02 junho, 2007

Encerramento ds Semana de Oração em Maringá


No dia 27 de Maio o encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, respeitando uma tradição de alguns, foi na Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Maringá.

Como a comunidade está, por hora, sem pastor presidente, o Pastor Ricardo Schadt foi convidado para presidir juntamente com os celebrantes:Padre Júlio, pastor Elemar Mai - IECL, Robert Stephen Newnum – Metodista e Irmã Dolores da Igreja Católica Rainha da Paz.

Na abertura, cartazes relembraram os temas que orientaram toda a Semana. Boa música e leituras bíblicas prepararam para a homilia conduzida por Padre Julio.

A novidade foi batismo do da pequena Manuela que encantou os presentes, deixando a mensagem que é de pequena que as crianças são ensinadas para a tolerância e o respeito. Aliás, em todas as celebrações as crianças jovens e adolescentes, ocuparam seu espaço.

Houve momento para testemunhos e preces com a participação das crianças, adultos, jovens e celebrantes.

Em grupos de 3 foi cantada a benção: Deus de abençoe, Deus te proteja, Deus te dê a Paz, Deus te dê a paz..

De mãos dadas o cântico: segura na mão de Deus fechou a celebração com abraços e desejo de encontro em 2008.

Informou: Maria Newnum – Vice-presidente do Mecum
Raul Pimenta – Presidente.

CESE DISCUTE ECUMENISMO

No dia 29 de maio integrantes de 7 igrejas cristãs reuniram- se no auditório da CESE, para discutirem o tema ecumenismo.
O evento teve como objetivo dar um fechamento à programação da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, tendo se desenvolvido a partir de uma mesa de preletores, formada pelo Secretário Executivo do CONIC, representante do CLAI, da CESE e da CNBB.
Também foi abordado a triste recuada da Igreja Metodista em relação ao assunto, com citação, inclusive de deploráveis notas de sites de pessoas que se intitulam metodistas, qualificando católicos como idólatras, servidores do demônio e outros desrespeitosos adjetivos. Três metodistas presentes ao evento tiveram a oportunidade de se manifestar esclarecendo que definitivamente esse não é o pensamento do povo realmente metodista.
Foi fortemente evidenciado a necessidade de se continuar trabalhando nesse tema, revendo-se todas as teologias que tenham o caráter de exclusão, adotando-se ações que trabalhem com as diversidades.
Diversos testemunhos mostraram que, apesar de haver problemas em relação ao ecumenismo em todas as igrejas, tem avançado o número de pessoas que, individualmente, buscam relações ecumênicas, sendo importante a manutenção dessa caminhada.
O representante da CNBB, o Bispo da Arquidiocese de Montes Claros (MG), D. José Moura, lembra que todas as igrejas são santas e que todas elas são pecadoras. O ecumenismo nos ajuda a descobrir que temos pecados e, num tom jocoso, lembrou-nos de que Jesus pediu que nos amássemos e não que nos amassássemos.
Em sua manifestação Sandoval Jatobá declarou que muitos outros metodistas, em todo o Brasil, estão amargando essa nova postura da Igreja, sendo ela incompatível com a sua história. E ainda, que a Comunidade Metodista em Boca do Rio mantém-se leal à sua curta, porém rica história de vida, mantendo-se ecumênica em suas relações cristãs, como consta de seus documentos internos e da própria placa afixada em sua fachada frontal.

Cléber de Oliveira Paradela
Igreja Metodista em Boca do Rio
Salvador - Bahia

Verso e Voz - 02 de junho

Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem. - Mateus 7.11

Se A é o sucesso na vida, então A é igual a X mais Y mais Z. Trabalho é X; Y é brincar; e Z está mantendo sua boca fechada. - Albert Einstein

01 junho, 2007

Verso e Voz - 1º de junho

Então, olhando ele para os seus discípulos, disse-lhes: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. Bem-aventurados vós, os que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, os que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem. Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu; pois dessa forma procederam seus pais com os profetas. - Lucas 6.20-23

Tememos tão profundamente o que pensamos que outras pessoas vêem em nós, então falamos para endireitar sua compreensão. ... Um dos frutos de silêncio é a liberdade para deixar descansar nossa justificação completamente com Deus. - Richard Foster, Celebration of Discipline (Celebração de Disciplina)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

