21 julho, 2007

Verso e Voz - 21 de julho

Acaso, não entendem todos os obreiros da iniqüidade, que devoram o meu povo, como quem come pão, que não invocam o SENHOR? Tomar-se-ão de grande pavor, porque Deus está com a linhagem do justo. Meteis a ridículo o conselho dos humildes, mas o SENHOR é o seu refúgio. - Salmos 14.4-6

Todos nós conhecemos pessoas que perderam tudo mas que não perdem a alegria de viver; pessoas que são aprisionadas injustamente mas que não perdem a sua paz e tranqüilidade; pessoas que vivem em miséria mas abrigam órfãos e órfãs; pessoas que sofrem injustiças mas que buscam restabelecer justiça sem o desejo para a vingança. - Segundo Galilea

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

20 julho, 2007

Verso e Voz - 20 de julho

Quando deres um jantar ou uma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem vizinhos ricos; para não suceder que eles, por sua vez, te convidem e sejas recompensado. Antes, ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos. - Lucas 14.12-14

Não há nenhuma carência de serviço cristão hoje. Mas porque muito disto é serviço sem compaixão profética, é impotente para provocar uma mudança radical nos indivíduos e na sociedade. - Vishal Mangalwadi, citado por Charles Ringma em Cry Freedom (Grita Liberdade)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

19 julho, 2007

Comissão da Juventude no Movimento Ecumênico - Youth Body do CMI

Prezad@s,

Como é do conhecimento de muitos após a realização da 9ª Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas em Porto Alegre em Fevereiro de 2006, nasceu no coração da juventude e nas diretrizes do CMI a necessidade de estabelecer espaços mais concretos para a atuação da Juventude no movimento ecumênico mundial.

Para isso a Assembléia designou ao Comitê Central que instituísse uma Junta de Juventude dentro de alguns critérios que elucidamos mais abaixo para que isso se tornasse possível.
Esse processo enfim se consolidou e foi criada pela primeira vez na história do CMI a Youth Body que representa de forma mais decisiva e expressiva o papel da juventude nesse movimento.

Para a nossa alegria temos três membros da América Latina nessa comissão - Diana Fernandes dos Santos (Igreja Metodista - Brazil)/ Mónica Coll Gonzalez (Igreja Presbiteriana - Cuba) e David Heffeld (Igreja Evangélica de River Plate/CLAI-Argentina)

Por meio desse e-mail apresento o relatório dessa primeira reunião e peço que os divulguem aos círculos de juventude de suas igrejas.

Estamos abertos a sugestões para pensarmos juntos como desenvolver um trabalho nessa temática em nossas regiões e continente.

Um xero para todos e nos falamos em breve,

Diana Fernandes dos Santos
Presidente da Confederação Metodista de Jovens

vanna_ssa@yahoo.com.br
ECHOS - Comissão da Juventude no Movimento Ecumênico
1ª Reunião da equipe Youth Body do CMI

COMO NASCEU O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA JUNTA OU COMISSÃO DE JUVENTUDE:
Tradução do documento: GEN/NOM 02.2ver.1

A 9ª Assembléia Geral do Conselho Mundial de Igrejas realizada em Porto Alegre em Fevereiro de 2006 aprovou a promoção do desenvolvimento de liderança ecumênica da juventude na vida do CMI, incluindo uma participação integral da juventude em todos os seus programas. Suas vozes, preocupações e presença deveriam ser trazidas mais diretamente às decisões tomadas bem como a liderança de trabalho e governo do Conselho. A 9ª Assembléia Geral do CMI designou ao Comitê Central que criasse uma junta representativa de jovens para coordenar as várias áreas relacionadas à juventude conectadas com o CMI facilitando a comunicação entre eles. Após a Assembléia, a Comissão Executiva do CMI deu encaminhamento ao processo no espírito da Assembléia e aprovou a organização de uma junta de juventude interina para se encontrar um pouco antes da próxima reunião do Comitê Executivo que aconteceria em Agosto de 2006 para então preparar a proposta para a formação da comissão permanente para a adoção e ação do Comitê Central.

