03 novembro, 2006

Verso e Voz - 4 de novembro

De Fato, em toda criatura, o universo é a criatura. Por isso, cada criatura recebe o todo, para que cada criatura todas as criaturas sejam encontradas, em sentido relativo. O universo está em toda pessoa, de maneira tal que toda pessoa está nele e, assim, toda pessoa presente no universo é o universo.

Nicholas de Cusa – Coleção: meditações com – Editora Gente

Consulta do CLAI afirma que “deus-mercado” ignora pobres

LONDRINA, 3 de novembro (ALC) – O “deus-mercado” é a maior manifestação diabólica dos tempos atuais, aponta o documento final da Consulta Teológica sobre o Direito à Vida Plena, reunida pelo Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI)-Brasil, dias 25 a 28 de outubro, em Londrina, Paraná.

Esse deus não tem qualquer interesse pelos pobres, que “são tratados como se não existissem”. A Consulta recolheu a reflexão iniciada nos Fóruns Teológicos, realizados em junho em Londrina, Recife e São Leopoldo. As conclusões da Consulta serão levadas à V Assembléia Geral do CLAI, agendada para Buenos Aires, em fevereiro de 2007.

O documento final da Consulta reconhece que os esquemas de poder e dominação hoje são sutis. “Eles estão ocultos, não são facilmente reconhecidos, escondem-se por trás de grandes corporações, assim como de sistemas políticos e econômicos e, principalmente, atrás de discursos forjados na comunicação de massa e na ideologia do consumo e do mercado”, arrola o texto.

Nem mesmo as igrejas estão imunes à tentação do deus-mercado. Em alguns modelos, elas criam e sustentam desigualdades e exclusões, desrespeitando de modo flagrante os direitos humanos “na medida em que garantem apenas a algumas pessoas o direito de falar, fazer e decidir, e não levantam a sua voz contra aqueles que são opressores”.

A Consulta denuncia, ainda, modelos ideológicos que se confundem com teologias. Ideologias de mercado, cada vez mais em moda nos meios evangélicos, sacralizam o modelo e o sistema vigente à medida que introduzem como linguagem teológica conceitos que exigem graça, cobram promessas e buscam recompensas.

As igrejas representadas na Consulta do CLAI-Brasil reconhecem, pois, a necessidade de reflexão contínua sobre a graça de Deus, para evitar a tentação de aliar-se “aos poderes deste mundo que prometem sucesso e prosperidade a qualquer preço”.

O documento tirado do encontro lembra às igrejas a necessidade de “redescobrir o profundo sentido da dignidade humana”, de aprofundar a formação cidadã do povo na América Latina e no Caribe, de atuar em redes de defesa da vida, e de construir uma cultura de paz e de direitos a partir do Evangelho como sinais da presença da Igreja no mundo.

A Consulta recomendou maior investimento na formação ecumênica e o fortalecimento do compromisso das igrejas com o meio ambiente, considerando a água um bem público, garantindo o seu acesso a todos os seres humanos e opondo-se a toda iniciativa de privatização dos recursos hídricos.

Após a Consulta, delegados de igrejas filiadas ao CLAI reuniram-se em Pré-Assembléia, quando avaliaram o trabalho desenvolvido pelo organismo ecumênico continental e a secretaria do Brasil.

----------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación

Encontro Nacional Ecumênico de Mulheres reflete a realidade brasileira

Por: Thelma Ferreira Guimarães do Nascimento

Nos dias 20 a 22 de outubro passados, mais um encontro marcou a caminhada das mulheres ecumênicas no Brasil e, dessa vez, para refletir sobre “A mulher e a realidade brasileira”. Para cumprir essa tarefa, foram desafiadas as assessoras Revda. Carmem Ethel, da Igreja Episcopal Anglicana, Revda. Shirley Proença, da Igreja Presbiteriana Unida, e Dra. Magali do Nascimento Cunha, da Igreja Metodista e da FaTeo, que atuaram juntamente com as cerca de noventa participantes de diferentes igrejas de todo o Brasil, entre elas cinco estudantes da FaTeo, acompanhadas pela Revda. Margarida Ribeiro, coordenadora da Cátedra Otília Chaves. O encontro é promovido anualmente pela Nova Década Ação Ecumênica de Mulheres, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), do Conselho Latino-Americano de Igrejas (Clai) e de Koinonia Presença Ecumênica e Serviço.

