18 agosto, 2007

Deus dá aos infiéis mais uma prova de que existe

* Por Josias de Souza
O apóstolo Estevam e a bispa Sônia costumam discorrer sobre Deus com tal convicção que quem os ouve fica tentado a acreditar que Deus não existe. Nesta sexta-feira (17), porém, o Todo Poderoso ofereceu aos incréus uma prova definitiva sua existência.

Guiado pelos desígnios do Senhor, um juiz norte-americano condenou o casal fundador da Igreja Renascer a 140 dias de cana dura, cinco meses de prisão domiciliar, dois anos de liberdade condicional e multa de US$ 60 mil (US$ 30 mil para cada um).

Dotado de generosidade divina, o juiz Federico Moreno ainda concedeu ao apóstolo e à bispa o benefício de um rodízio. Enquanto um estiver atrás das grades, o outro desfrutará da reclusão em domicílio. Achou que, procedendo assim, a família do casal não ficará ao desamparo.

Estevam será recolhido ao cárcere já na próxima segunda-feira. Sônia ficará reclusa, por ora, na bela mansão que os dízimos brasileiros financiaram em Miami. A sentença é irrecorrível. Presos em janeiro, o apóstolo e a bispa confessaram-se culpados em junho. Em troca, livraram-se de um júri popular, credenciaram-se à redução de pena e aceitaram a condição de não recorrer.

O crime dos dois – tentativa de entrar nos EUA com US$ 56.467 mil escondidos numa bolsa, na capa de uma bíblia e num porta-CDs — os sujeitaria a cinco anos de detenção, mais multa de US$ 250 mil. Considerando-se a sacrossanta benevolência do sistema judicial norte-americano, muitos podem continuar desconfiando da existência de Deus. Mas cabe recordar que, no Brasil, a dupla é acusada de crimes bem mais graves –de formação de quadrilha a lavagem de dinheiro — e jamais foi sentenciada a expiar os próprios pecados. Assim, louvemos o Senhor: “Aleluia, irmãos”.
_____________
* Josias de Souza é Jornalista e articulista da Folha de São Paulo

Verso e Voz - 18 de agosto

SENHOR, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras tu as fazes por nós. - Isaías 26.12

Ó Deus, tu visitas o humilde e tu nos consolas com amor mútuo. Estire tua graça diante da nossa comunidade de forma que possamos nos dar conta de sua vinda em nosso meio através desses em quem você mora. - Wulfstan de Worcester, Portifolium citado por Hugh Feiss em Essential Monastic Wisdom (Sabedoria Monástica Essencial)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

Luteranos coletam recursos para vítimas do terremoto

PORTO ALEGRE, 17 de agosto (ALC) – A presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) pediu às comunidades que neste e no próximo domingo intercedam em favor dos peruanos, atingidos na quarta-feira, 15, por terremoto que alcançou 7.9 graus na escala Richter, deixando um rastro de mortos, feridos e desabrigados.

-----------------------------

Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org

http://www.alcnoticias.org

17 agosto, 2007

Verso e Voz - 17 de agosto

O Deus Todo-poderoso diz: -Eles serão o meu povo. Quando chegar o dia que estou preparando, eles serão o meu próprio povo. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que lhe obedece. E mais uma vez o meu povo verá a diferença entre o que acontece com as pessoas boas e com as más, entre os que me servem e os que não me obedecem. - Malaquias 3.17-18 (BLH)

O que condena a pessoa não é ter uma religião errada mas, ter uma vida errada. Fazer a vontade de Deus não significa pertencer a uma religião certa, aceitar credos e crenças corretos e ter comportamentos e práticas religiosas certos. Fazer a vontade de Deus significa ter um relacionamento certo com O Criador, as criaturas e com a criação, significa ser compassivo como Deus é compassivo e ser generoso como Deus é generoso. - Derrel Santee

http://sementesbiblicas.blogspot.com/

16 agosto, 2007

Verso e Voz - 16 de agosto

Não torcerás a justiça, não farás acepção de pessoas, nem tomarás suborno; porquanto o suborno cega os olhos dos sábios e subverte a causa dos justos. - Deuteronômio 16.19

Melhor é só cheirar uma flor no jardim ... que ter uma experiência não autêntica de um valor muito mais alto. Melhor desfrutar honestamente o sol ou alguma luz de leitura que reivindicar entrar em contato com algo com que não se está em contato de maneira alguma. - Thomas Merton, Citado por Hugh Feiss em Essential Monastic Wisdom (Sabedoria Monástica Essencial)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

15 agosto, 2007

Código de conducta cristiano sobre conversión obtiene más apoyo

CMI/ALC, GINEBRA, Suiza, Agosto 15, 2007

La Alianza Evangélica Mundial (WEA por su sigla en inglés) está dispuesta a unirse al Consejo Mundial de Iglesias (CMI) y al Vaticano para apoyar un código de conducta común que rija las actividades de búsqueda de conversos al cristianismo.