Duas visões foram estabelecidas para a Comissão de Juventude:

1. Em relação ao CMI – Assegurar um envolvimento sustentável e ativo dos jovens em todos os níveis do CMI através do desenvolvimento de suas lideranças e habilidades e defesa de uma participação mais próxima de jovens no CMI. Isto pode ser alcançado somente através de uma honesta parceria e diálogo inter-geracional.

2. Em relação ao contexto ecumênico: Aproximar e fortalecer as relações com o movimento ecumênico através de articulações com jovens de organizações ecumênicas em nível local, regional, e global (dentro e fora da constituição do CMI), facilitando espaços de intercâmbios.

Formas de Trabalho:

Através das áreas de trabalho listadas abaixo, a Junta de Juventude terá os seguintes objetivos:
a) Consultoria e mutua colaboração com o CMI:

Coordenar e dar suporte aos jovens servindo em várias atividades com o CMI e facilitar a comunicação entre eles;

Ser um fórum canalizador de temáticas e preocupações da juventude usando aproximação interativa e integrada em colaboração com o CMI;

Defender e facilitar o andamento e crescimento ativo do envolvimento da juventude no CMI em colaboração com as tomadas de decisões das comissões do CMI;

b) Articulações com as relações mais alargadas do movimento ecumênico:

Alargar e fortalecer as parcerias entre jovens ativos com igrejas locais, regionais e organizações ecumênicas globais;

Facilitar espaço para intercâmbio entre jovens ativos vindos de várias igrejas e organizações ecumênicas de juventude e juntos tomar iniciativas que atendam à juventude e o movimento ecumênico;

c) Fortalecer a liderança ecumênica:

Desenvolver as habilidades de liderança de jovens ecumênicos e líderes de igrejas para o andamento dos trabalhos do CMI e sustentabilidade das fronteiras do movimento ecumênico;

Criar recursos para a lideres da juventude ecumênica que estão engajados com o CMI e ligados ao movimento ecumênico.

Esses objetivos serão alcançados através de uma constante relação entre a junta de Juventude, juntas governantes do CMI e Programa de Juventude do CMI. Um plano de ação mais específico será revisto pela Junta de Juventude do CMI a partir do seu primeiro encontro, construindo em cima das discussões e seguindo as determinações da A 9ª Assembléia Geral do Conselho Mundial de Igrejas. O plano de ação será parte integrante do Programa de Juventude do CMI, incluindo implicações referente a recursos humanos e financeiros.

O Caminho a Seguir:

Seguindo até a 10ª Assembléia do CMI em 2013, a Junta de Juventude se encontrará pelo menos 04 vezes. O primeiro encontro acontecerá na primavera de 2007 durante o encontro dos Oficiais de Ecumenismo. Encontros futuros acontecerão em conexão com o encontro do Comitê Central do CMI. O moderador (Membro do Comitê Executivo) da Junta de Juventude trabalhará com os Programas de Juventude do CMI para preparar e organizar o primeiro encontro. Num priemiro encontro a Junta de Juventude decidirá como continuará para alcançar seus objetivos e elegerá um vice-moderador.

Composição:

A Junta de Juventude é designada para trabalhar mais aproximadamente com organizações ecumênicas de juventude nas regiões. O Programa de Juventude do CMI receberá contribuições e impulsos diretos da Junta de Juventude. A Junta de Juventude trará unicamente juntos aqueles que são membros das comissões governantes do CMI e representação de outros jovens ativos no movimento ecumênico. Aproximando as vozes das comissões governantes do CMI através dos jovens a interação será facilitada.