A primeira palestra, com Carmem Ethel e Shirley Proença, desafiou as mulheres e homens presentes a refletirem sobre o cotidiano da mulher brasileira, tendo como pano de fundo o compromisso com a Década para Superação da Violência tanto na economia, como na política, na igreja, na educação e na própria esfera doméstica; pois não podemos fechar os olhos para essa realidade e sim, transformá-la, como diz o texto bíblico de Romanos 12.2.

Depois, Magali do Nascimento Cunha convidou para uma viagem no tempo, a fim de descobrirmos o quanto as mulheres estão inseridas na caminhada do Conselho Mundial de Igrejas. Todas/os as/os participantes sentiram-se desafiadas/os a reafirmarem seu compromisso ecumênico de superar a violência que impede as mulheres de trabalharem pela unidade e pela paz tanto nas igrejas como na sociedade.

Para fechar, com chave de ouro, a agenda de sábado 21 de outubro, foi oferecida uma oficina de trabalhos manuais dirigida por homens e mulheres em situação de rua, que são atendidos pelo projeto “Sonho de Artista” (da Igreja Evangélica de Confissão Luterana). Lindos trabalhos foram realizados naquele momento e aqueles/as que estavam à margem do caminho foram trazidos ao centro através desse exercício prático de superação da violência que marginaliza e exclui.

Ao longo desses dias, várias celebrações foram realizadas e contaram com a colaboração de mulheres e homens de boa vontade. Os momentos celebrativos marcaram tanto o início quanto o final dessa caminhada e, certamente, aquelas/es que por ali passaram voltam às suas igrejas e ONGs com um desafio: superar a violência que há na realidade da vida da mulher brasileira.

Thelma Ferreira Guimarães do Nascimento
Estudante do 8º semestre da FaTeo.
Estagiária na Congregação Metodista em Jd. Santa Gertrudes (Jundiaí/SP)
Fonte: Faculdade de Teologia

Verso e Voz - 3 de novembro

É evidente que no universo a identidade consiste em diversidade, assim como a unidade consiste em pluralidade. O universo, então, não é nem o sol, nem a lua. Contudo, é o sol no sol, e a lua na lua. Por outro lado, Deus/Deusa não é o sol no sol nem a lua na lua, mas é de forma singular e unitária o que são o sol e a lua. Universo significa e universidade, isto é, a união de realidades distintas.

Nicholas de Cusa – Coleção: meditações com – Editora Gente

02 novembro, 2006

Livro analisa neoliberalismo à luz da Bíblia

BUENOS AIRES, 1 de novembro (ALC) - O livro intitulado "Vida plena para toda la creación: Iglesia, globalización neoliberal y justicia económica" foi apresentado no sábado, 28 de outubro, na Igreja Reformada do bairro de Barracas, em Buenos Aires. O material foi editado pela Aliança de Igrejas Presbiterianas e Reformadas na América Latina (AIPRAL) e o Instituto Universitário ISEDET.

Participaram do lançamento o secretário executivo de AIPRAL, pastor Germán Zijlstra, o reitor do ISEDET, Dr. René Krüger, o presidente das Igrejas Reformadas na Argentina, pastor Roberto Jordan, a vice-presidenta de AIPRAL, Gabriela Mulder, um dos editores do livro, pastor Gerardo Oberman, autores e autoras.

As igrejas da família reformada produziram, nos últimos anos, análises e declarações sobre a globalização neoliberal, seus fundamentos teóricos, suportes políticos e econômicos, e efeitos sociais. O livro recolhe todo esse material e acrescenta estudos bíblicos teológicos e de conjuntura.

Na abertura do evento, o reverendo Zijlstra assinalou a importância deste material para o processo de reflexão em torno da confissão de Accra, emitida em 2004, e que é um marco na tomada de consciência na família reformada mundial em torno da temática da injustiça econômica e da responsabilidade para com a criação. A confissão marcou profundamente o diálogo das igrejas do Norte com as do hemisfério Sul.