El secretario general de la WEA, pastor Dr. Geoff Tunnicliffe, "otorgó su plena aprobación" a la participación de su organización en el proceso patrocinado hasta ahora por el CMI y el Vaticano, dijo el pastor Dr. Thomas Schirrmacher, director del Instituto Internacional para la Libertad Religiosa de dicha organización. La WEA es una asociación de organizaciones e iglesias evangelicales con unos 420 millones de miembros en todo el mundo.

Schirrmacher fue uno de los oradores en la consulta celebrada del 8 al 12 de agosto en Toulouse, Francia, en la que unos 30 teólogos y líderes de iglesias católicos, ortodoxos, protestantes, pentecostales y evangélicos de Europa, Asia, África y los Estados Unidos esbozaron el contenido del código de conducta que se espera finalizar para 2010.

Al inaugurar la consulta, el arzobispo de Toulouse, Mons. Robert Le Gall, monje benedictino experimentado en el diálogo interreligioso, dijo que veía el código de conducta como un instrumento para garantizar el "respeto mutuo entre quienes están comprometidos con una religión" y, al mismo tiempo, preservar el "derecho a propagar y explicar la propia fe".

Para el pastor Dr. Tony Richie de la Iglesia de Dios, denominación pentecostal con sede en los Estados Unidos, el código de conducta no es sobre "si" los cristianos evangelizan, sino sobre "cómo" lo hacen. Richie abogó por una "evangelización dialógica", orientada ecuménicamente y caracterizada por un enfoque ético.

El secretario general del Consejo de Iglesias de Malasia y comoderador de la comisión Fe y Constitución del CMI, pastor Dr Hermen Shastri, propuso que el ethos fundamental del código de conducta sea una actitud respetuosa del derecho a sus creencias que tienen los creyentes de toda religión. "Hay que decir a los predicadores religiosos que ninguna religión tiene el monopolio de la verdad, que hay muchos medios para encontrar la salvación."

Según el miembro del consejo ejecutivo de la WEA, John Langlois, el código de conducta debería expresar "arrepentimiento por las malas acciones del pasado, a fin de mostrar con claridad que se ha superado la mentalidad de superioridad con respecto a otras religiones".

El código va tomando forma

Entre las cuestiones señaladas por los participantes como elementos en los que debería basarse el código de conducta, cabe citar: formas comunes de entender la conversión, el testimonio, la misión y la evangelización así como la preocupación por la dignidad humana; una distinción entre proselitismo agresivo y evangelización; y el equilibrio entre el mandato de evangelizar y el derecho a elegir la propia religión.

"Aunque se trata todavía de resultados muy preliminares, el hecho de que representantes de todas estas diferentes vertientes de la vida cristiana hayan sido capaces de reunirse y debatir una cuestión tan compleja, empezando por construir un consenso, es ya de por sí todo un éxito", afirmó el pastor Dr Hans Ucko, encargado del programa del CMI para el diálogo y la cooperación interreligiosos.

La complejidad de la cuestión se puso de manifiesto en la consulta a través de las contribuciones que reflejaron muy diversas experiencias en contextos diferentes: desde el vivir como minoría cristiana en la India hasta anunciar el evangelio a inmigrantes turcos en Austria o tener que rechazar a personas que piden el bautismo en Zanzíbar; desde ser misionero luterano en la Nigeria musulmana hasta ser sacerdote anglicano en una ciudad británica donde hindúes han comprado una antigua iglesia cristiana y celebran su culto en ella o ser un pentecostal estadounidense que lidia con el hecho de que los pentecostales "son ciertamente ecuménicos, pero no lo saben".

El código de conducta debería, por una parte, establecer aquello que todas las partes están de acuerdo en que se ha de evitar cuando se trata de la misión cristiana, tarea que resulta enorme teniendo en cuenta los muchos contextos existentes. Por otra parte, se espera que ofrezca orientaciones sobre el modo de afrontar cuestiones complicadas como los matrimonios interreligiosos.

