08 setembro, 2007

Convite: Caravana Comunidade Segura

Conselho LatinoAmericano de Igrejas, do qual a Igreja Metodista é uma das integrantes, apóia iniciativa contra a violência que afeta crianças e jovens.

Caros Amigos e Amigas da Paz, Salve
Estamos organizando a quarta Caravana Comunidade Segura e para isso contamos mais uma vez com sua atenção, apoio e presença.
Neste ano, o tema principal é O Impacto da Violência Sobre Crianças e Jovens. A Caravana irá percorrer 11 capitais brasileiras entre setembro e novembro reunindo instituições, lideranças sociais, autoridades e jovens dedicados a esta agenda para uma capacitação mútua, visitas a boas práticas e audiências com autoridades. O objetivo principal é potencializar a articulação das redes e sua atuação local e nacional. Por favor, veja abaixo o calendário da Caravana e reserve as datas na sua agenda.
Rio de Janeiro - 4 e 5 set
Salvador - 10 e 11 set
Recife - 12 e 13 set
Belém - 14 e 15 set
São Paulo - 20 e 21 set
Belo Horizonte - 24 e 25 set
Porto Alegre - 15 e 16 out
Curitiba - 17 e 18 out
Vitória - 22 e 23 out
Brasília - 30 e 31 out
Natal - 7 e 8 nov
As oficinas acontecerão nas Assembléias Legislativas sempre no primeiro dia da passagem da Caravana entre 9H00 e 16H30 e as visitas a projetos e audiências com autoridades no segundo dia.
A base da mobilização para a Caravana vem das parcerias nacionais do projeto Religião e Paz / Viva Rio com a CNBB, CONIC, CLAI, MEP, Visão Mundial, CESE, FEB, Instituto Sou da Paz, Rede Desarma Brasil (com 17 comitês estaduais), URI – Iniciativa das Religiões Unidas, Save the Children - Suécia, SEDH / SPDCA, CONANDA, Fórum DCA, CONJUVE, ILANUD, Promundo, JICA, entre outros. O apoio da Fundação Konrad Adenauer, Igreja da Suécia e ICCO & Kerk In Actie viabilizam esta iniciativa.
Agenda da Caravana
Conscientizar sobre a necessidade urgente de políticas públicas integradas em larga escala para inclusão social de adolescentes e jovens em situação de risco nas capitais brasileiras.
Apontar modelos e soluções exemplares para a prevenção ao ingresso na violência organizada, resgate e re-integração de adolescentes e jovens já envolvidos.
Esclarecer sobre o funcionamento dos mecanismos do Sistema de Justiça Juvenil, a atuação dos Conselhos Tutelares, conselhos de direitos, a implementação do SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo e o papel da sociedade civil e suas principais redes.
Promover o diálogo local entre atores públicos e da sociedade civil que atuam diretamente com adolescentes e jovens e aproximação com a Secretaria Nacional da Juventude, SPDCA – Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Qualificar o debate e promover a reflexão sobre as relações entre Polícia – Juventude – Mídia e sobre a campanha contra a Redução da Maioridade Penal.
Consolidar a agenda integrada de redução e prevenção da violência armada, atualizando os temas armas, reforma do setor de segurança pública e a relação existente entre a livre circulação de armas, o papel dos agentes de segurança, e o aumento da violência entre os jovens.
Justificativa
O Brasil é o país onde mais se mata jovens por armas de fogo no mundo (dado da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI). Além de ser quem mais morre, o jovem é também quem mais mata. Nas favelas e periferias das grandes cidades há cerca de 7 milhões de adolescentes e jovens fora da escola e/ou sem trabalho. Esta situação de alto risco social precisa ser enfrentada pela sociedade civil e poder público de forma integrada e inteligente. O debate, articulação e planejamento de ações e políticas públicas eficientes precisam substituir o discurso exclusivamente repressor que aponta como solução a redução da maioridade penal.
Centenas de instituições civis e religiosas, redes e órgãos públicos país afora desenvolvem projetos e programas que transformam as vidas de crianças e jovens em situação de risco ou já envolvidas em violência armada. Nós mapeamos estas instituições e iniciativas no percurso da Caravana, que junto com as redes religiosas, ONGs, movimentos sociais, Rede Desarma Brasil, demais parceiros e jovens lideranças serão convidados a participar e enriquecer esta mobilização nacional.
Contamos com você para divulgar a Caravana e apoiar sua organização na sua cidade. Estaremos enviando outros comunicados com mais detalhes.
Estou à sua inteira disposição para esclarecer qualquer dúvida. Entre em contato.
Muito obrigado pela atenção.
Abraço forte,
André Porto
Coordenador da Caravana Comunidade Segura
Tel. 21 2555 3766 / FAX 21 2555 3753
Email: andre@vivario.org.br
________

O que é ser protestante hoje?