A Junta de Juventude consistirá de 25 jovens (18-30 anos) com a seguinte composição:

Serão escolhidos 06 pessoas entre os membros jovens do Comitê Central. Pelo menos (02) dois deles deverão ser membros do Comitê Executivo. O mandato para os membros jovens eleitos pelo Comitê Central para a Junta de Juventude será até a próxima Assembléia;

Os Comitês de Indicação nomearão 01 (hum) jovem de cada uma das comissões: Fé e Ordem, Missão e Evangelismo Mundial, Igrejas e Relações Internacionais, Formação ecumênica e fé, Grupo de Trabalho entre Igreja Católica Romana e CMI e Grupo de Trabalho entre Igrejas Pentecostais e CMI. O Comitê Central elegerá esses 06(seis) membros da Junta de Juventude, que irão cumprir o seu mandato até a próxima Assembléia.

As posições remanescentes serão completadas por meio de processos de indicações pelo Programa de Juventude do CMI. Nesse processo as igrejas e organizações ecumênicas serão convocadas a submeter nomes de jovens ativos nos níveis da base. Essa lista será apresentada aos Oficiais no próximo encontro para aprovação preliminar e será confirmada pelo Comitê Executivo em Fevereiro de 2007. O mandato para essas posições será de 02 (dois) anos, com a possibilidade de ser estendido por até 02 (dois) mandatos.

Tendo em vista expandir a cooperação ecumênica, o Programa de Juventude do CMI incluirá nessa proposta para a Junta de Juventude pelo menos 01 (hum) jovem da movimento de jovens e estudantes Católicos e 01 (hum) jovem de igrejas Pentecostais/evangélicas.

Considerações especiais serão dadas à aqueles que são indígenas e aqueles que são portadores de necessidades especiais. Equilíbrio entre confissão, gênero e região devem ser respeitados em concordância com as linhas de diretrizes do CMI. Nesse processo de seleção o objetivo é envolver o maior número de jovens possível no trabalho da Junta de Juventude.

Atuação no evento:

Durante os dias do encontro eu e uma equipe de 22 jovens, membros eleitos para a Junta de Juventude do CMI nos reunimos com o propósito de dar corpo e estrutura às propostas que nasceram na Assembléia em Porto Alegre em 2006 e montar estratégia de trabalho para o alcance desses objetivos nos próximos 07 anos juntos com o CMI.

Dentre os objetivos maiores os alvos principais são:

1. Formação Ecumênica:

a) Captação de Recursos (financeiros e outros)

Informações sobre possibilidades de formação ecumênica em todos os níveis (igrejas membro, organizações parceiras, universidades, etc.) através da construção de uma ferramenta de engenharia estilo "Google" – Banco de dados;

Trabalhar em aproximação parceira com os programas de Juventude do CMI, Bossey, CEEF (através de seus programas e recursos existentes);

Construir uma parceria internacional com financiadores – " Youth Round table";

Responder às necessidades espirituais da geração jovem e intercambiar experiências com centros de espiritualidade para juventude (Taize, Iona, igrejas emergentes pós modernas, monastérios, etc.);

b) Construindo Capacidades:

Trabalhar modelos (consenso, etc.) de forma a ser multiplicadores e fortalecer a estrutura de liderança do CMI;

Construção de confiança entre a geração jovem e comunidades cristãs ( construindo conceitos de "Amizade");

Desenvolvimento de modelos de processos de aprendizagem inter-geracional, pontuando programas mentores e reconfigurando a visão ecumênica em unidade; promovendo as necessidades em relação a processos de formação em conceitos de unidade.

c) Modelos de Articulações:

Estruturar bons modelos de articulação ecumênica da juventude em níveis locais e regionais;

Ajudar a iniciar essas articulações (Junta de Juventude plantando sementes);

Criar uma plataforma de dados de recursos humanos (internet) de jovens com experiência ecumênica;

2. Articulação e Comunicação

Articulação e Comunicação são caminhos fundamentais de disseminação de informação colaborando para o engajamento de juventude e fortalecimento das relações em todos os níveis e regiões.