Sus promotores esperan que el código de conducta cumpla varias finalidades: ser un instrumento de instrumento de incidencia pública en los debates con gobiernos que estudian leyes contra la conversión; contribuir a promocionar la causa de la libertad religiosa; atender las preocupaciones de otras religiones por el proselitismo cristiano e inspirarlas a considerar sus propios códigos de conducta; y ayudar a aliviar tensiones entre los propios cristianos.

Ninguno de los participantes intenciones propone -ni tiene los medios para- imponer el código de conducta entre sus miembros, pero todos confían en que éste podrá "impactar en sus corazones y sus mentes" y ejercerá una presión "moral" y "social" entre pares.

El paso siguiente en este proyecto de estudio, emprendido conjuntamente por el Pontificio Consejo para el Diálogo Interreligioso y el programa del CMI sobre diálogo interreligioso, será la celebración en 2008 de una reunión en la que se redactará el código de conducta basándose en los resultados de la consulta de Toulouse. Iniciado en mayo de 2006 en Lariano/Velletri, cerca de Roma, el proyecto se denomina "Una reflexión sobre la conversión: de la controversia a un código de conducta compartido".

Verso e Voz - 15 de agosto

O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. - Lucas 4.18-19

Como cristão e franciscano, sou a favor das liberdades, do direito de religião e da nobre luta pela justiça em direção de uma sociedade nova. - Leonardo Boff no Jornal do Brasil

14 agosto, 2007

CongressoTheologando Internacional

Theologando Internacional - Missão, Cultura, Teologia
Data: 24 a 27 de outubro de 2007
Local: Centro de Convenções Rebouças - São Paulo - Brasil
Conferencistas: Rubem Alves, Milton Schwantes, Frei Betto, José Comblin, Tânia Sampaio, Lieve Troch, Sandra Duarte, João Batista Libânio, Walter Altmann, Ronaldo Cavalcante e Luiz LonguiniPalestrantes: Dr. Rudolf Von Sinner, Dr. Ricardo Quadros Gouvêa, Dr. Jorge Pinheiro, Ariovaldo Ramos, Ms. Ed René Kivitz, Dr. Afonso Ligório, Dr. Edson Fernando e Jonas Rezende, Dr. Paulo Nogueira, Dr. Antonio Carlos Barro, Dr. Raimundo Cézar
Preço: R$290,00
Condições de pagamento: 5 x R$58,00 (Boleto bancário, Cartão de crédito ou cheque)Informações e inscrições: (11) 3258-9856, 3151-4252, 3237-4760
Informações sobre pacotes para participantes de outros estados: 55(11) 5081-51
E-mail: theologando@fonteeditorial.com.br
___________
Fonte:http://ciberteologia.paulinas.org.br/12200707/Not%C3%ADcias/tabid/929/Default.aspx

Verso e Voz - 14 de agosto

Reconcilia-te, pois, com Deus e tem paz, e assim te sobrevirá o bem. - Jó 22.21

O custo de seguir a Jesus requer não somente a abdicação do passado, mas também a abdicação de várias opções para o futuro. - Vinay Samuel, Citado por Charles Ringma em Cry Freedom (Grita Liberdade)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

13 agosto, 2007

Verso e Voz - 13 de agosto

Quando o homem violento tiver fim, a destruição for desfeita e o opressor deixar a terra,então, um trono se firmará em benignidade, e sobre ele no tabernáculo de Davi se assentará com fidelidade um que julgue, busque o juízo e não tarde em fazer justiça. - Isaías 16.4b-5

Nós temos um consolador, nosso Senhor Jesus Cristo. Embora não o podemos ver com olhos corporais, detemos em forma escrita nos Evangelhos as coisas que ele fez e ensinou enquanto era corporal entre nós. Se tomamos cuidado em ouvir, ler, e conferir entre nós sobre estas coisas que precisam ser preservadas em nossos corações e corpos, certamente conquistaremos os obstáculos desta época tão certo como se Deus estivesse ao nosso lado e estivesse nos consolando. - O Venerável Bede, Citado por Hugh Feiss em Essential Monastic Wisdom (Sabedoria Monástica Essencial)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

12 agosto, 2007

Verso e Voz - 12 de agosto

Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz. - Tiago 3.16-18

Ao nosso melhor, nós nos tornamos Shabbath um para o outro e outra. Somos a vacuidade, o dia de descanso. Ficamos espaciais, para que nossos amados, os perdidos e tristes, possam achar descanso em nós. - Wayne Muller, Sabbath (Shabbath) citado por Joan Chittister, OSB em How Shall We Live (Como Devemos Viver)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/