Nos últimos anos, a Aliança de Igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina (AIPRAL) também trabalhou essa temática em seus encontros, produzindo várias mensagens e declarações a respeito.

O Dr. René Krüger apresentou um resumo do conteúdo geral do livro, que, em diferentes seções, ajuda a abordar a temática a partir de vários ângulos: bíblico-teológico, experiências pessoais, documentos das igrejas, subsídios homiléticos, recursos litúrgicos.

O livro foi publicado graças à contribuição da Fundação para a Ajuda do Protestantismo Reformado (FAP), com sede em Genebra, Suíça. Participaram da equipe editorial René Krüger, Gerardo Oberman, Sergio Bertinat e Germán Zijlstra.

------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación

Teólogos latino-americanos discutirão propostas de superação da violência

LIMA, 2 de novembro (ALC) - No espírito da Década para a Superação da Violência, iniciativa do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) com o patrocínio do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), a Fraternidade Teológica Latino-Americana (FTL) convocou para os dias 2 a 4 de novembro a consulta regional "Teologia e Violência", que discutirá o perfil para uma teologia da paz que não justifique nem legitime a violência no mundo e, em particular, na América Latina.

A consulta terá lugar no Seminário Gamaliel, da Igreja de Deus do Peru, em Lima. Foi convidado para acompanhar a consulta o teólogo e filósofo espanhol Antonio González, autor de "Reinado de Deus e Império”. Teólogos e teólogas do Equador, Bolívia, Chile e Peru, contrários à militarização e à proliferação de armas leves, pretendem criar uma nova compreensão de segurança voltada à cooperação e à comunidade, e não a partir da perspectiva da dominação e da discriminação.

Na consulta, os participantes vão aprender da espiritualidade os recursos, de outras religiões, para a construção da paz, exortando as igrejas para que reflitam sobre o mau uso das identidades religiosa e étnica nas sociedades pluralistas, explicam os organizadores.

Três painéis integram a programação da consulta. O primeiro será sobre os esforços do CLAI e seus programas relacionados à Década de Superação da Violência. O segundo sobre a experiência de "santuários de paz", promovido pela Rede do Caminho e a FTL no Cone Sul; e o terceiro painel enfocará o relatório do UNICEF que convoca as religiões do mundo a serem mais práticas na luta contra os maus tratos infantis.

A Década para a Superação da Violência: as igrejas em busca da reconciliação e da paz 2001-2010 (DSV) é uma iniciativa do CMI na luta por consolidar os esforços e as redes existentes para superar a violência e inspirar a criação de novas entidades de defesa da justiça e da paz.

Trata-se de um movimento global que destaca e combina os esforços das igrejas, das organizações ecumênicas e dos movimentos da sociedade civil para superar os diversos tipos de violência. Nesse sentido, relaciona seu trabalho com os objetivos, os programas e a estrutura da Década das Nações Unidas para uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo (2001-2010).

---------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación

Seminário analisará educação popular sob a ótica da Teologia da Libertação

SÃO LEOPOLDO, 2 de novembro (ALC) - As experiências de educação popular e organização pastoral de movimentos sociais e igrejas no contexto latino-americano estarão na pauta do II Seminário Nacional - Teologia da Libertação e Educação Popular, agendado para os dias 3 a 5 de novembro, em São Leopoldo.

"Os próprios governos esquerdistas da Venezuela e da Bolívia são fruto da luta dos movimentos populares e de setores que priorizam a educação popular como ferramenta de consciência e construção de alternativas ao modelo neoliberal", enfatizou Edmilson Schinelo, secretário executivo do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), uma as entidades promotoras do encontro.

Além do CEBI, a Comissão Evangélica Latino-Americana de Educação Cristã (CELADEC), o Centro Ecumênico de Evangelização, Capacitação e Assessoria (CECA) e o Setor de Educação Popular da Associação de Educação Católica (AEC-RS) firmaram parceria para a organização do encontro.

As inscrições para o encontro de São Leopoldo demostram um interesse crescente de jovens em participar dos trabalhos de educação popular na América Latina, o que demonstra a atualidade das idéias difundidas pela Teologia da Libertação, destacou Schinelo.