Este é o tema do Encontro promovido pela KOINONIA.
Será no dia 15 de setembro, na Igreja Anglicana, com participação do pastor presbiteriano Leonildo Silveira, professor do programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.

Programação:
Painel:
Análise do campo religioso brasileiro
Por: Leonildo Silveira Campos

O protestantismo brasileiro
Por: Zwinglio M. Dias
Análise da Conjuntura Ecumênica
Por: Jorge Atilio Silva Iulianelli
Painel:
Novas formas de ser Igreja
Compartir de experiências pastorais inovadoras:
Por: Vila Proletária da Penha (Presbiteriana Unida, Rio de Janeiro)Paróquia S.S. Trindade (Episcopal Anglicana, São Paulo)
Data: 15 de setembro, 2007
Horário: 9:00 às 17:30
Local: Paróquia da SS Trindade - Pça. Olavo Bilac, 63, - São Paulo, SP (Perto da Estação Marechal do Metrô)
Confirme sua Presença: encontroecumenicosp@koinonia.org.br / ou fone: (11) 3667-9570
Apoio: Igreja Epicospal Anglicana, Paróquia Santíssima Trindade
_________

O filme "Três irmãos de sangue", estréia em agosto

Documentário sobre a vida dos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário, estréia no dia 17 de agosto. Está garantida exibição do filme por apenas duas semanas - caso não alcance a bilheteria esperada, o filme sairá de cartaz. A renda do filme será revertida para instituições que trabalham com HIV/AIDS. Por isso, é importante que prestigiemos esta produção cinematográfica, especialmente nas duas semanas de exibição.No Rio de Janeiro, o documentário terá espaço nos cinemas Odeon-BR, Estação Botafogo, Laura Alvin e Ponto Cine. Em São Paulo, as exibições serão no Cine SESC, HSBC Belas Artes, Espaço Unibanco e Unibanco Arteplex 5. Quem desejar ver o filme em Belo Horizonte deve procurar o Usina 2 e o Belas Artes 2. Em Brasília, as sessões serão na Academia de Tênis e no Embracine Casa Park. O trailer da obra está disponível no You Tube.
Confira os horários:
Rio de Janeiro
Estação Botafogo 1: 14:00-15:50-17:40-19:30-21:20
Odeon-BR: 14:30-16:30-18:30-20:30
Estação Laura Alvin 2: 15:15-17:00-20:15-22:00 Ponto Cine: 18:00-20:00
São Paulo
Cine SESC: 17:00-19:00-21:00
HSBC Belas Artes - Carmem Miranda: 16:00-17:50-19:40 Espaço Unibanco 4: 14:20-16:10-20:20-22:00 Unibanco Arteplex 5: 13:00-14:40-16:20-20:00-22:00-sab tb 24:00
Belo Horizonte
Usina 2: 16:20-19:40-21:20
Belas Artes 2: 14:10-16:10-19:10-21:10
Brasília
Academia de Tênis: 17:30-19:30-21:30-sab/dom/fer:tb 15:30 Embracine Casa Park: 14:45-17:00-19:00-21:00
_________

Verso e Voz - 08 de setembro

Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós. - Lucas 10.5-6

Pessoas dizem, “Que bem uma só pessoa pode fazer? O que é o sentido de nosso pequeno esforço?” Eles não podem ver que temos que assentar um tijolo de cada vez. Só podemos ser responsáveis por uma ação do momento presente. Mas podemos implorar um aumento de amor em nossos corações que vitalizarão e transformarão todas nossas ações individuais, e saber que Deus os levará e os multiplicará, como Jesus multiplicou os pães e o peixe. - Dorothy Day, Pães e Peixe

