10 fevereiro, 2007

Pastora metodista define boa conduta no uso da Internet

SÃO PAULO, 8 de fevereiro (ALC) – Em nenhuma outra época, como agora, os meios de comunicação serviram tanto aos propósitos do reino de Deus, mas também provocaram tanta polêmica, divisões e problemas na comunicação da Palavra, constata a pastora metodista Hideíde Torres, ao delinear uma Pastoral sobre o uso da Internet.

Dirigindo-se de modo especial aos jovens, que acessam muito a rede mundial de computadores, Hideide Torres alerta que é preciso resgatar o princípio de que a comunicação deve servir à verdade, à vida e à justiça. “Um dos resgates urgentes que temos a fazer é o de não permitir que a informação se torne deformação”, define.

A pastora arrola sete pontos importantes que o internauta deve observar, numa “inter-ética”, para adaptar a ética cristã “a esse importante, mas perigoso meio de comunicação”, que é a Internet. O primeiro desses itens alerta para o recebimento e transmissão de mensagens anônimas. A fofoca de corredor agora acontece nas listas de e-mails, aponta.

Por isso, é preciso verificar sempre a origem dos fatos, antes de ganharem a retransmissão. “Não usar a internet (emails) para fofocar, criar intrigas, portar-se de modo destrutivo”, é a recomendação da pastora no sexto ponto. Para os cristãos, justifica a pastora, a pessoalidade dos relacionamentos ainda é ponto fundante.

Respeito à privacidade do outro é fundamental, lê-se no sétimo ponto. O quarto ponto chama a atenção para o perigo da tentação de clicar em qualquer banner que aparecer na tela e o quinto ponto aponta para os “pecados virtuais”, como o acesso a páginas que exploram mulheres, crianças e adolescentes no mercado da pornografia.

“Transmitir mensagens e correntes de origem desconhecida pode levar um vírus a ‘limpar’ a conta bancária de gente que você ama... E, quando se trata da vida da Igreja mais especificamente, mensagens aleatórias podem aumentar a ansiedade, o estresse e a divisão do corpo de Cristo”, admoesta a pastora metodista.

Numa releitura atual do Salmo 15 a pastora desenha: “O que não difama com seu teclado não faz mal ao próximo divulgando mensagens de conteúdo distorcido ou ofensivo, nem envia e-mails anônimos. O que, aos seus olhos, tem por desprezível toda página de internet que traz conteúdos reprováveis”.

-----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Verso e Voz — 10 de fevereiro

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!Mateus 6.9-13

“Uma pessoa com cinqüenta problemas está duas vezes mais viva que uma pessoa com vinte e cinco. Se você não tenha problemas, você deve começar a ajoelhar e perguntar ‘Senhor, você não confia mais em mim’?” — John Bainbridge

09 fevereiro, 2007

Grávido de deuses

Por Dr. Luiz Alexandre Solano Rossi*

Sou cristão, mas tenho muito muitos amigos (as) que vivem outras experiências religiosas diferentes das que eu vivo: muçulmanos, budistas, afro-brasileiros, bahais, etc.

A amizade criou o respeito e com ele veio a tolerância em relação a outros mundos que pareciam diferentes e até mesmo (por absoluta falta de informação) esquisitos.

Quando resolvi sair do meu próprio mundo religioso (uma redoma que reiteradamente colocamos ao redor de nós mesmos) e me dirigir em direção a outros campos religiosos, qual não foi a minha surpresa ao contemplar o belo, a serenidade, a sabedoria, a espiritualidade e a salvação revestidas com outras roupagens diferentes daquelas que meus olhos haviam se acostumado.

Diante do novo fiz-me aprendiz novamente ao me relacionar com novos irmãos e irmãs de outras confessionalidades.

Não os via mais como inimigos ou concorrentes (ainda que o mercado de bens religiosos seja cada vez mais competitivo). E, por isso mesmo, não me vejo superior ou inferior aos que crêem de uma maneira diferente da minha.

Talvez tenhamos chegado num momento em que não precisemos mais hierarquizar os discursos como sendo verdadeiros ou falsos.