Os organizadores do seminário esperam que mais de 70 educadores populares, estudantes, agentes de pastoral e lideranças de grupos comunitários e de movimentos sociais relatem suas experiências, desafios e conquistas em Educação Popular e Teologia da Libertação durante os três dias do encontro.

As atividades do seminário serão assessoradas pela pastora metodista e assessora da Comissão Pastoral da Terra, Nancy Cardoso, e pelo doutor em Sociologia e professor da Universidade Católica de Brasília, Ricardo Spíndola Mariz.

O primeiro Seminário Nacional sobre Teologia da Libertação e Educação Popular foi realizado em 2005, nesta mesma cidade, e discutiu a contribuição histórica e a atualidade das práticas de educação popular focadas na Teologia da Libertação.

--------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación

Pastores metodistas denunciam violência em Oaxaca

CIDADE DO MÉXICO, 2 de novembro (ALC) – O presidente da Fraternidade de Pastores Metodistas da Conferência Anual do México (CAM), José Luis Oyoque, divulgou nota na qual pede a oração e reflexão nas congregações diante da grave situação vigente no Estado de Oaxaca.

O quadro de instabilidade em Oaxaca acentuou-se com a decisão do governo de reprimir a crise com tropas policiais. Oyoque esclareceu que a nota do grupo de pastores e pastoras não é um posicionamento oficial da Igreja Metodista Mexicana.

Oaxaca enfrenta forte crise há vários meses. Agora, o governo decidiu reprimir as manifestações populares com tropas da Polícia Federal Preventiva (PFP), enviadas no final de semana passado para tomar a capital do Estado.

“Como cristãos não podemos ser indiferentes diante dessa situação violenta, contrária aos ensinamentos de nosso Salvador, Cristo Jesus, que sempre atuou buscando a justiça para todos, em especial para os mais desprotegidos”, diz a nota dos metodistas.

O comunicado pede a oração e a manifestação dos mexicanos contra qualquer forma de violência que alimente a injustiça social e a desigualdade. Os metodistas pedem a paz de Deus para Oaxaca e para o México.
------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación

Verso e Voz - 2 de novembro

Bendito a pessoa que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ela é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. Jeremias 17.7-8

“Imagine um mundo onde os/as representativos/as do maior poder militar no mundo são humilhados por um curador sem armas dá área afastada de Galiléia. Se puder imaginar este tipo de mundo, você possui uma imaginação pronta a discernir o reino do céu”.

Stanley Saunders

http://www.sojo.net/

01 novembro, 2006

Verso e Voz - 1º de novembro

Oramos, a fim de poderes compreender, com todos os santos e santas, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. Efésios 3.18-19

“Jesus não revela tudo às pessoas de uma só vez. Geralmente ele dá sua luz gradativamente”.

Saint Therese of Lisieux

www.sojo.net

30 outubro, 2006

Verso e Voz — 31 de outubro

Até quando, Senhor, os perversos e perversas, até quando exultarão os perversos e perversas? Proferem impiedades e falam coisas duras; vangloriam-se os/as que praticam a iniqüidade. Esmagam o teu povo, Senhor, e oprimem a tua herança. Matam a viúva e o estrangeiro e estrangeira e aos órfãos e órfãs assassinam. E dizem: O Senhor não o/a vê; nem disso faz caso o Deus de Jacó. Atendei, ó estúpidos e estúpidas dentre o povo; e vós, insensatos e insensatas, quando sereis prudentes? O que fez o ouvido, acaso, não ouvirá? E o que formou os olhos será que não enxerga?Salmo 94.3-9

“Se fosse um jornalista na época da crucificação, estaria no palácio de Herodes vendo no que ia dar, conversando com Pilatos e ignorando Jesus”. — Malcolm Muggeridge

www.sojo.net

Mulheres pedem que igrejas ajudem mídia a resgatar seu papel social

SÃO PAULO, 30 de outubro (ALC) – O Encontro Nacional Ecumênico de Mulheres recomendou as igrejas, organismos não-governamentais e instituições eclesiais a se empenharem no resgate do papel e responsabilidade social da mídia no Brasil, posicionando-se contra todas as formas de discriminação, estereotipia e fragmentação da mulher.

