07 abril, 2007

Verso e Voz - 07 de abril

Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade. Onde os bens se multiplicam, também se multiplicam os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os verem com seus olhos? - Eclesiastes 5.10-11

“Quando máquinas e computadores, motivos de lucro e direitos de propriedade são considerados mais importantes que as pessoas, a tríplice gigantesca de racismo, materialismo e militarismo, é incapaz de ser superada. Uma verdadeira revolução de valores logo nos fará questionar a imparcialidade e justiça de muitas de nossas políticas passadas e atuais”. - Martin Luther King, Jr., “A Time to Break Silence” (Um Tempo de Romper Silêncio), discurso dado no dia 04 de abril de 1967 na Igreja Riverside em Nova York.

www.beliefnet.com/blogs/godspolitics/

06 abril, 2007

Verso e Voz - 06 de abril

E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. - Marcos 10.17-21

“Se a confrontação for ser uma expressão de ação paciente, deve ser humilde ... Quando a confrontação é estragada através do desejo para atenção, a necessidade para vingança, ou a ganância para poder, pode se tornar facilmente egoísta e pode deixar de ser compassiva”. - Donald P. McNeill, et alii., Compassion: A Reflection on the Christian Life (Compaixão: Uma Reflexão na Vida Cristã)

www.beliefnet.com/blogs/godspolitics/

05 abril, 2007

Biblicismo e a “Bibliatria” ou Jesus a palavra de Deus

Por Derrel H. Santee*

A Bíblia é muito valiosa como testemunho de como pessoas de outras gerações e outras culturas perceberam o mundo e Deus na história humana. Os documentos retratam a visão cósmica de diversas épocas. A terra era o centro do universo e todos os corpos celestiais giravam em torno da terra. Deus morava acima das nuvens sentado num trono cercado de seres celestiais e o inferno ficava debaixo da terra para onde eram mandados os ímpios para o castigo eterno. O sistema político da época era a monarquia e Deus era o Grande Rei, vigiando os seres humanos, tendo seus favoritos, premiando os fieis e castigando os desobedientes. Os escolhidos cantavam seus louvores e a sua ira sobrava para os outros.

Jesus introduziu o “Deus Papai” que, em contraste, tinha compaixão a todas as pessoas e não fazia distinção de ninguém. Todas eram “prediletas”. O Papai sofria junto com todos os seus filhos e suas filhas e o seu prazer estava no bem estar das pessoas e não na obediência a um conjunto de leis. A nova lei era o amor incondicional, sem preconceitos, sem amarras.

Conforme o Evangelho de João: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós.” Verbo = Palavra. O grego para verbo/palavra é logos (logos). Jesus é o logos. O Jesus vivo, não um livro, é a Palavra de Deus. Colocar um livro acima do Jesus Vivo seria idolatria ou “bibliatria”.

O Evangelho é justamente esta nova visão espiritual.

Nós não enxergamos a Bíblia como ela é – nós a enxergamos como somos. A Bíblia não fala por si – manipulamos seu conteúdo de acordo com a nossa ideologia. Não existe nenhum sistema de teologia que aceita a Bíblia na sua totalidade. Todos os sistemas selecionam as partes que convém e ignoram, rejeitam ou manipulam os inconvenientes. Fazemos da Bíblia a nossa imagem.

À luz de Jesus o valor da Bíblia não é como livro de leis a serem obedecidas ou de normas a serem seguidas. As leis e normas citadas são muito contraditórias e conflitantes entre si por serem escritas em épocas diversas e em contextos bem diferentes do nosso. Quem tenta seguir a Bíblia ao pé da letra caí no ridículo. Quem tenta manipular passagens bíblicas para se justificar cai na incoerência de ignorar outras passagens de igual importância que condenam o que o próprio manipulador pratica em outras áreas.

Para sermos coerentes teríamos que ser monarquistas – a Bíblia desconhece outra forma de governo, poligâmicos (uma esposa só é recomendado somente para bispos), escravistas e nos submeter às muitas leis de alimentação e vestimenta cujo desvio é condenado por Deus.

A Bíblia que conhecemos hoje é uma variedade de documentos. Começou ser composta séculos depois do início da era cristã e foi modificada durante séculos. O protestantismo fez outras modificações ainda. O que temos hoje são cópias e uma variedade quase infinita de traduções de originais que foram perdidos no tempo. Os estudiosos têm as suas dúvidas quanto a autenticidade de muitas passagens enquanto os ignorantes têm as suas certezas absolutas quanto a todas!...

A Bíblia ganha riqueza quando vista à luz de Jesus. Ganha profundidade e coloca Deus ao nosso lado no dia a dia. Derruba as barreiras que nos separam dos “impuros”. Livra-nos do fardo de sermos juizes dos outros. Tira o jugo de manipular os outros. Podemos simplesmente viver o amor e deixar os resultados nas mãos do Papai.
___________

* Derrel Homer Santee é pastor missionário metodista aposentado.