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

07 setembro, 2007

Verso e Voz - 07 de setembro

Porquanto não se lembrou de usar de misericórdia, mas perseguiu o aflito e o necessitado, como também o quebrantado de coração, para os entregar à morte. Amou a maldição; ela o apanhe; não quis a bênção; aparte-se dele. Vestiu-se de maldição como de uma túnica: penetre, como água, no seu interior e nos seus ossos, como azeite. - Salmos 109.16-18

Veja o que nenhum olho pode ver, vá onde nenhum pé pode ir, escolha que não é escolha nenhuma - então você pode ouvir o que não faz nenhum som - a voz de Deus. - Ângelus Silsius, Citado por Joan Chittister, OSB em Como Devamos Viver

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

06 setembro, 2007

Verso e Voz - 06 de setembro

Portanto, não façam nada agora contra estes dois homens. Deixem que vão embora porque, se este plano ou este trabalho vem de seres humanos, desaparecerá. Mas, se vem de Deus, vocês não poderão destruí-lo, pois neste caso estariam lutando contra Deus! - Atos 8.38-39 (BLH)

Não adianta se opor aos movimentos que não são de acordo com nossas convicções e costumes. Eles vêm ao encontro das carências humanas e lidam com necessidades básicas da vida humana que devem ser levadas a sério. ... Podem não ser respostas adequadas, até serem prejudiciais, mas são respostas mesmo assim. ... Em vez de criticarmos os movimentos e aqueles que deles fazem parte, melhor seria descobrirmos o que podemos fazer para oferecer uma alternativa melhor e nos arrependermos por não termos feito antes. ... Oposição e perseguição são respostas negativas. O positivo seria oferecer algo melhor. Lembrem-se: Para vender o nosso peixe, não precisamos falar mal do peixes dos outros. - Derrel Santee

sementesbiblicas.blogspot.com/

05 setembro, 2007

Ser ecumênico? Por quê?

Por Therezinha Motta Lima de Cruz

Quando se reúne gente desta ou daquela Igreja para falar de ecumenismo, dois tipos de reações são possíveis. Um é de alegria por finalmente termos acordado para essa necessidade; é a reação mais comum porque pessoas que se dão ao trabalho de sair de casa para ouvir falar desse assunto em geral já estão interessadas nele e até inquietas por perceberem a urgente importância do tema. Mas é possível um outro tipo de reação, que acontece mais quando o pessoal é apanhado de surpresa. Aí há pessoas que perguntam (ou pensam, sem coragem de falar): Isso existe mesmo? E pode? Não será conversa simpática para atrair a gente para outro grupo? É coisa séria, que a Igreja poderia aprovar? Como se faz? Por que deveríamos fazer isso?

Temos vários excelentes motivos para cultivar uma postura ecumênica. O primeiro – e mais importante – está embutido num pedido do próprio Jesus. Ele ora dizendo: Pai, que todos sejam um, para que o mundo creia. O movimento ecumênico mundial cresceu muito a partir do momento em que constatou na prática a sabedoria do que Jesus já tinha dito. Em 1910, na cidade de Edimburgo, houve uma grande assembléia missionária. Lá os destinatários da missão falaram da dificuldade que tinham em aceitar Jesus quando aqueles que anunciavam estavam divididos, quando um declarava que o Cristo da outra Igreja não era o verdadeiro. Em linguagem simples, poderíamos traduzir assim o recado que eles comunicaram: Entendam-se primeiro e depois venham juntos falar conosco porque de outro jeito fica difícil acreditar em vocês.

Às vezes não percebemos, mas para quem nos olha de fora nossas divisões são um contra testemunho poderoso. Quando uma Igreja tenta crescer combatendo as outras a evangelização fica parecendo briga de supermercado disputando freguês. O evangelho não merece isso!

Um segundo importante motivo é a própria necessidade de transformar a sociedade na direção dos valores do Reino. È tarefa gigantesca, que se realiza melhor em parceria. Muitas vezes nos dizem que não se pode mudar o mundo, que sempre houve guerra, injustiça, violência, que não há mesmo outro jeito de viver. Igrejas que conseguissem superar séculos de dolorosa história de rivalidades e acusações mútuas teriam uma autoridade muito maior para dizer ao mundo que a paz, a solidariedade, a superação do mal podem ser tarefas difíceis, mas não impossíveis. Além de serem mais fortes juntas, seriam um testemunho vivo da força reconciliadora do amor fraterno.