Internet e outras formas de comunicação, bem como língua, apoio e construção de articulações, banco de dados de eventos.

Soluções:
A internet é um dos caminhos mais rápidos de articulação e comunicação com as mais diversas áreas do mundo. Nós somos de diversas partes, mas, conectados através do acesso a internet.

Pensamos que ter também uma Newsletter impressa é uma forma de alcançar aqueles que têm acesso limitados e aqueles que não têm nenhum acesso a tecnologia.

Usar o site do CMI para postar informações vitais da Junta de Juventude;

Criar links no site, tais como Introdução, Mandato, Composição, Novas idéias, eventos futuros e presentes em nível local e internacional, novos encontros de juventude, etc.;

Encontrar caminhos e meios de criar uma webpage ou site especificamente dedicada para os programas da Junta de Juventude e todas as informações mencionadas acima. Fazendo isso, ter a chance de alargar o compartir com a newsletter e um folder que serão produzidos periodicamente, tendo em vista as regiões com acesso limitado à internet, Isso poderá ser feito através de envio de desse material via mala direta por Correios.

Nós como Junta de Juventude podemos agir com um foco pontual de coletar e distribuir informações;

Devemos também usar o Yahoo Group como uma forma de comunicação e troca de idéias;
Língua/ Idioma:

A junta de Juventude deve Ter consciência que possuímos diferentes idiomas mas temos 04 línguas básicas comuns que são o espanhol, alemão, inglês e francês. De acordo com isso sentimos que nossa informação deve ser traduzida nessas quatro línguas assim teremos igual participação de toda a juventude mundial.

Apoio e articulações:

Por meio de colaboração;

Ajudando uns aos outros com contatos com organizações que já estão trabalhando, por exemplo "Easynet", Clai;

Fornecer maiores informações sobre programas da juventude ecumenênica envolvida em diferentes regiões;

Compartilhar informações e idéias entre outras regiões e organizações de juventude.

Banco de dados de Eventos:

Tornar disponível informações sobre eventos de diferentes organizações de ecumênicas de juventude via website, newsletter e folders. Isso será possível alcançar através da criação de links onde as informações podem ser transferidas para a website e a newsletter.

3. Colaboração:

Assegurar adequada participação da juventude em todas as atividades do CMI através de uma participação aproximada de cada membro da Junta de Juventude com os programas do CMI:

Um dia dedicado a juventude do movimento ecumênico na Conferência Mundial de Missão em Edinburgh em 2010;

Alcançar pelo menos 20% de participação da juventude na Conferência Mundial de Missão em Edinburgh em 2010;

Engajamento da Juventude:

Aumentar o engajamento da juventude ecumênica confrontando os desafios da globalização e da espiritualidade.

Instrumentos: oração, impressos, reflexão encorajadora, troca de experiências, publicações, temas estabelecidos, etc.;

DECISÕES EM TERMOS DE LOGÍSTICA:

Nome da Junta de Juventude: ECHOS – Comissão de Juventude no Movimento Ecumênico
Composição, mandato e critérios para os membros:
A Echos aprovou a seleção de um grupo de direcionamento para considerar a composição, mandato e critérios para os membros e trará a proposta no próximo encontro;

Uma lista de preocupações foi passada para o grupo de direcionamento que irá trabalhar-la. A Echos também recomendou que o grupo de direcionamento encontrasse caminhos para trazer conselheiros e mentores para o próximo encontro de forma a assegurar a continuidade mas também frescor aos atos da Echos.