Não há discursos religiosos falsos. Existem, sim, discursos religiosos que dão sentido e significado à ordem das coisas e à própria existência. Quando hierarquizamos os discursos, principalmente os religiosos, dogmatizamos o único em detrimento da variedade. Discursos únicos são discursos absolutos. Narrativas únicas são narrativas totalizantes e totalitárias.

Quando atribuímos validade universal e cósmica a um único tipo de discurso vemos as outras pessoas e outros discursos como pessoas que pensam e vivem no erro. E, por isso, demonizamos as demais pessoas e seus discursos construindo guetos religiosos.

Minha identidade cristã se fortalece quando posso chamar meus amigos fraternalmente de irmãos (ãs). Hoje, imagino meu corpo composto de vários altares onde os mais variados deuses se reúnem numa grande celebração para me tornar mais humano.

Talvez seja essa a função dos deuses que abrigamos em nossos corpos-altares: fazer com que sejamos plenamente humanos quando respeitamos aqueles que são diferentes e, mesmo na diferença, nos assentamos para viver fraternal e solidariamente.

*Dr. Luiz Alexandre Solano Rossi: pós-doutor em História Antiga (UNICAMP) e em Teologia (Califórnia). Membro do Movimento Ecumênico de Maringá e da Comissão de Diálogo Inter-religioso de Maringá. Contato: www.luizalexandrerossi.com.br

Verso e Voz — 09 de fevereiro

Porque, se há boa vontade, será aceita conforme o que o homem tem e não segundo o que ele não tem. Porque não é para que os outros tenham alívio, e vós, sobrecarga; mas para que haja igualdade, suprindo a vossa abundância, no presente, a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir a vossa falta, e, assim, haja igualdade, como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta. — 2 Coríntios 8.12-15

“Cada ato do amor é um ato da paz, não importa quão pequeno”. — Madre Teresa

www.sojo.net

08 fevereiro, 2007

Nova aliança ecumênica para o desenvolvimento dá os primeiros passos

NAIRÓBI, 7 de fevereiro (CMI/ALC) - "A capacidade do movimento ecumênico para responder aos desafios do mundo atual depende em grande medida da criação de redes e de formas de cooperação mais criativas e orientadas para o futuro”, disse o secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Samuel Kobia, na primeira assembléia da organização Ação Conjunta das Igrejas (ACT) para o Desenvolvimento, reunida ontem e hoje nesta capital.

ACT para o Desenvolvimento é uma nova aliança de igrejas e de organizações, nascida depois de dois anos de consultas às partes envolvidas, que têm em sua pauta o trabalho para erradicação da pobreza, da injustiça e do abuso dos direitos humanos, com especial ênfase no desenvolvimento. A nova aliança é, assim, uma das maiores redes para o desenvolvimento existentes no mundo.

A nova realidade marcada pela globalização econômica e a clara evolução do pensamento, que passou da ajuda de emergência ao desenvolvimento constituem a plataforma comum dos ministérios especializados das igrejas voltados para este tema, o que, na avaliação de Kobia, deveria ter sido criado há muito tempo. ACT para o Desenvolvimento permitirá uma cooperação mais estreita entre esses ministérios e o CMI, suas igrejas membros e organizações ecumênicas parceiras.

Entre outras vantagens, espera-se que a nova aliança proporcione uma maior visibilidade no terreno mundial, o que, por sua vez, possibilitará aos parceiros envolvidos mais sucesso na hora de arrecadar fundos, disse Kobia.

Além de utilizar a marca conjunta em seu trabalho (ACT para o Desenvolvimento), as igrejas e organismos parceiros devem comprometer-se com os valores da aliança, com um código de práticas politicamente corretas, com a transparência e a mútua prestação de contas. A aliança não será, contudo, um mecanismo para canalizar fundos entre doadores. Os organismos parceiros e as igrejas continuarão decidindo a quem apoiar.