31 maio, 2007

Verso e Voz - 31 de maio

Os israelitas levavam o seu acampamento de um lugar para outro somente quando a nuvem se levantava de cima da Tenda. - Êxodo 40.36 (BLH)

Para os israelitas, a nuvem representava a presença de Deus na tenda. Quando Deus estava presente, a tenda não podia ser desmontada e carregada! Este processo era permitido somente quando Ele estava fora. Para mim, esta passagem diz que há épocas certas para ficar e outras certas para mudar... Quando sentimos a presença divina e sentimos a confirmação naquilo que fazemos não devemos mudar as coisas só por mudar. Quando percebemos a ausência da presença harmônica do Espirito, podemos e devemos fazer mudanças. Conforme o relato das escrituras esta mesma nuvem, ao se levantar da tenda, caminhava na direção que o povo deveria ir. A nuvem representava a presença e a orientação de Deus. O simbolismo é levar a tenda até onde está a presença de Deus. Devemos atuar sempre conscientes da presença de Deus. A vida tem a sua maneira de nos orientar, não com nuvens que se movem de um lugar para outro, mas, com manifestações que o nosso íntimo reconhece como afirmações da presença e da atuação divina. - Darrel H. Santee

sementesbiblicas.blogspot.com

30 maio, 2007

Noticias de nossa irmã Keila Guimarães

Querida familia de oração,

Mamãe e eu fomos ver a Keila nos dois últimos dias, ela está bem sonolenta, mas está respondendo e consciente de tudo. Os médicos nos disseram que é por causa da medicação, ainda na UTI. Ela está melhor, o dreno está funcionando propriamente, os médicos e enfermeiras estão atentos a todo o momento para qualquer mudança e respondendo a qualquer pergunta e dúvida que temos. Devido a dificuldades do acesso à Internet, e porque passamos muito tempo no hospital, eu só enviarei outro e-mail se tiver novidades ou mudanças.

Nós temos um novo número de telefone: 51-9932-9915. Eu sou a pessoa principal atendendo o telefone e mantendo pessoas informadas. Se vocês desejam ligar, por favor, não liguem nos horários de visita 10:15h-11:15h- 13:15h-14:15h-19:15h-20:15h. Estes são os horários de visita. É que estamos no hospital visitando a Keila e falando com os médicos.

Novamente, muito obrigada pelos e-mails, ligações, orações e assistência. Até completar 14 dias, a Keila ainda corre risco. Então, juntem -se a nós na CORRENTE DE ORAÇÃO PELA KEILA, para que ela não tenha mais sangramento, vá para o quarto e depois para casa.

Com gratidão profunda,
Família Guimarães, Keila, Edna, Kenia e Kelmer.

Conferência lança rede cristã internacional no Nordeste

RECIFE, 29 de maio (ALC) - A Rede Miquéias, articulação composta por mais de 290 organizações cristãs presentes em 75 países do mundo, realiza a Conferência Internacional “Igrejas que Transformam” para lançar sua atuação na região Nordeste do Brasil. O evento acontecerá nos dias 9 a 11 de junho, na Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, no Recife.

Apoiada pelas organizações cristãs sediadas no Recife - Diaconia e Visão Mundial, as igrejas Exército da Salvação e Batista, e pelo Fórum de Reflexão e Ação Diaconal (Frad) - a Conferência terá a participação do presidente da Rede Miquéias, René Padilla.

Nome conceituado no universo cristão internacional, Padilla vai ministrar duas palestras na segunda-feira (11). Pela manhã, o tema será "A missão de Deus e a nossa" e, à noite, "A Igreja local como agente de transformação integral".

O presidente da Visão Mundial, pastor Ariovaldo Ramos, também está confirmado para falar sobre dois temas de grande interesse para a comunidade eclesial: "Nossos sonhos para as Igrejas", na noite da sexta-feira (9) e "Missão Integral na América Latina e no Brasil", à tarde do dia 11.

O lançamento da Rede Miquéias no Nordeste está a cargo do deão da Catedral Anglicana, Sérgio Andrade, que também coordena o Programa de Apoio à Ação Diaconal das Igrejas (PAADI) da Diaconia. Segundo Andrade, essa conferência visa despertar a sensibilidade das igrejas para o exercício pleno da função social, além de divulgar o trabalho da Rede Miquéias em todo o mundo.