Para ler outros artigos cadastre-se no link: http://br.groups.yahoo.com/group/LittleThinks/

Verso e Voz - 05 de abril

Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus? Ou quem encerrou o mar com portas, quando irrompeu da madre; quando eu lhe pus as nuvens por vestidura e a escuridão por fraldas? - Jó 38.4-9

“A natureza não é muda; as pedras falam, o mar se expressa e o firmamento canta a glória de Deus. Nada é justaposto e está jogado ao acaso. Tudo se relaciona e entra em comunhão: o vento com a rocha, a rocha com a terra, a terra com o sol e o sol com o universo. Tudo é pericorizado (interligado), empapado da comunhão da Santíssima Trindade. - Leonardo Boff, A Santíssima Trindade É a Melhor Comunidade

04 abril, 2007

JOCUM faz releitura sobre inclusão e dignidade no Pan

JOCUM reza pelo Rio com os olhares voltados ao Pan

RIO DE JANEIRO, 4 de abril (ALC) – A cem dias do maior evento esportivo das Américas, os jogos Pan-Americanos, a missão interdenominacional Jovens Com uma Missão (JOCUM) prepara-se para mobilizar 3,5 mil pessoas e 700 igrejas no projeto "Pan 2007 Rio".

Dentre as iniciativas do projeto está a campanha denominada "100 dias de oração pelo Rio de Janeiro", que começa amanhã, Quinta-Feira Santa. Foram produzidos 20 mil manuais de oração, elaborados a partir de extenso trabalho de pesquisa e documentação sobre as necessidades mais urgentes dos 92 municípios que integram o Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o responsável pelo setor de comunicação do projeto Pan-Americano da JOCUM, Enaldo da Rocha Costa, o espírito olímpico no qual o Rio de Janeiro irá mergulhar a partir do dia 13 de julho também abre espaço para uma releitura sobre inclusão e dignidade, começando dos limites do próprio Estado e ampliando as fronteiras do que é responsabilidade.

Os manuais de oração da campanha conterão intercessões, dia a dia, para as necessidades específicas de cada município carioca, entre as quais estão questões relativas à "saúde, educação, religião, violência, arte e entretenimento".

A meta do projeto Pan 2007 Rio é distribuir 280 equipes de trabalho nos 92 municípios com o intuito de estabelecer uma grande rede de inclusão entre as igrejas.

No mês de julho, todas as equipes estarão concentradas na cidade do Rio de Janeiro com a finalidade de participar dos impactos evangelísticos e das atividades públicas agendadas para os dias dos jogos. Os quatro valores que nortearão essas atividades serão "inclusão, responsabilidade, diversidade e iniciativa".

A campanha de oração pelo Rio de Janeiro é encarada pela JOCUM como uma oportunidade de "intervir na realidade espiritual e física" do Estado e estender o plano de salvação bíblica a milhares de pessoas.

Os jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro ocorrem entre os dias 13 a 29 de julho e mobilizarão cinco mil atletas, pertencentes de 42 nações. Eles disputarão mais de 40 modalidades esportivas.

---------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Onde o diálogo se estabelece diminui o proselitismo

Comissão da CNBB destaca importância do diálogo ecumênico

BRASÍLIA, 3 de abril (ALC) – Os recuos experimentados no ecumenismo não se devem à falta de fundamento bíblico-teológico, mas a fatores que interferem de modo negativo no caminho da reconciliação, aponta a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em texto contendo considerações que preparou para a V CELAM.

Entre esses fatores externos, a Comissão menciona o surgimento de novos movimentos religiosos, a proliferação de igrejas livres desvinculadas da herança da Reforma protestante, a postura mercadológica de várias denominações, o subjetivismo religioso. São fatores que levam à mobilidade religiosa, constatada no Brasil com o crescimento vertiginoso de denominações pentecostais e neopentecostais.

A V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho (CELAM), que será aberta no dia 13 de maio, em Aparecida, São Paulo, terá uma agenda complexa, da qual constarão, também, os diálogos ecumênico e inter-religioso. Eles não são uma invenção recente, mas derivam da própria catolicidade da Igreja e é uma exigência evangélica, define a Comissão da CNBB.

Há mais de 40 anos, o Vaticano II reconheceu no movimento pela unidade dos cristãos a ação do Espírito Santo, informa a Comissão. Nesses 40 anos apareceram bons resultados, como a Semana de Oração pela Unidade, comissões bilaterais, declarações conjuntas, criação de comunidades ecumênicas de vida.