Uma outra vantagem está nas qualidades que pessoas e Igrejas precisam desenvolver para se envolverem em trabalho ecumênico. Não dá para ser ecumênico de verdade sem paciência, humildade, amor à verdade, alegria pelo bem que outros realizam, lealdade, talento para ouvir sem preconceito, sinceridade, espírito de serviço, reconhecimento do valor alheio. Qualquer pessoa ou Igreja que desenvolva essas qualidades não estará somente mais preparada para viver o ecumenismo: terá dado em salto de qualidade tanto na direção da santidade como na capacidade de desenvolver boas e construtivas relações humanas.

Temos também muito que aprender uns com os outros. Cada Igreja tem lá suas especialidades, suas experiências bem sucedidas. Todo ponto de vista é a vista a partir de um ponto. A realidade total é melhor percebida quando é vista de várias pontos que se complementam. O progresso, até mesmo na ciência, depende muito do confronto de posturas diferentes. A uniformidade não costuma ser criativa.

Para quem gosta de gente, o relacionamento ecumênico tem uma atração a mais, imperdível: ficamos conhecendo pessoas ótimas, com capacidade para se tornarem companheiras, amigas. E não há como negar: fazer amigos é muito mais gratificante do que combater concorrentes...
________
Mais artigos visite- http://www.conic.org.br/

Verso e Voz - 05 de setembro

Lembra-te disto: o inimigo tem ultrajado ao SENHOR, e um povo insensato tem blasfemado o teu nome. Não entregues à rapina a vida de tua rola, nem te esqueças perpetuamente da vida dos teus aflitos. Considera a tua aliança, pois os lugares tenebrosos da terra estão cheios de moradas de violência. Não fique envergonhado o oprimido; louvem o teu nome o aflito e o necessitado. - Salmos 74.18-21

Leitura é a comida, a luz, o abajur, o refúgio, o consolo da alma, o tempero de todos os sabores naturais. Alimenta o faminto, dá luz ao/à um/a sentando na escuridão, oferece pão ao/à um/a fugindo o naufrágio ou a guerra, conforta o coração arrependido. - Peter de Celle, Citado por Hugh Feiss em Sabedoria Monástica Essencial

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

04 setembro, 2007

Fiéis da igreja renascer reagem

Perdendo fiéis
*Por Verdelírio Barbosa
Desde que Estevam e Sônia Hernandes, líderes da Igreja Renascer foram presos nos Estados Unidos, é muito grande o número fiéis que estão abandonando àquela igreja. No último final de semana, em São Paulo, dezenas de pessoas, a maioria empresários, anunciaram oficialmente que estavam se afastando para ingressar em uma igreja considerada menor.
_________
* É Jornalista do Diário do Norte do Paraná

Verso e Voz - 04 de setembro

Mas ai de vós, fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças e desprezais a justiça e o amor de Deus; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas. - Lucas 11.42

Mas nossa realidade nos ensina que, como cristãos e cristãs, temos que criar uma Igreja do pobre, e que não precisamos de uma Igreja imposta de fora que não sabe nada de fome. - Rigoberta Menchu, Eu, Rigoberta: Uma Mulher Índia na Guatemala

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

03 setembro, 2007

Verso e Voz - 03 de setembro

Porém Saulo procurava acabar com a Igreja. Ia de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os jogava nas cadeias. - Atos 8.3 (BLH)

Não adianta lutar contra a verdade, pois ela não será destruída. Não vale a pena lutar contra a mentira, porque ela se destrói sozinha, sem a nossa ajuda. Lutar contra a verdade ou contra a mentira é perda de tempo! O importante é descobrirmos qual a verdade e nos aliarmos a ela. Optando pela verdade, nada temeremos. A perseguição não pode destruí-la, nem a morte vencê-la! A perseguição nunca é o caminho certo, nunca transformou ninguém; somente reforça a convicção dos perseguidos estejam eles certos ou errados! - Derrel Santee

sementesbiblicas.blogspot.com/

02 setembro, 2007

CÂNTICO CÓSMICO

* Por Derrel Homer Santee

Louvem ao Deus Eterno.Todos os que estão nos céus, louvem o Eterno nas alturas!.... Louve o Eterno, tudo o que existe na terra: monstros do mar e todas as profundezas do oceano! Salmo 148.2,7 (leia 148.1-14) BLH