A Diaconia participa da coordenação da Rede Miquéias na América Latina. Através do PAADI, a instituição atua no Nordeste brasileiro desenvolvendo atividades que favorecem o engajamento das igrejas em propostas de transformação social.
A Rede Miquéias foi criada em 1999 para promover o fortalecimento da missão integral da Igreja, da capacidade das organizações em responder de maneira bíblica às necessidades dos oprimidos. Também é seu objetivo influenciar os líderes das sociedades a defender os direitos dos injustiçados.

---------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org

Verso e Voz - 30 de maio

Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, e guardares todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, para fazeres o que é reto aos olhos do SENHOR, teu Deus. - Deuteronômio 13.18

Conhecer o que está certo e não o fazer é a pior covardia. - Confúcio

29 maio, 2007

Verso e Voz - 29 de maio

O Deus Eterno mandou Moisés dizer ao povo de Israel o seguinte: - Sejam santos, pois eu, o Eterno, o Deus de vocês, sou santo. - Levítico 19.1-2 (BLH)

O contexto desta passagem nos dá uma indicação a respeito do que quer dizer a “santidade de Deus”. Descrevem normas a serem seguidas pelo povo. Algumas dessas regras parecem esquisitas como “não vistam roupas feitas de tipos diferentes de tecidos” (v; 19b), mas estas são detalhes culturais que só podem ser entendidos dentro do contexto cultural, não são leis absolutas e permanentes em si mesmas! Se tratássemos estas normas como absolutas, sem considerações culturais, teríamos que adotar o sistema social e cultural de “escravidão” e “concubinagem” (v. 20). Descontando os fatores culturais e circunstanciais, podemos chegar à conclusão de que a “santidade de Deus” está ligada à maneira de se relacionar com as pessoas e com o meio ambiente. Não se trata de ritualismo, nem de culto, mas, de relacionamentos justos e compassivos dentro da realidade em que as pessoas vivem. A essência desta passagem toda é ajudar e não prejudicar. Respeitando os outros, estamos respeitando a Deus. - Darrel H. Santee

sementesbiblicas.blogspot.com

28 maio, 2007

Que tempo para ser um/a Metodista!

Por: Helmut Renders

Anos atrás li um livro com o título, “Que tempo para ser um/a Metodista”! Ele me reafirmou duas coisas: É essencial que se procure entender hoje a complexidade humana, da igreja, da sociedade sem formulas superficiais e respostas simplicistas para enfrentá-las; por outro lado, morre-se neste mundo em todos sentidos cada dia mais aceleradamente e não podemos nos esconder atrás da complexidade. Não podemos assistir a agonia (a luta diante da morte) de tantos/as: Espécies são extintas, e crianças e idosos/as, mulheres e homens falecem sem terem recebidos/as o mínimo apóio e sem ser lembrados/as pelas igrejas cristãs que eles/as todos/as são preciosos/as para Deus e que cada uma das suas mortes é um escândalo que os céus faz calar-se em luto.

Neste mês lembramos os metodistas de uma experiência religiosa preciosa e testemunhada tanto por Charles (21 de maio de 1738, dia de pentecostes) como por John Wesley (24 de maio de 1738). Trata-se da consolidação de um novo saber em relação ao compromisso incondicional de Deus para conosco e toda criação. Era a descoberta pessoal do Deus Emanuel. Deus me ama, Deus ama toda humanidade. Deus perdoa, aprendemos perdoar uns aos outros, umas às outras. Este novo saber consolidou também à disponibilidade pessoal dos dois de servir toda humanidade e criação de Deus.

Em 1739, o ano depois, Charles Wesley, compartilhava numa canção o significado ao longo prazo desta experiência. É uma belíssima expressão de uma fé que se expressa pelo amor. E cantando esta canção os metodistas relacionaram a experiência do coração aquecido com uma proposta ampla de ser cristão/ã, de ser metodista:

1. Mil línguas eu quisera ter,
mil vozes pra louvar,
as glórias do meu Deus, meu rei,
triunfos do seu dom.

2. Gracioso mestre, meu Senhor,
ajuda-me a pregar
por toda terra, céu e mar
as honras do teu ser.

3. Jesus, contigo, sem temor
Se acaba a nossa dor;
pro pecador és belo som,
saúde, vida e paz.

4. O meu pecado e todo mal
teu sangue vem lavar;
destrói as grades das prisões com tua santa mão.

5. Quando ele fala, a sua voz
a vida a todos traz.
O triste nele se compraz
e o pobre, humilde, crê.

6. Os surdos ouvem afinal
e os mudos vêm cantar;
os coxos andam a saltar
e os cegos já te vêem.

7. E glória a Deus, honra e louvor
teus santos todos dão;
e um canto novo entoarão
unindo terra e céu.

Tradução de Jaci Maraschin, 2005

A primeira e a última estrofes descrevem como proposta principal da vida cristã a glorificação de Deus (1ª “as glórias do meu Deus, meu rei”; 7ª “E glória a Deus, honra e louvor”). Uma das razões deste louvor é a transformação profunda do ser humano sobre influência do evangelho.

A primeira expressão deste crescente amadurecimento e desta renovação transparece na combinação do “eu” e “meu” com o “nos” e “eles”. Aqui se relaciona o lado pessoal da fé (1ª “eu quisera ter”, “meu Deus”, “meu rei”; 2ª ajude-me pregar; 4ª “meu pecado”) com o lado comunitário (3ª “nossa dor”) e, mais, de uma forma ecumênica (7ª “teus santos todos dão [....] e entoarão”). O evangelho aproxima e leva os diversos a um louvor e somente louvando em conjunto eles/as aproximam “terra e céu”.

Segundo percebe-se uma ampla visão da atuação de Deus na terra. Fala-se de “saúde, vida e paz” (3ª), da superação do pecado pessoal e de todo mal (4ª), da vida para todos com ênfase no pobre e humilde (5ª). A alegria que versos como estes causaram nas pessoas da época repete-se até hoje e continua sendo “belo som” (3ª) pela sua abrangência: nenhuma parte da vida é excluída, nenhuma parte da humanidade é ignorada, nenhum lugar da terra esquecida (2ª “toda terra, céu e mar”) nesta surpreendente “união” de “terra e céu” (7ª) que transforma.

No centro deste abrangente relato da esperança cristã fala-se de Jesus Cristo. Ele é “mestre” e “Senhor” (2ª) e “Jesus” Emanuel, Deus conosco, a quem cada um pode se aproximar de uma forma simples, pessoal e, isso é especialmente destacado, sem medo (3ª “Jesus, contigo, sem temor”). Nesta clássica descrição de um Deus que se faz acessível sem se tornar, porém, manipulável, preserva-se toda a sabedoria da igreja primitiva e sua compreensão de Jesus, o Cristo.

Na 4ª, 5ª e 6ª estrofe o texto ecoa Lc 4.18: “O Espírito do Senhor é sobre mim pelo que me ungiu para evangelizar os pobres [...] e apregoar o ano aceitável do Senhor”. Assim, o texto descreve, primeiro, toda transformação esperada como obra de Jesus Cristo. Fala-se “do seu sangue”, da “sua mão” (4ª), da “sua fala” (5ª) e, indiretamente, da “sua visibilidade” (6ª). Mas, a tarefa de “apregoar” é agora a tarefa da igreja, porém, sempre com a ajuda de Jesus Cristo: “ajuda-me a pregar” (2ª). Desta forma, o movimento metodista se vê na tradição da vocação de Jesus, e descreve a sua missão como um andar como Jesus andou. Talvez o mais surpreende seja o fato que Charles Wesley não fala nesta canção de forma explicita da ação divina mediante o Espírito de Deus. Indiretamente, porém, ele está presente pela citação de Lc 4. 18. A canção é, então, “trinitária”. É justamente esta base trinitária que relaciona cada pessoa com toda Igreja Cristã, com toda humanidade, com toda terra e o céu.

Um ano depois do pentecoste 1738, Charles Wesley relaciona ortodoxia (a doutrina amadurecida), ortopraxis (a sua vivência engajada) e ortopatia (a compaixão exemplar) de uma forma dinâmica e libertadora: a compaixão incondicional de Deus para com seu mundo, a prática missionária integral que se dirige a toda humanidade e também a cada ser humano na sua totalidade e uma doutrina que sustenta, esclarece e corrige a fé que atua pelo amor.