Reunido em São Paulo, dias 20 a 22 de outubro, o Encontro contou com a participação de 90 mulheres, que sugeriram a criação de ações comunitárias baseadas no movimento de economia solidária. Também pediram a constituição de espaços para reflexão e capacitação de mulheres para o pleno exercício da liderança nos diversos níveis de ação e missão da Igreja na sociedade.

A reverenda Shirley Proença, da Igreja Presbiteriana Independente (IPI), frisou, na palestra apresentada no encontro, a importância das mulheres se engajarem em conselhos populares e de destacarem valores de vida para as novas gerações. Outra palestrante, a reverenda Carmen Etel, da Igreja Episcopal Anglicana (IEAB), definiu as mulheres como “construtoras da paz”.

A professora Magali Cunha, da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), falou sobre “Mulher e Ecumenismo”. Em grupos, as participantes do Encontro debateram questões que as preocupam, como o baixo índice de representatividade das mulheres nos espaços públicos, sociais e religiosos, a violência doméstica, a desigualdade salarial entre trabalhadoras e trabalhadores, e a imagem mercadológica da mulher na mídia.

No final do encontro, as 90 participantes receberam um colar feito de garrafas plásticas, produzido pelo Grupo Sonho de Artista, que recicla materiais coletados em lixeiras, incentivado pelo Projeto de Rua da Paróquia Centro de São Paulo, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Integrantes do projeto ofereceram oficina de reciclagem no Encontro Ecumênico.

Participaram do evento mulheres da IEAB, IPI, IECLB, da Assembléia de Deus, das igrejas Católica Romana, Católica Melquita, Presbiteriana Unida, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), do Dia Mundial de Oração (DMO), da Presença Ecumênica e Serviço (Koinonia).

Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación

29 outubro, 2006

Verso e Voz — 30 de outubro

Deus não é de confusão, e sim de paz. — 1 Coríntios 14.33

“Derrama tua paz sobre a casa e sobre todos e todas os/as que habitam nela. Une-nos por meio da fé. Por meio do amor, faze-nos suportar sempre a dor e estar preparados para, com toda a humildade, carregá-la terna e suavemente. Que toda alma pratique o amor. Que não falte aos que são teus a característica pela qual são reconhecidos”. — Philipp Spitta

Senhas Diárias: Lemas e textos bíblicos para 2006

Reeleito, Lula diz que vai priorizar coalizão e reforma política

Por FELIPE NEVESJAMES CIMINOKAREN CAMACHO da Folha Online

Em seu primeiro discurso como presidente reeleito, Luiz Inácio Lula da Silva disse que irá priorizar o diálogo com a oposição e com todos os governadores eleitos do país. Lula afirmou, ainda, que sua primeira medida no segundo mandato será articular a aprovação da reforma política, que prevê, entre outros pontos, a fidelidade partidária. "Os partidos políticos precisam se fortalecer e, por isso vamos discutir, logo no começo do mandato, a reforma política que o Brasil tanto precisa".

Lula foi reeleito neste domingo com 60,8% dos votos válidos, segundo apuração parcial divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral às 21h40. Com 99,7% das urnas apuradas, Lula contabilizava 58,2 milhões de votos, enquanto o tucano Geraldo Alckmin tinha 37,5 milhões de votos. Foi a maior votação da história do país. Ex-torneiro mecânico e primeiro líder de um partido de esquerda eleito presidente, Lula consegue igualar a façanha de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em 1998, o tucano chegou ao segundo mandato consecutivo --foi o primeiro presidente a se beneficiar da reeleição no Brasil. Ao contrário de Lula, FHC conseguiu a reeleição já primeiro turno, com 53,06% dos votos válidos --escolhido por quase 36 milhões de eleitores.

Nestas eleições, além dos adversários, Lula teve que enfrentar crises políticas e escândalos envolvendo o Congresso Nacional, membros de seu governo e dirigentes de seu partido, o PT. A mais recente crise estourou durante a campanha eleitoral e causou revolta na oposição: a tentativa de compra de um dossiê antitucano. O episódio continua sendo investigado pela Polícia Federal e pela Justiça. Existe no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), inclusive, um processo de impugnação da candidatura do petista, que pode acontecer mesmo após a votação, caso as investigações comprovem crime eleitoral.

