25 agosto, 2007

Verso e Voz - 25 de agosto

Aparta-te do mal e faze o bem, e será perpétua a tua morada. Pois o SENHOR ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada. - Salmos 37.27-28

Verbosidade no ofício divino não conta para quase nada perante Deus. - Hildegard de Bingen, Explicação da Regra de Bento Citado por Hugh Feiss em Sabedoria Monástica Essencial

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

24 agosto, 2007

Verso e Voz - 24 de agosto

Mas ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação. Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome. Ai de vós, os que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar. Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas. - Lucas 6.24-26

A Igreja deveria proclamar seu conceito de Deus, como veio a conhecer Deus através de Cristo, para todas as pessoas na sociedade, inclusive os muçulmanos e judeus. Isto deveria ser feito sem vergonha e sem comprometer essa verdade. A Igreja deveria insistir em como Deus realmente é - não num espírito de superioridade ou condescendência, mas em humildade e amor. A Igreja deve estar consciente de seu próprio fracasso em não cumprir a responsabilidade do conhecimento de Deus que foi dado. Não atingiu perfeição, mas ainda busca um entendimento mais profundo de Deus em Cristo. Não é tanto a Igreja que possui a verdade; mais propriamente, a verdade em Cristo que possuiu a Igreja. - Naim Ateek, Justice, and Only Justice: A Palestinian Theology of Liberation (Justiça, e Só Justiça: Uma Teologia Palestina de Liberação)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

23 agosto, 2007

Verso e Voz - 23 de agosto

Quando o Deus Eterno nos trouxe de volta para Jerusalém, parecia que estávamos sonhando. Como rimos e cantamos de alegria! Então as outras nações disseram: "O Deus Eterno fez grandes coisas por eles!" De fato, o Eterno fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres. Ó Eterno, faze com que sejamos prósperos de novo, assim como a chuva enche de novo o leito seco dos rios. Que aqueles que semeiam chorando façam a colheita com alegria! Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita. - Salmo 126 (BLH)

Hoje estamos diante de um mundo diferente, o da nossa infância não existe mais. Estamos vendo devastação e desmoronamento. Os valores e problemas são outros. As injustiças estão gerando radicalismo político e religioso. A intolerância e a violência estão presentes em todo o mundo. ... Precisamos de semeadores de paz. No mundo de hoje, é muito difícil ser semeador de paz. Muitas vezes até as igrejas cultivam o espírito de intolerância contra determinados grupos. O fundamentalismo está dividindo as religiões monoteístas tradicionais jogando irmão contra irmão. ... O salmista fala da confiança que Deus tem o poder de “encher de novo o leito seco dos rios” e que podemos “voltar cantando”, “trazendo nos braços os feixes da colheita”. A fé cristã deve representar gratidão, desafio e esperança. - Derrel Santee

sementesbiblicas.blogspot.com/

22 agosto, 2007

Verso e Voz - 22 de agosto

Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que já não se deixa admoestar. - Eclesiastes 4.13

Eu costumava sentir ódio dos soldados gringos. Porque eles deveriam estar em nosso país, com todas suas armas e todos seus dólares, fazendo a vida até mais difícil para nós? Mas agora sei que estes pobres gringos são simplesmente ignorantes; eles realmente não sabem porque estão aqui ou sobre o que esta luta é. ... Simplesmente foram enviados aqui por seu governo. Assim não é realmente sua culpa; é a culpa das pessoas que os enviaram aqui. - Elvia Alvarado, Don’t Be Afraid Gringo: A Honduran Woman Speaks from the Heart (Não Tenha Medo Gringo: Uma Mulher Hondurenha Fala do Coração)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

21 agosto, 2007

O que é ser protestante no Brasil, hoje?

CONVITE

KOINONIA convida para Encontro Ecumênico
Tema: O que é ser protestante no Brasil, hoje?
Lema: Sem amizade não se constrói unidade

Programação

Painel:
Análise do campo religioso brasileiro
Leonildo Silveira Campos;

O protestantismo brasileiro
Zwinglio M. Dias

Análise da Conjuntura Ecumênica
Jorge Atilio Silva Iulianelli

Painel:
Novas formas de ser Igreja
Compartir de experiências pastorais inovadoras:

Vila Proletária da Penha (Presbiteriana Unida, Rio de Janeiro)
Paróquia S.S. Trindade (Episcopal Anglicana, São Paulo)

Data: 15 de setembro, 2007
Horário: 9:00 às 17:30
Local: Paróquia da SS Trindade.
Pça. Olavo Bilac, 63, São Paulo, SP(Perto da Estação Marechal do Metrô)

Confirme sua Presença: encontroecumenicosp@koinonia.org.br / (11) 3667-9570

Apoio: Igreja Epicospal Anglicana, Paróquia Santíssima Trindade

Revista Ecumenismo Libertador

Conheça o blog "Revista Ecumenismo Libertador"

O objetivo do espaço é debater o engajamento de cristãos e cristãs de todas as denominações e de pessoas que tenham militância comum, marcada pela luta contra as injustiças e contra a opressão, sobretudo, os/as companheiros/as que crêem que um mundo mais justo é possível.