"Os associados necessitam-se mutuamente dentro do movimento ecumênico, com as funções e responsabilidades específicas de cada um", declarou Kobia. A criação de ACT para o Desenvolvimento representa "um grande passo” e "resultará benéfica para nossos parceiros em nível local e nacional", definiu o secretário-geral do CMI.Kobia reconheceu que persistem algumas inquietações que devem ser encaradas com seriedade, entre elas a função específica do CMI, o compromisso real dos ministérios especializados de trabalharem juntos e o perigo de que a lógica das ONGs se imponha à responsabilidade ecumênica.

Kobia frisou, no entanto, que o CMI compromete-se a “utilizar sua posição para proporcionar assistência à criação e desenvolvimento de um instrumento especializado que, assim se espera, beneficie o movimento ecumênico em seu conjunto”.A nova aliança deverá manter estreita relação com ACT International - organismo de coordenação do socorro em emergências vinculado ao CMI - e com a Aliança Ecumênica de Ação Mundial. O CMI está preparado para “procurar laços mais estreitos entre essas três organizações, a fim de que chegue logo o momento em que exista só uma entidade ecumênica que leve o nome de ACT”, adiantou Kobia.

Qualquer igreja membro do CMI, departamento eclesial, ministério ou organismo que tenha por mandato a cooperação em matéria de desenvolvimento pode solicitar sua adesão à ACT para o Desenvolvimento.

-------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Nueva Alianza Mundial de Iglesias

"La capacidad del movimiento ecuménico para responder a los desafíos del mundo actual depende en gran medida de la creación de redes y de formas de cooperación más creativas y orientadas al futuro", dijo ayer el Rev. Dr. Samuel Kobia, secretario general del Consejo Mundial de Iglesias (CMI), en la primera asamblea de ACT (Acción Conjunta de las Iglesias) para el Desarrollo, una nueva alianza de iglesias y organizaciones relacionadas que trabajan en materia de desarrollo, que se convierte en una de las mayores redes para el desarrollo que existe en el mundo.

"Una nueva realidad marcada por la globalización económica" y una "clara evolución en el pensamiento que ha pasado de la ayuda de emergencia al desarrollo" han hecho de la plataforma común de los ministerios especializados de las iglesias activos en materia de desarrollo algo que "debería haberse creado mucho antes", recalcó Kobia.

Entre otras ventajas, se espera que la nueva alianza proporcione una mayor "visibilidad en el terreno mundial", lo que a su vez debería posibilitar que sus miembros tuvieran "más éxito a la hora de recaudar fondos", dijo Kobia. Para que esto ocurra, los participantes de la alianza tendrán la oportunidad y la obligación de trabajar bajo una marca común, ACT para el Desarrollo, que se espera llegue a ser sinónimo de una labor de desarrollo de alta calidad y de alcance mundial.

Además de utilizar la marca conjunta en su trabajo, los participantes deben comprometerse con los valores de la alianza, con un código de buenas prácticas, y con la transparencia y la mutua rendición de cuentas. No obstante, la alianza no será un mecanismo para canalizar fondos entre donantes e implementadores. Al contrario, los participantes continuarán decidiendo a quién apoyan y de quién reciben fondos.+ (PE)

07/02/07 - PreNot 6475
Agencia de Noticias Prensa Ecuménica - ECUPRES

Verso e Voz — 08 de fevereiro

E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor. — 2 João 1.6


"O amor é algo mais rigoroso e esplêndido do que mero bondade". — C. S. Lewis

07 fevereiro, 2007

Faleceu Henrique Pereira Junior

"Porque ninguém de nós vive e ninguém morre para si mesmo, porque se vivemos é para o Senhor que vivemos, e se morremos é para o Senhor que morremos. Potanto, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor" (Rm 14.7-8)

É com profundo pesar que comunicamos a morte do irmão Henrique Pereira Junior. Ele faleceu no domingo 28/01/07 e foi sepultado no Cemitério Gethsêmani no dia 29/01/07, em São Paulo, Capital, onde residia.