Frequência de encontros, quando e lugar:

De acordo com a proposta estabelecida pelo CMI a junta de juventude (documento GEN/NOM 02.2 ver.1) Echos tem planejado 04 encontros antes da Assembléia Geral. A Echos entende que são poucos os encontros para a efetiva realização dos trabalhos. Por causa disso esta confirmado que o grupo de direcionamento continue com as preparações para os futuros encontros e explore meios de proporcionar mais que 04 encontros. A Echos também recomenda que tenhamos em mente os recursos humanos e financeiros dos Programas de Juventude do CMI, mas sejamos encorajados a encontrar mais fundos dentro do CMI;
Considerando o período para o próximo encontro em 2008, a Echos recomenda que sejam exploradas as duas opções: realizar o encontro antes e junto com a reunião do Comitê Central em Fevereiro de 2008 ou com o encontro da Comissão de Missão e Evangelismo Mundial em Setembro de 2008;
A Echos propõe que o Grupo de Direcionamento considere as necessidades e possibilidades de Ter encontros on line entre reuniões para preparar proposta de outras datas para encontro da comissão.

Moderador, Vice-Moderador e Grupo de Direcionamento:

A Echos decidiu formar um Grupo de Direcionamento que consiste em 05 membros (moderador e quatro vice-moderadores). Confirmamos a continuação de Outi Vasko como moderadora e nomeamos Meenuka Amarathunga, Mónica Coll González, Chola Simwanza e Raymond Ranker como vice-moderadores;

De acordo coma lista abaixo cada um dos vice moderadores foram nomeados para coordenar uma das área e objetivos de trabalo da Echos. Também, respectivos membros foram propostos para cada grupo e os que estavam ausentes da reunião nesse momento foram convidados a juntar-se a pelo menos um dos grupos de acordo com seus interesses:

1. Formação Edumênica: Moderadora – Meenuka Amarathunga (SriLanka)

Membros: Diana Fernandes dos Santos (Brazil), Christina Biere (Alemanha), Ionut Tudorie (Romenia), Iyabo Oyekola (Nigéria)

2. Articulação e Comunicação: Moderador - Chola Simwanza (Zâmbia)

Membros: Enoch Malaga (Tasmania Afereti (Samoa), Nerissa Celestine (Granada), David Cela Heffel (Argentina)

3. Colaboração (Incluindo acompanhamento com a Conferência de Missão) – Moderador: Raymond Ranker (EUA)

Membros: Mikael Anker Christensen (Dinamarca), Lukasz Nazarko (Polônia), Sara Faulhafer (Canadá)

4. Engajamento da Juventude (Incluindo acompanhamento da DOV) – Moderadora: Mónica Coll González (Cuba)

Membros: Jennifer Leath (EUA), Sara Faulhafer (Canadá), Enoch Malaga, Itayi Ndudzo (Zimbabwe), Christina Biere (Alemanha)

Comunicação entre membros da Echos:

YahooGroup foi criado para a Echos e todos os seus membros foram convidados a registrar-se até o dia 20 de maio de 2007;

Os membros da Echos decidiram comprometer-se a estar em ativa e mútua interação por email e YahooGroup;

Compartilhar informações com as igrejas membro do CMI:

A Echos pediu a Outi Vaskp e Natalie Maxson para explorar formas de compartilhar as últimas informações com as igrejas membros do CMI. Isso pode acontecer por meio de carta especiais ou outras formas.

4. De acordo com o seu aprendizado no evento, como as experiências vividas podem ser compartilhadas no contexto da juventude metodista e também em sua relação com outras igrejas?

A Igreja Metodista no Brasil vive um momento delicado em relação ao ecumenismo na atualidade, mas a sua essência ecumênica ainda está viva.

Acreditamos que a juventude tem um papel primordial nesse processo de relacionamento e na dialética do movimento ecumênico. É importante encontrar meios e alternativas de conectar a nossa juventude brasileira e latino-americana para trabalharmos em coletividade em prol das questões que a nossa região tem enfrentado nesses dias. Somos parte de um continente riquíssimo em geografia, em economia e tantas outros recursos, mas ainda somos considerados uma das regiões mais pobres do mundo, com graves problemas sociais, má distribuição de renda, injustiças e etc. A igreja precisa atuar de forma mais ativa nessa sociedade que se chama democrática e de todos, mas que exclui e dizima com atitudes e políticas desfavoráveis aqueles que chama de cidadãos. Essa é uma realidade latino-americana.