O endereço é: http://igrejale.blogspot.com/

Projeto Sombra e Água Fresca: Sombra para o ECA e os Direitos Humanos

Por: Cleber Lizardo de Assis (kebel)[1]

Os fatos e a matéria jornalística

Após diversas denúncias de fatos ocorridos na Vila PTO, município de Contagem, as autoridades competentes, foram convocadas, junto com Comissão Pastoral de Vilas e Favelas e Comissão Pastoral de Direitos Humanos de Contagem, CONSEPS, Ouvidoria, Ministério Público, bem como o Comando de Policiamento e o Fórum Mineiro de Direitos Humanos.

Os moradores e lideranças comunitárias da Vila PTO, reclamou que a Policia Militar sempre fez “batidas” na Vila nem sempre obedecem a critérios como legalidade e respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos; as denúncias falam de invasão de casas, durante o dia e a noite, chegando a arrombar portas; outra alegação é de que há uma prática corriqueira, de os policiais usarem uma ferramenta conhecida como “mixa” para abrir as portas das casas, muita das vezes durante o período em que os moradores se encontram dormindo; foram apontados casos de espancamento e agressões verbais a moradores.

Assim, foi realizada uma audiência pública, dia 11 de julho, quarta-feira, às 16 horas, na Vila PTO, na Rua José Oiris Rocha, 46.

Outros olhares além da matéria jornalística

O endereço acima citado onde ouve a audiência é o local onde situa a Igreja Metodista, única igreja naquela comunidade; ali se localiza o Projeto Raio de Luz, da rede Sombra e Água Fresca; ali a Fundação Metodista e o Instituto Metodista Izabela Hendrix atuam em parceria, com professores/as e alunos/as; e principalmente, ali residem crianças e adolescentes de 6 a 14 anos atendidos em atividades integradas visando seu desenvolvimento integral, inclusive psicológico, social, espiritual e político.

Mas são crianças e adolescentes que tem sua dignidade violada desde ao nascer, com forças diversas invadindo seus direitos, violentando sua infância e comprometendo seu futuro.

A Vila PTO é apenas um microcosmo, um exemplo de tantos outros locais de sofrimento; o fato denunciado também apenas mais um dentre os destacados nas mídias; mas o Projeto Raio de Luz, oferece resistência em acolher aqueles/as pequeninos/as, em oferecer-lhes Sombra e Água Fresca.

O local é tão precário que tinha apenas no templo da Igreja Metodista, um local para a audiência; visitei e conheço o SAF Raio de Luz, também em dependências precárias. Mas ambas, cumprindo seu papel missionário e profético.

Que face ao 17º aniversário do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (dia 18 de julho), as Igrejas Metodistas de todo país se comprometa com a criação de novos espaços de geração de paz e vida para nossa infância.

[1] Educador, Teólogo e Psicólogo – Assessor da Fundação Metodista e Projeto Sombra e Água Fresca; integra o Fórum Mineiro de Direitos Humanos – Email: kebelassis@yahoo.com.br

Verso e Voz - 21 de agosto

Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.. - João 4.24

Corpo e espírito são qualidades do ser humano todo e não dois componentes que juntados e somados resultam no ser humano. ... Espírito, portanto não significa uma parte do ser humano, mas uma maneira de existir do ser humano. É o modo de ser próprio desta realidade chamada ser humano. - Leonardo Boff, Encarnação: A Humanidade e a Jovialidade de Nosso Deus

20 agosto, 2007

Verso e Voz - 20 de agosto

Porque [Jesus] é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade. - Efésios 2.14

Se viver sozinho, vai lavar os pé de quem? - São Basil, Citado por Joan Chittister, OSB em How Shall We Live (Como Devemos Viver)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

19 agosto, 2007

Verso e Voz - 19 de agosto

És rei poderoso que ama a justiça; tu firmas a eqüidade, executas o juízo e a justiça em Jacó - Salmos 99.4

No princípio, há luta e muito trabalho para aqueles e aquelas que aproximam a Deus. Mas depois vem a alegria indescritível. É como acender um fogo: no princípio há fumaça e os olhos lacrimejam, mas depois consegue o resultado desejado. Assim deveríamos acender o fogo divino em nós mesmos com lágrimas e esforço. - Amma Syncletica, Desert Sayings (Ditos do Deserto) citado por Joan Chittister, OSB em How Shall We Live (Como Devemos Viver)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/