O amigo Henrique teve atuação destacada também no "mundo ecumênico" sendo Coordenador e Secretário Executivo do MUR-Brasil e MUR-América Latina (Programa do Conselho Mundial de Igrejas). Atuou também no antigo CEDI atual Koinonia. Foi figura destacada nas Comunidades Eclesiais de Base e Movimentos de Organização Popular. Atuou, também, com destaque no Partido dos Trabalhadores. Futuramente teremos a sua biografia completa no site da MUR. Oremos pelos familiares...

Rev. Octavio A. S. Filho

Liberdade religiosa e diversidade, o desafio do protestantismo italiano

COLONIA VALDENSE, 6 de fevereiro (ALC) -A moderadora da União das Igrejas Evangélicas Valdenses e Metodistas na Itália, pastora María Bonafede, que participa até a quarta-feira, 7, da XLIV Assembléia Sinodal da Igreja Valdense no Rio da Prata, reunida nesta cidade uruguaia, disse que denominações minoritárias na Itália trabalham pela aprovação de um Dia da Liberdade Religiosa.

Consultada a respeito do aumento constante da migração para a Europa, Bonafede comentou que um das características do fenômeno é que muitos desses imigrantes procedentes da Ásia, da África, do Leste europeu, são evangélicos e protestantes, e que precisam de um ou dois anos até encontrar uma igreja protestante como a do seu país de origem.

"No futuro, a Europa será um lugar onde conviverão pessoas de culturas diversas: cultura italiana, alemã, cultura africana e cultura islâmica, todas elas devem conviver juntas, o que é muito difícil”, disse. Na Europa há muita resistência e custa aos italianos aceitarem quem aquele que é diferente. “A Igreja Valdense entende que isso não é um problema, senão um enriquecimento e por isso se prepara para reconhecer as pessoas em sua diversidade", agregou.

Sobre a temática da liberdade religiosa e o conceito de igualdade religiosa, tema debatido em vários países europeus, Bonafede informou que o Sínodo Valdense-Metodista italiano emitiu proposta ao governo para que o dia 17 de fevereiro seja reconhecido oficialmente na Itália como o Dia da Liberdade Religiosa e de Consciência.

"Bom, é preciso ver se o governo o aprova. Na constituição essa liberdade existe, mas na realidade tudo o que não é católico não tem difusão, não aparece nos diários nem na televisão", afirmou.

O pedido formulado estende a todos os muçulmanos, budistas, protestante, enfim, a todos os que praticarem uma religião a possibilidade de celebrarem um Dia da Liberdade Religiosa. "Neste momento, o governo também está pensando numa lei de liberdade religiosa que tem a resistência da Igreja Católica, porque ela não quer ser igual às demais. Por esta razão, estamos trabalhando junto ao governo para a criação da lei", finalizou a pastora italiana.

----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Verso e Voz — 07 de fevereiro

[O Senhor] mesmo julga o mundo com justiça; administra os povos com retidão. O Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação. Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, SENHOR, não desamparas os que te buscam. — Salmos 9.8-10

“Quanto tempo mais vou pensar mais frequentemente sobre meu cabelo do que sobre as coisas no mundo que importam”? — Anne Lamott, em Traveling Mercies: Some Thoughts on Faith

www.sojo.net

06 fevereiro, 2007

Verso e Voz — 06 de fevereiro

Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais?Tiago 2.5-6

“Aqueles e aquelas que querem aprender servir devem primeiramente aprender a pensar pouco de si mesmos ... Somente aqueles e aquelas que vivem pelo perdão de seu pecado em Jesus Cristo pensarão de si mesmos na maneira certa. Saberão que sua própria sabedoria chegou ao fim completamente quando Cristo os perdoou”. — Dietrich Bonhoeffer

www.sojo.net

05 fevereiro, 2007

V Asamblea del CLAI en Buenos Aires

El Consejo Latinoamericano de Iglesias (CLAI) realizará su quinta Asamblea, desde el 19 al 25 de febrero, en las instalaciones del Colegio Ward, Ramos Mejía, un importante centro educativo apto para este tipo de eventos.