Os únicos dois evangelistas que narraram algo a respeito do nascimento de Jesus o colocaram emescala cósmica. Mateus incluiu uma estrela do céu e magos do Oriente distante: Lucas; pastores, rebanhos, um anjo e um coral de seres celestiais. O cosmos estava diante do seu nascimento.

Jesus tinha tudo para ter um nascimento bem provinciano, não celebrado por ninguém além de familiares e amigos próximos. José e Maria eram de uma aldeia insignificante, de uma província atrasada e desprezada pelo resto do país que, por sua vez, pouco pesava dentro do Império Romano. O evento (nascimento) ocorreu longe de casa, numa cidade distante onde havia poucos conhecidos. Jesus seria mais um “Zé Ninguém”, perdido na multidão.

Para Deus, “Zé Ninguém” não existe. Todos são criados e amados por Deus e, por isso, têm grande valor. Jesus é o supremo exemplo desta verdade. Pensando bem, Deus tem o mesmo amor por nós. Conforme o Novo Testamento, foi por nossa causa que Jesus foi enviado. Nós, também, estamos dentro do plano cósmico de Deus.

O Salmo 148 inclui todo o cosmos como recipiente do amor divino a apto a expressar louvor e gratidão pela graça da existência. A existência é a graça que todos recebem de Deus, sem distinção.

É difícil admitir esta verdade em nosso íntimo. Temos dificuldade em aceitar um Jesus cósmico, um Jesus que tem ovelhas que não são do nosso aprisco e que ilumina todos que vêm ao mundo. Nossa tendência é desprezar outras formas de espiritualidade e culturas. Condenamos e demonizamos outras religiões e manifestações de fé que são diferentes das nossas. Achamos que somente nós somos os amados e aceitos por Deus. Queremos um Jesus provinciano. Idolatramos as nossas formas religiosas e doutrinas e projetamos a nossa própria idolatria e a nossa incredulidade nos outros.

Jesus foi claro em dizer que não devemos julgar os outros e quando julgarmos o nosso julgamento se volta contra nós mesmos. Mesmo assim, queremos ser os juizes de quem é e de quem não é de Deus. Deus faz um círculo e coloca todos dentro. Nós fazemos o círculo e ficamos dentro, sozinhos. O nosso “nós” é um círculo de exclusão, não de inclusão.

O nascimento de Jesus é uma demonstração que toda a criação é recipiente do amor divino. Por isso, o nosso cântico deve ser um cântico cósmico.
____________
* Derrel Homer Santee é pastor missionário metodista aposentado. Acesse o Blog do autor http://sementesbiblicas.blogspot.com/ Para comentar ou ler outros artigos acesse: http://br.groups.yahoo.com/group/LittleThinks

CONIC Inaugura Link de artigos

O CONIC solicita contribuições de artigos sobre "ecumenismo" para fazer parte o link de artigos - http://www.conic.org.br/

Todos e todas são convidos/as a participar

Os artigos podem ser enviados para o email - conic.lia@terra.com.br

Participe e visite a página do CONIC que semanalmente traz novidades no mundo ecumênico.

Saudações de Paz,

Informa: A diretoria do MECUM - Movimento Ecumênico de Maringá

Informes do CONIC

17/08/2007 - Reunião Aberta do CONIC-MG

Reunião Aberta do CONIC-MG
25 de agosto, em Ouro Preto.

Amigos e amigas.
Tocados pelo Bom Espírito Divino e movidos pela convicção na Espiritualidade Ecumênica, convidamos a todos/as para a Reunião Aberta do CONIC-MG, a realizar-se no próximo dia 25 de agosto, sábado, a partir das 8h30, em Ouro Preto, MG.

