistas aos meios de comunicação. São pessoas que à força de fazer o ilícito e de se sentir impunes perderam qualquer senso da própria dignidade. Roubar do erário público, assaltar verbas destinadas até para a merenda escolar ou falsificar remédios não produz vergonha na cara. Crime é a bobeira de quem deixa sinais ou permite que seja pego com a boca na botija. Nem se importam, pois sabem que serão impunes, basta-lhes pagar bons advogados e fazer recursos sobre recursos até expirar o prazo. Parte da justiça foi montada para facilitar estes recursos e favorecer os sem vergonha com poder.

No transfundo de tudo está uma cultura que sempre negou dignidade aos índios, aos negros e aos pobres. Roubo-lhes seu valor ético porque a maioria guarda vergonha na cara e tem um mínimo de brio. Como me dizia um "catador de lixo" com o qual trabalhei cerca de 20 anos: "o que mais me dói é que tenho que perder a vergonha na cara e me sujeitar a viver do lixo. Mas não sou ‘catador’, sou trabalhador que com o meu trabalho digno consigo alimentar minha família". Se nossos políticos desavergonhados tivessem a vergonha desse trabalhador, digna e dignificante seria a política de nosso pais.
________
* Teólogo. Membro da Comissão da Carta da Terra
Fonte: http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=28932

Verso e Voz - 08 de agosto

Eis as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo, executai juízo nas vossas portas, segundo a verdade, em favor da paz; nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ame o juramento falso, porque a todas estas coisas eu aborreço, diz o SENHOR. - Zacarias 8.16-17

A função da oração não é estabelecer uma rotina; é estabelecer uma relação com Deus que sempre está em relação conosco. ... A função da oração é também nos deixar em contato conosco mesmos. Para os anciões, "lágrimas de compunção" era o sinal de uma alma que soube seus limites, enfrentou seus pecados, aceitou suas necessidades, e viveu em esperança. - Joan Chittister, Citado por Hugh Feiss em Essential Monastic Wisdom (Sabedoria Monástica Essencial)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

07 agosto, 2007

O homem que filmou a alma

* Por Frei Betto

Na segunda, 30 de julho, Ingmar Bergman, cineasta sueco, transvivenciou, aos 89 anos. Com a sua morte, apaga-se um olhar, uma luz, o relâmpago que nos permitia decifrar, entre gritos e sussurros, a hora do amor, e também a hora do lobo.

Ao ver o mundo, não o fazemos de igual modo. Depende das lentes que se escondem atrás dos olhos. Há olhos límpidos que encobrem diabólicos visionários; outros, sombrios, guardam aguda lucidez. A miopia, antes de ser uma anomalia do globo ocular, é uma deformação da mente. Só se conhece bem uma pessoa quando se desvenda a sua ótica das coisas.

Por detrás dos olhos bem abertos de Bergman, alojavam-se o filósofo SÆren Kierkegaard e o psiquiatra Carl Jung, dois intelectuais angustiados, como o profeta Elias, pelo silêncio de Deus. Kierkegaard quebrou o monopólio da razão ao introduzir na pauta filosófica as inquietações do coração. Jung transcendeu a pedra angular do racionalismo científico revelando a sintonia holística e religiosa do inconsciente.

Assisti a quase todos os filmes de Bergman, cujos olhos centraram-se mais na Terra que no céu, no ser humano que no divino, nos mistérios da alma que nas incongruências das relações sociais. Ele fez da subjetividade a matéria-prima de sua arte, sem jamais ceder ao psicologismo barato. Sua linguagem estética revolucionou, no cinema, as estéticas da linguagem e da imagem.
Três de seus filmes me marcaram de modo especial: Morangos Silvestres (1957); O Silêncio (1963); e O Ovo da Serpente (1977). O primeiro descreve a viagem do médico Isak Borg (mesmas iniciais do diretor do filme...) de Estocolmo a Lünd, durante a qual se mesclam, na cabeça do personagem, as esferas real e onírica. A memória é o ponto de ligação entre as duas. Como um Brás Cubas sueco, desprovido de humor e amor, o médico resgata sua infância e juventude, e se descobre condenado ao desamor.

O Silêncio finaliza a trilogia iniciada com Através de um Espelho (1960) e Luz de Inverno (1962). Trata da incomunicabilidade entre duas irmãs que viajam em companhia do filho de uma delas. Ao som de Bach, emerge o vazio existencial de suas vidas, o apego à sensualidade, a mediocridade de quem se nega a reconhecer a natureza substantiva da existência para se deixar levar por meros adereços periféricos. Com muita dificuldade elas conseguem balbuciar a palavra ‘alma’.

O Ovo da Serpente é a história de um refugiado de guerra, desempregado, que encontra abrigo no apartamento de um cientista e, aos poucos, decifra o enigma do suicídio de seu irmão. Retrata a Berlim de 1923, quando já se podia vislumbrar, dentro da membrana transparente do ovo, o monstro nazista prestes a quebrar a casca. Diante dos indícios de que emerge uma nova era de atrocidades, o padre admite que talvez Deus esteja distante, só lhe resta pedir perdão por sentir indiferença e medo diante da realidade.

De certo modo, ajudamos a chocar o ovo da serpente quando a nossa indignação frente à realidade, paralisada pela indiferença e o medo, guarda-se nesse silêncio amargo que nos impede saborear o que a vida tem de melhor, como os morangos silvestres.
___________
* Frei Betto é escritor, autor de "Típicos tipos - perfis literários" (A Girafa), entre outros livros.

Verso e Voz - 07 de agosto

Preservem-me a sinceridade e a retidão, porque em ti espero. - Salmos 25.21

A vida pensativa deveria liberar e purificar a imaginação que passivamente absorve todos os tipos de coisas sem que as percebamos; libere-as e purifique-as da influência de tanta violência feita pelo bombardeio de imagens sociais. ... O treinamento da imaginação insinua uma certa liberdade e esta liberdade insinua uma certa capacidade para escolher e encontrar sua própria nutrição apropriada. Assim na vida interior deveria haver momentos de relaxamento, liberdade, e "folheando." Talvez o melhor modo para fazer isto está no meio da natureza, mas também na literatura. Talvez também uma certa quantia de arte é necessária e música. - Thomas Merton, Citado por Hugh Feiss em Essential Monastic Wisdom (Sabedoria Monástica Essencial)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

06 agosto, 2007

Verso e Voz - 06 de agosto

Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. - 1 Tessalonicenses 5.14

O que jaz morto e deformado nas letras do pergaminho morto vem à vida quando o que é lido é posto em prática. - Pedro de Celle, Citado por Hugh Feiss em Essential Monastic Wisdom (Sabedoria Monástica Essencial)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

05 agosto, 2007

Verso e Voz - 05 de agosto

Estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. - Mateus 25.36

Então, vocês americanos que realmente querem ajudar o pobre tenham que mudar primeiro seu próprio governo. Vocês americanos que querem ver o fim da fome e da pobreza têm que tomar uma posição. Vocês têm que lutar como nós estamos lutando – e até serem mais duros. Vocês têm que estar prontos para serem encarcerados, serem abusados, serem oprimidos. E vocês têm que ter o caráter, a coragem, a moral, e o espírito para confrontar tudo que vem ao seu encontro. - Elvia Alvarado, Don’t Be Afraid Gringo: A Honduran Woman Speaks from the Heart (Não Tenha Medo Gringo: Uma Mulher Hondurenha Fala do Coração)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/