Bajo el lema “La gracia de Dios nos justifica, su espíritu nos libera para la vida”, participarán de la V Asamblea más de seis centenas de líderes de unas 180 iglesias y organismos ecuménicos provenientes de veinte países de latinoamericanos y caribeños más los invitados de otros continentes.

La decisión de efectuar esta Asamblea en Buenos Aires surgió en una cerrada votaciónde la Junta Directiva, en febrero de 2006, en la que la otra ciudad en consideración fue San Pedro Sula, de Honduras.La Asamblea que colocó las bases de CLAI fue en 1978, en Oaxtepec, México, para que luego de una etapa de cuatro años se constituyó oficialmente en 1982, en Huampaní, Perú, en 1982, con el lema "Jesucristo, vocación comprometida con el Reino" que calificó la gestión del CLAI en su rol ecuménico y social.

Indaiatuba, Brasil, 1988, Concepción, Chile, 1995 y Barranquilla, Colombia, 2001, fueron las otras tres Asambleas. “Libres para construir la paz", el lema de la Asamblea en Colombia marca el cambio social del continente al compararse con el primero que mencionaba el compromiso de las iglesias con la sociedad donde vivía y también con el de 2007 donde el lema adoptado parecería indicar la reflexión hacia el interior de la organización ecuménica. + (PE)

07/02/05 - PreNot 6465
Agencia de Noticias Prensa Ecuménica - ECUPRES

CMI apoya informe sobre cambio climático

El cuarto informe principal en 20 años del Grupo Intergubernamental de Expertos sobre el Cambio Climático (IPCC), que presenta el consenso científico aplastante sobre las emisiones de gases de efecto invernadero, fue bien recibido por el programa del Consejo Mundial de Iglesias (CMI).

Es "muy probable," dice el informe del IPPC, que las emisiones de combustibles fósiles y otras actividades humanas sean las causas principales del cambio climático.

En la terminología del IPCC, "muy probable" indica por lo menos una probabilidad del 90 por ciento, y es la más fuerte vinculación del cambio climático a las actividades humanas hecha por el grupo desde su constitución en 1988. El informe señala que para corregir los daños ya ocasionados se requerirán muchos siglos.

Para el Rev. Dr. Martin Robra, responsable de la labor del CMI sobre cambio climático, el debate mundial sobre el impacto humano en el medio ambiente debe pasar ahora de la negación y los aplazamientos a la responsabilidad y los remedios, que efectivamente están al alcance de la humanidad.

Los escenarios alarmantes respecto a las consecuencias del cambio climático para personas, plantas y animales, dice el CMI, deben obligar a todos a hacer todo lo posible para reducir las emisiones de gases de efecto invernadero y a prestar apoyo a cuantos se ven ya afectados por tormentas, sequías, inundaciones y la elevación del nivel del mar.

El Consejo insta a las personas, cada vez más numerosas en sus iglesias miembros, que se ocupan del cambio climático a que consulten y utilicen la información publicada en el informe del IPCC.

Sus propios trabajos sobre el cambio climático se iniciaron en 1990, señalando a la atención de las iglesias y del público en general la amenaza del cambio climático para la vida futura, así como sus repercusiones efectivas en el presente, especialmente para las comunidades pobres y vulnerables.+ (PE).

07/02/05 - PreNot 6463
Agencia de Noticias Prensa Ecuménica - ECUPRES

CMI aplaude relatório sobre mudança climática

GENEBRA, 2 de fevereiro (CMI)- O programa do Conselho Mundial deIglesias (CMI) sobre mudança climática e água recebeu com satisfação orelatório publicado hoje pelo grupo sobre o clima da ONU. O quartorelatório principal em 20 anos do Grupo Intergovernamental de Especilistassobre Mudança Climática (IPCC) apresenta o consenso científico a respeitodas emissões de gases e o efeito estufa.

É muito provável, diz o relatório do IPPC, que as emissões decombustíveis fósseis e outras atividades humanas sejam as causasprincipais da mudança climática. Na terminologia do IPCC, "muitoprovável" indica pelo menos uma probabilidade de 90%, e é a maisforte vinculação da mudança climática às atividades humanas feitas pelogrupo desde sua constituição em 1988. O relatório lembra, também, que paracorrigir os danos já ocasionados vão ser necessários muitos séculos.