“Vale observar que onde o diálogo se estabelece diminui o proselitismo, cresce o respeito e abrem-se possibilidades de testemunho comum”, admite a Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da CNBB. Por isso, ela encoraja o clero e o laicato a participarem de organismos ecumênicos e realizarem ações conjuntas no campo social, teológico, editorial, universitário, ecológico e pastoral.

A Comissão pelo diálogo dos bispos brasileiros propõe a qualificação dos agentes de diálogo. “Às vezes esquecemos que o zelo pela unidade dos cristãos é um dos frutos da comunhão eucarística e oramos pouco nesta intenção. Outros desconhecem as declarações ecumênicas que a própria Igreja Católica assinou”, diz o documento.

Também o diálogo inter-religioso está fundamentado biblicamente na missão que Cristo confiou à Igreja. Ainda que as religiões não gozem de autonomia salvífica, “elas desempenham um papel providencial na economia da graça, enquanto abrem a pessoa à transcendência, colaboram na busca da verdade, apelam à reta intenção, cultivam as virtudes, testemunham o destino eterno do ser humano e favorecem o conhecimento de Deus”, alega a Comissão.

Por isso, a Comissão da CNBB propõe investir no conhecimento das religiões, no discernimento teológico-pastoral e na formação de agentes competentes de diálogo inter-religioso.

O diálogo inter-religioso, diz o documento da Comissão da CNBB, tem um especial significado na construção da nova humanidade, pois abre vias inéditas de testemunho cristão, promove a liberdade e a dignidade dos povos, estimula a colaboração pelo bem comum, supera a violência religiosa, educa para a paz e para a convivência cidadã.

Além da qualificação dos agentes de diálogo, a Comissão da CNBB sugere a introdução de comissão de diálogo nas igrejas locais, a participação católica em organismos ecumênicos e na busca de contatos inter-religiosos, o ensino do ecumenismo e das religiões nas faculdades teológicas católicas, o cultivo de uma espiritualidade da comunhão, a parceria interconfessional em prol da justiça, paz e integridade da criação, e a divulgação dos resultados do diálogo ecumênico nas comunidades e na mídia católica.

---------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Verso e Voz - 04 de abril

Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa. - Lucas 6.47-49

“Reverência é uma virtude suave; também é forte. Reverência é uma virtude tenra; também é dura. Reverência é uma virtude paciente; também é persistente. Reverência não tem má vontade para com outros e outras; pode suportar a má vontade de outros e outras quando necessário. Reverência é uma virtude que nos prepara bem a pertencer um ao outro e outra; estende a mão para aqueles e aquelas que deram a entender que não desejam pertencer. Quando aproximamos outros e outras com reverência suave, levamos nossos dons e compartilhamos dos seus dons”. - Paula Ripple, Growing Strong at Broken Places (Crescendo Forte em Lugares Quebrados)

www.sojo.net

03 abril, 2007

Verso e Voz - 03 de abril

Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. - Mateus 16.13-16

“Jesus Cristo é uma totalidade que ... consiste de um elemento histórico (Jesus) e de um elemento transcendente (Cristo), e o mais específico da fé enquanto tal é a aceitação do elemento transcendente: que Jesus é mais do que Jesus, é o Cristo”. - Jon Sobrino, Jesus, o Libertador

02 abril, 2007

Verso e Voz - 02 de abril

Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. E acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas; por minha causa sereis levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós. Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai, ao filho; filhos haverá que se levantarão contra os progenitores e os matarão. Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo. - Mateus 10.16-22

“Segurança é principalmente uma superstição. Não existe em natureza, nem as crianças humanas experimentam isto. Evitando perigo não é mais seguro a longo prazo que a exposição inequívoca. A vida ou é uma aventura ousada ou nada”. - Helen Keller

01 abril, 2007

Verso e Voz - 1º de abril

Vós que converteis o juízo em alosna e deitais por terra a justiça, procurai o que faz o Sete-estrelo e o Órion, e torna a densa treva em manhã, e muda o dia em noite; o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra; SENHOR é o seu nome. É ele que faz vir súbita destruição sobre o forte e ruína contra a fortaleza. Aborreceis na porta ao que vos repreende e abominais o que fala sinceramente. Portanto, visto que pisais o pobre e dele exigis tributo de trigo, não habitareis nas casas de pedras lavradas que tendes edificado; nem bebereis do vinho das vides desejáveis que tendes plantado. Porque sei serem muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo, tomais suborno e rejeitais os necessitados na porta. - Amós 5.7-12

“Quem ama a oração verdadeira mas fica bravo ou ressentido é seu próprio inimigo. É como uma pessoa que quer ver claramente mas inflige dano nos seus próprios olhos”. - Evgarius o Solitário, Treatise on Prayer, 64

www.sojo.net