Participe!
Anime-se, aproveite para ver as belezas das cidades históricas, e ajude a tornar esse encontro um evento marcante e desafiador para o testemunho do Evangelho de Jesus Cristo em Minas Gerais! O povo ecumênico da região de Ouro Preto aguarda a todos/as com muita alegria!
Confira abaixo o programa e o endereço.
Confira também em anexo um texto preparatório para o estudo do tema “Justificação por Fé e Criação”:
REIMER, Ivoni Richter. Justificação por fé e cuidado com toda a criação - Motivos para perseverar (Romanos 8). Estudos Bíblicos, Petrópolis - RJ, v. 72, p. 115-123, 2002.

P. Adilson Schultz
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs de Minas Gerais

PROGRAMA:
8h30: Acolhida e café
9h: Abertura e Celebração
9h30: Estudo sobre “Justificação por Fé e Criação”
10h30: Agenda 21
11h: Assuntos do Conic
11h30: Comunicações e encerramento
12h: Almoço de confraternização
Tarde livre para passeio nas cidades históricas

Endereço: Centro Pastoral da Paróquia Cristo Rei – Igreja Católica Apostólica Romana
Rua Francisco Pignatário, 10, Bairro da Bauxita - Campus Universitário da UFOP – Ouro Preto.

Referência: Próximo da Delegacia de Polícia e Fórum da Justiça do Trabalho.
Como chegar: Para quem vem de Belo Horizonte, não precisa entrar em Ouro Preto, mas antes tomar o trevo que segue para Mariana; depois, ao chegar ao Hospital Santa Casa de Misericórdia, às margens da BR, já se está no bairro da Bauxita, local do encontro.

IGREJA METODISTA: Pequena História da Autonomia

* Por João Wesley Dornellas
Um pouco de história

Para se entender bem a Autonomia, é preciso relembrar o que houvera antes disto com o metodismo brasileiro. A terceira década no século XIX marcou o grande crescimento da Igreja Metodista nos Estados Unidos e uma grande preocupação missionária.
Em 1835, para sondar o ambiente, veio ao Brasil o Rev. Fountain Pitts, que também esteve na Argentina. Por sua recomendação, foi enviado um missionário permanente, o Rev. Justin Spaulding, aqui chegado em 29 de abril de 1836. Logo vieram outros ajudantes, especialmente Daniel P. Kidder, que teve uma atuação destacada e escreveu dois livros fundamentais para o próprio conhecimento das histórias e instituições brasileiras na época das regências, isto é, o período que vai da renúncia de Pedro I à posse do imperador Pedro II. A esposa de Kidder, Cynthia Kidder, morreu de febre amarela e ele regressou aos Estados Unidos.
Em virtude dos problemas políticos que existiam nos Estados Unidos e na própria Igreja Metodista, a missão foi interrompida. Principalmente em virtude do problema da escravatura, que os metodistas do Norte abominavam e os do Sul apoiavam, a igreja americana se dividiu em duas, a Igreja Metodista Episcopal e a Igreja Metodista Episcopal do Sul. A divisão da igreja antecipou, portanto, a grande crise institucional americana que acabou na Guerra da Secessão.
Obtida a paz, que deixou, no entanto, muitas seqüelas, só um quarto de século depois, em 1867, foi que aqui apareceram de novo os metodistas, um grupo de agricultores sulistas, partidários da escravidão, que emigraram para o Brasil e trouxeram o seu pastor Junius Newman. Atendendo aos seus pedidos insistentes, a missão foi reiniciada com a vinda do Rev. John James Ransom, que aqui chegou em 2 de fevereiro de 1876.
Veja texto completo em :
_________________

(*) João Wesley Dornellas Membro da Igreja Metodista de Vila Isabel. Email wesley@alternex.com.br

Verso e Voz - 02 de setembro

Há daqueles cujos dentes são espadas, e cujos queixais são facas, para consumirem na terra os aflitos e os necessitados entre os homens. - Provérbios 30.14

Não pode julgar o valor de uma ação baseado em se traz sucesso ou não. Tem que julgar o valor de uma ação em relação à própria ação. ... Penso que podemos falhar em nossa tentativa em fazer coisas, contudo podemos ter sucesso na ação correta quando a ação for autenticamente não violenta, baseada no entendimento, baseado no amor. - Thich Nhat Hanh, Entrevista de Catherine Ingram Nos Passos de Gandhi

beliefnet.com/blogs/godspolitics/