A nossa juventude precisa ser convocada ao diálogo e em unidade e irmandade buscar atuar como protagonista lutando para quebrar as estruturas e sistemas vigentes.

Penso que começando pela juventude já estaremos iniciando uma grande mudança.

5. Que estratégias podem ser utilizadas para a aplicação deste aprendizado no contexto da juventude latino americana?

Fortalecer o diálogo e intercambiar idéias;

Comunicar e interagir com grupos de juventude que já estão mais engajados nessa temática;

Utilizar as ferramentas de comunicação existentes para conectar a juventude;

Promover foruns, debates, seminários, capacitações sobre formação ecumênica;

Dentre outras

Ainda em Genebra:

Após a primeira reunião da ECHOS – Comissão da Juventude no Movimento Ecumênico - os membros foram convidados a participar do "Seminário Juventude, identidade e espiritualidade" de 09 a 15 de maio no Instituto Ecumênico de Bossey. Cerca de 15 jovens da ECHOS juntamente como estagiários do Centro Ecumênico e coordenadores de alguns grupos de juventude dentro do CMI estiveram reunidos no Instituto Ecumênico de Bossey durante esses dias participando dessa capacitação e interagindo e trocando experiências.

Outra excelente oportunidade onde o grupo pode ampliar e fomentar a sua formação ecumênica.

ATÉ QUANDO?

Piracicaba, 18 de julho de 2007.

Graça, misericórdia e paz!

Creio que estamos todos consternadas/os com a realidade de morte neste País. Esta noite não consegui dormir indignada com essa situação, creio que aconteceu o mesmo quem sabe com a maioria do povo brasileiro. Será que não está mais do que na hora da gente se levantar numa grande manifestação pela vida???

Até quando vamos assistir calados a morte de pessoas inocentes todos os dias, a exemplo do acidente da GOL a menos de um ano, das mortes pela violência urbana a exemplo do menino João Vitor, daquele outro casal assassinado por assaltantes na frente do filho de 7 anos há poucos dias em São Paulo, das mortes pelos tiroteios e confronto da polícia com traficantes e vice-versa no Rio de Janeiro, agora dessa outra tragédia com o avião da TAM, isso apenas citando os casos que os meios de comunicação divulgam, sem falar naqueles que ficam escondidos, quantos bebês em latas de lixo, nos bueiros das grandes cidades, jogados em lagos e rios que não têm a felicidade de serem encontrados e salvos como a de alguns poucos que são noticiados pela imprensa. Será que nos acostumamos com a cultura de morte que ela já não nos sensibiliza, a não ser quando bate à nossa porta e nos envolve a nós mesmos e as pessoas do nosso convívio?

Que País é este que é capaz de sediar uma edição dos jogos pan-americanos, gastando rios de dinheiro para construir um espaço olímpico a altura de países ricos, que realiza um mega-evento para abertura dos jogos e mostra com orgulho ao mundo, e não é capaz de construir espaços seguros nos aeroportos e nas estradas brasileiras para que as pessoas possam ir e vir em segurança?

Que País é esse que monta um esquema perfeito de segurança às equipes e a todos que trabalham no pan e não é capaz de oferecer segurança à sua população no cotidiano de suas vidas. Cadê os tiroteios nos morros do Rio de Janeiro? Será que os bandidos ficaram "bonzinhos" durante os jogos do pan? Qual foi o segredo para deixá-los "bonzinhos"? Ou a imprensa parou de divulgá-los para não dar uma má impressão do país e assustar os estrangeiros?

Desculpe o desabafo, mas estou indignadíssima! Será que não estamos nós também acomodados vendo essa "banda" de horror passar?