A aprovação e a popularidade de Lula, entretanto, não estavam ligadas ao sistema político, como mostrou a eleição. A atuação do governo petista na área social foi fundamental para a reeleição.

Discurso da vitória

No discurso da vitória, o presidente disse que pretende iniciar ainda neste ano um diálogo com a oposição. "Até dezembro, pretendo conversar com todas as forças políticas do país. Não haverá veto a ninguém. Chamarei todo mundo para conversar. Não tenho dúvida nenhuma de que podemos conversar com todos os partidos da oposição."O presidente fez questão de ressaltar o fim da campanha e que "agora não há mais adversário". "O adversário agora são as injustiças sociais. É todo mundo se juntar para fazer o Brasil crescer."

Indagado sobre o que mudaria em relação ao segundo mandato, o presidente falou que seu tratamento com a imprensa será diferente e que irá interferir nas relações com o Congresso. "Eu pessoalmente irei interferir nessas relações com o Congresso Nacional. O Congresso, historicamente, é uma cabeça pensante com muitas cabeças pensando ao mesmo tempo. Não haverá veto a ninguém. Vou chamar todo mundo para conversar."Disse, ainda, que uma decisão tomada na sua mesa, "não pode ficar mais de 30 dias sem ser executada. "Se quiser discutir, que se discuta antes de chegar à minha mesa".

O petista afirmou que seu segundo mandato continuará priorizando a população de baixa renda. "Os pobres terão preferência no nosso governo. As regiões mais empobrecidas terão do nosso governo uma atenção ainda maior, porque queremos deixar o Brasil mais equânime."

Lula aproveitou para apelar à responsabilidade de todos. "Eu tenho a Presidência mas todos os brasileiros e brasileiras têm a responsabilidade de dar sua contribuição para que o Brasil não perca mais uma oportunidade [de crescimento]", disse.

Política fiscal

O presidente disse que terá, nesse segundo mandato, "uma política fiscal dura". "Não pode gastar mais do que ganha, pois vai se endividar mais do que pode e depois não consegue pagar a dívida que contraiu", afirmou. Nesse sentido, Lula mandou um recado aos sindicalistas presentes na cerimônia. "Os meus companheiros sindicalistas, reivindiquem o que puderem. Nós daremos apenas aquilo que a responsabilidade permite que a gente dê."

Apesar da indicação de dureza na política fiscal, o presidente prometeu não penalizar o povo.Questionado sobre a expectativa de crescimento para os próximos quatro anos, ponto bastante criticado pela oposição, o presidente respondeu que já tinha uma previsão. "Já prevíamos para o próximo ano [um crescimento] de 5%. Depende de nós agilizarmos os projetos que estão em andamento. Já temos grandes projetos em fase final de implantação. A Petrobras, por exemplo, tem US$ 87 bilhões para investir, dos quais US$ 79 bilhões serão investidos no Brasil", disse Lula, que destacou outros investimentos da gigante do petróleo, como a construção de 4 mil quilômetros de gasodutos, além de construção e recuperação de ferrovias, rodovias, linhas de transmissão de energia e usinas hidrelétricas.

Também atribuiu parte do crescimento à ascensão social de beneficiários dos programa sociais implantados por seu governo. "Pode gravar aí. Vai ter mais crédito, vai ter mais renda, o salário mínimo vai voltar a crescer. Nós provamos que quando o povo tem um pouco de dinheiro, o povo começa a comprar, a loja começa a vender e a fábrica começa a produzir."

Fonte: Folha On line

Verso e Voz — 29 de outubro

Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? — Romanos 8.24

Ainda não se manifestou o que seremos. Ó Deus, que tudo criastes, quando ainda chegará o momento em que podemos dizer que tudo é muito bom? Deus, vem logo, apressa-te, torna-te manifesto e nós contigo: filhas e filhos em teu reino!” — Dorothee Sölle

Senhas Diárias: Lemas e textos bíblicos para 2006