Um ano depois da experiência de Aldersgate, Charles Wesley mostra como Deus está presente neste mundo, e como ele antecipa e aguarda a nossa colaboração na sua missão. Será que está voz seja hoje também necessária? Quem tem o novo saber do amor incondicional de Deus para com toda humanidade tem, primeiro, a chave nas suas mãos para reorganizar a sua vida segundo os valores do Reino. Segundo, pode-se entender melhor quais são realmente as chaves para a transformação do atual desespero em esperança. São amor, justiça e compartilha. Assim se contribui para um mundo onde não somente alguns ascendem – mas onde uma vida digna seja no alcance das multidões – segundo Lc 4.18 especialmente amados por Jesus e assim também por um dos seus discípulos, John Wesley. Que tempo para aprender com Jesus de Nazaré de andar como ele andou. Que tempo para decifrar a complexidade da vida com seriedade e compromisso. Alias, Charles classificou o metodismo com um movimento que sabe relacionar “ciência e a piedade tão raramente encontradas unidas”. Que tempo para ser um/a Metodista!

Helmut Renders

Verso e Voz - 28 de maio

Estando ele em Betânia, reclinado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume de nardo puro; e, quebrando o alabastro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. Indignaram-se alguns entre si e diziam: Para que este desperdício de bálsamo? Porque este perfume poderia ser vendido por mais de trezentos denários e dar-se aos pobres. E murmuravam contra ela. Mas Jesus disse: Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou boa ação para comigo. Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes. - Marcos 14.3-7

Tenho visto de relance reflexos de batismo em uma multidão de lembranças inesperadas: rindo com as crianças da favela que ensinei enquanto brincavam na água que esguichava de um hidrante em uma tarde sufocante; lavando pratos na pia da cozinha com minha avó; compartilhando um cantil de água fria com andarilhos sedentos num cruzamento de trilha em uma selva montanhosa; aguando a horta recém plantada de meu pai. - Pat Peterson, Alive Now! (Vivo Agora!), maio/junho de 1994

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

27 maio, 2007

Igreja Anglicana em Maringá celebra unidade



No dia 25 de Maio a celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foi na Missão Anglicana, presidida pelo Padre Santo Riograndino. Sua Esposa Sueli e sua filha Margo, são nas palavras Padre Riograndino, suas companheiras de missão. Margo lidera o trabalho missionário com os jovens na cidade de Sarandi.

A Canção de chegada entoada na abertura da celebração que diz:

Quando se abate a esperança, Ele se achega e nos fala: Vai procurar tua irmã pra juntar-se a ela no esforço da paz e a teu irmão vai unir-te na luta da vida que o mundo refaz.

É uma marca da Missão Anglicana em Maringá iniciada há 9 meses que de pronto, procuraram o movimento ecumênico, objetivando caminhar junto. Esse testemunho foi destacado pelos pastores Robert Stephen Newnum da igreja Metodista e Elemar Mai da Igreja Evangélica de Confissão Luterana e pelos padres: Júlio, Nelson e Chiquinho, que trouxe a reflexão bíblica da noite.

Padre Riograndino falou da importância de ter a família ecumênica ao lado nesse momento em que a missão Anglicana procura se estabelecer na cidade. “.A presença de vocês, anima nosso espírito para continuarmos, estou muito feliz e mais fortalecido,” disse emocionado Padre Riograndino.

Para os integrantes do Mecum, ficou a mensagem que convida a estar ainda mais perto dessa querida família, a ajudá-los de forma mais concreta, nessa caminhada em Maringá. O assunto será tema da avaliação da Semana de Oração.

Juntos a pequena família anglicana, visitantes, padres e pastores encerraram a celebração com o Credo Ecumênico e a benção conjunta onde cada um abençoou o amigo/a do lado. O canto segura na mão de Deus foi cantado de mãos dadas com abraços no final.

Informou: Maria Newnum vice-presidente do Mecum
Raul Pimenta - Presidente

Verso e Voz - 27 de maio

O SENHOR põe à prova ao justo e ao ímpio; mas, ao que ama a violência, a sua alma o abomina. - Salmos 11.5

A não-violência leva à mais alta ética, a qual é o objetivo de toda a evolução. Enquanto não pararmos de magoar todos os outros seres vivos, seremos ainda selvagens. - Thomas Edison