Será que não está na hora do povo Metodista, que afirma o seu compromisso com a vida, se levantar para uma grande manifestação em favor da vida e contra todo esse horror de morte que nos cerca?

Será que não está hora de juntar a nossa voz, a outras e denunciar, e gritar a nossa inconformidade com o Congresso Nacional que usurpa das verbas públicas, que gasta a maior parte do tempo administrando escândalos, olhando para o seu próprio umbigo ao invés de governar o País e olhar para o povo e seus anseios e necessidades?

Será que uma manifestação dessa natureza não teria que partir das Pastorais Universitárias e daí para a Igreja e daí para o povo de maneira geral?

Neste momento só trazendo à memória as palavras do profeta: “a misericórdia do Senhor é o que nos pode dar esperança", “elas não têm fim, se renovam a cada manhã", mas é oportuno lembrar que Jeremias as proferiu ao tempo em que cumpria a sua missão profética. Ele estava fazendo a sua parte, e nós, será que o Senhor não espera que sejamos seus atalaias? Sobre a cabeça de quem cairá tanto sangue inocente?

“Mas, se o atalaia vir que vem a espada e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e abater uma vida dentre eles, este foi abatido na sua iniquidade, mas o seu sangue demandarei do atalaia. A ti, pois, ó filho do homem, te constitui por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte.” (Ez.33.6-7).

Até quando vamos esperar para cumprir a nossa missão profética, denunciar as injustiças e clamar por respeito à vida?

“Ó Senhor, a nós pertence o corar de vergonha, aos nossos reis, aos nossos príncipes e aos nossos pais, porque temos pecado contra ti.” (Dn.9.8).

Pastora Ana Gloria Prates Gris da Silva
Agente de Pastoral – Colégio Piracicabano

Ecumenismo solidário: Igrejas solidarizam-se com familiares das vítimas do vôo 3054

SÃO PAULO, Brasil, Julho 18, 2007

Metodista oram, católicos e luteranos expressam solidariedade aos familiares das vítimas do vôo 3054 da TAM, que explodiu ontem, em São Paulo, ao tentar aterrissar na pista molhada do Aeroporto de Congonhas.

O Airbus A 320 derrapou na pista, arremeteu e atravessou a Avenida Washington Luis, uma das mais movimentadas da capital paulista, batendo contra depósito da empresa. Até o início da noite de hoje foram confirmadas 184 mortes.

Este foi o pior acidente da história da aviação brasileira. No Airbus, procedente de Porto Alegre, de onde decolou às 17h16, viajavam 180 passageiros e seis tripulantes. O acidente aconteceu às 18h45 de ontem.

Em nota, a presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) expressou pesar e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. Pelos menos duas pessoas que estavam no avião da TAM eram luteranas.

O deputado federal Julio Redecker, advogado, 51 anos, natural de Taquari, no Rio Grande do Sul, era membro da Comunidade Evangélica Ascensão, de Novo Hamburgo e líder da minoria na Câmara. Ele integrava a bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). A outra luterana identificada até agora era a comissária de bordo Patrícia Schneider, de Teutônia, no Rio Grande do Sul.

Redecker tomaria outro avião em São Paulo. De lá viajaria, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, do Partido dos Trabalhadores (PT), aos Estados Unidos para reuniões com parlamentares estadunidenses. Chinaglia cancelou a viagem.

A IECLB pediu a todos os seus pastores que na celebração dos cultos, no domingo, intercedam pelos familiares das vítimas, mencionando nominalmente os luteranos mortos no acidente.
Também a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu nota de solidariedade aos familiares, parentes, amigos e colegas das vítimas. “Estamos juntos na dor das pessoas atingidas e as colocamos em nossas orações, para que seus corações sejam confortados”, manifesta a nota.

Várias igrejas metodistas de São Paulo tiveram reuniões de oração, ontem à noite, colocando nas mãos de Deus as famílias enlutadas. Em oração, metodistas de todo o país têm orado pedindo a presença consoladora e animadora do Espírito Santo a todas as pessoas que estão relacionadas ao acidente.

Além dos passageiros do Airbus, também foram retirados corpos do prédio da TAM, contra o qual o avião se chocou. A estimativa é que tenham morrido mais de 200 pessoas no acidente.

Verso e Voz - 19 de julho

Também não oprimirás o forasteiro; pois vós conheceis o coração do forasteiro, visto que fostes forasteiros na terra do Egito. - Êxodo 23.9

Aqueles e aquelas que professam favorecer a liberdade e ainda depreciam a agitação, são pessoas que querem colheitas sem arar a terra; elas querem chuva sem trovão e raio; elas querem o oceano sem o rugido de suas muitas águas. A luta pode ser uma luta moral, ou pode ser uma luta física, ou pode ser ambos. Mas deve ser uma luta. O poder não concede nada sem uma demanda; nunca foi e nunca será. - Frederick Douglass

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

18 julho, 2007

Culto de ação de graças pela vida da Keila

Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres. Salmos 126 2-3

Queremos convidar você que se uniu, como família metodista, em oração pela vida da Keila Guimarães para unir-se agora num louvor a Deus pelo restabelecimento de sua saúde. O Culto de Ação de Graças será no dia 29 de julho, às 19 horas, a Igreja Metodista em Botafogo, Rio de Janeiro.

Verso e Voz - 18 de julho

Quando os homens chegaram junto dele, disseram: João Batista enviou-nos para te perguntar: És tu aquele que estava para vir ou esperaremos outro? Naquela mesma hora, curou Jesus muitos de moléstias, e de flagelos, e de espíritos malignos; e deu vista a muitos cegos. Então, Jesus lhes respondeu: Ide e anunciai a João o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres, anuncia-se-lhes o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço. - Lucas 7.20-23

É mais fácil uma palha fraca resistir a um fogo poderoso do que a natureza de pecado resistir ao poder de amor. Nós temos que cultivar este amor em nossas almas, para que possamos tomar nosso lugar com todos os santos e santas, porque eles/elas eram totalmente agradecidos a Deus através do seu amor pelo seu próximo e próxima. - Santa Elizabete, a Nova Mártir

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

17 julho, 2007

Verso e Voz - 17 de julho

Contra o povo da terra praticam extorsão, andam roubando, fazem violência ao aflito e ao necessitado e ao estrangeiro oprimem sem razão. Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei. - Ezequiel 22.29-30

A unidade que é imposta pelos poderosos não é unidade. A unidade às custas do pobre e do oprimido, às custas da integridade do evangelho, não é unidade. - Alan Boesak

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

16 julho, 2007

Verso e Voz - 16 de julho

Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos. - Provérbios 16.19

A igreja tem só duas alternativas em sua confrontação com o mundo: ou se adapta para o mundo e trai o evangelho, ou responde ao evangelho e entra em conflito com o mundo. - Rene Padilla

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

15 julho, 2007

Verso e Voz - 15 de julho

Ele os fere como a perversos, à vista de todos; porque dele se desviaram, e não quiseram compreender nenhum de seus caminhos, e, assim, fizeram que o clamor do pobre subisse até Deus, e este ouviu o lamento dos aflitos. Se ele aquietar-se, quem o condenará? Se encobrir o rosto, quem o poderá contemplar, seja um povo, seja um homem? Para que o ímpio não reine, e não haja quem iluda o povo. - Jó 34.26-30

Quanto mais próximo este reino é e quanto mais sua vinda é de Deus, tanto mais os seres humanos devem se conformar ao reino por uma mudança radical em seu modo de vida. - Jon Sobrino, Citado por Charles Ringma em Cry Freedom (Grita Liberdade)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/