Para o reverendo Martin Robra, responsável pelo programa sobre mudançaclimática do CMI, o debate mundial quanto ao impacto humano no meioambiente deve passar agora da negação e os adiamentos à responsabilidade eos remédios, que efetivamente estão ao alcance da humanidade.

O cenário alarmante sobre as conseqüências da mudança climáticapara pessoas, plantas e animais, diz o CMI, deve obrigar a todos a fazertodo o possível para reduzir as emissões de gases que geram o efeitoestufa e a prestar apoio a quantos se vêem já afetados por tormentas,secas, inundações e a elevação do nível do mar.

O CMI insta as pessoas nas igrejas preocupadas com a mudança climática, aconsultarem e utilizarem a informação publicada no relatório do IPCC.

Os estudos do CMI sobre mudança climática começaram em 1990, assinalando oatendimento das igrejas e do público em general do que representa a ameaçada mudança climática para a vida futura, bem como suas repercussõesefetivas no presente, de modo especial para as comunidades pobres evulneráveis.

---------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Falecimento de Milan Opocensky deixa a família reformada de luto

Por Manuel Quintero

GENEBRA, 2 de fevereiro (*ALC)- Causou profunda consternação à famíliareformada e nos círculos ecumênicos a morte em Praga, na quarta-feira, 31de janeiro, do teólogo checo Milan Opocensky, aos 75 anos de idade.

A Aliança Reformada Mundial (ARM) expressou "profundo sentimento detristeza" ao anunciar a morte de Opocensky, que foi secretário-geraldesse organismo entre 1989 e 2000.

Opocensky nasceu em 1931, em Hradec Kralove, a cerca de 100 km de Praga,numa família de teólogos. Seu pai era pastor na Igreja Evangélica dosIrmãos Checos, que tem suas origens na obra do reformador João Hus. A mãede Milan foi a primeira mulher que estudou teologia protestante naTchecoslováquia.

Ele foi ordenado pastor da Igreja Evangélica dos Irmãos Checos em1955 e completo seu doutorado em Teologia, em 1965, sob a influência dogrande pensador checo Josef Hromadka.

O teólogo reformado iniciou sua carreira ecumênica em 1958, na ConferênciaCristã pela Paz. Nos anos 60 do século passado, ele integrou a comissão dejuventude do Conselho Mundial de Igrejas.

Entre 1967 e 1973, Opocensky atuou como secretário europeu da FederaçãoUniversal de Movimentos Estudantis Cristãos (FUMEC). De regresso ao seupaís natal ele foi nomeado professor de ética social na FaculdadeProtestante de Teologia Comenius, em Praga.

Foi autor de vários livros, entre os quais destacam-se Cristãos eRevoluções (Genebra 1977) e Resistência e Revolução, publicado em Munichem 1982. Também escreveu artigos para revistas especializadas.

Em agosto de 1989, em Seul, o Conselho Geral da Aliança elegeu-osecretário-geral do organismo Pregando o sermão de encerramento do evento,Opocensky afirmou que a tarefa principal dos cristãos é "testemunhar oamor de Deus a nossos próximos, especialmente para aqueles que sãooprimidos". E adicionou: "Não podemos jamais legitimar nem submeter-noscega e incondicionalmente aos poderes deste mundo, porque Jesus Cristo é odesafio para qualquer sistema estabelecido".

Ao longo de seu mandato, Opocensky trabalhou infatigavelmente na promoçãodos diálogos e cooperação com outras famílias cristãs. Tambémimpulsionou decisivamente a luta pela justiça econômica e chegou acolocá-la no centro das preocupações da Aliança.

"É difícil apreciar onde estaria hoje a Aliança em seu compromisso com ajustiça econômica e ecológica sem o grande legado de Milan", declarou oreverendo Clifton Kirkpatrick, presidente da ARM, ao tomar conhecimento damorte do distinto ecumenista reformado checo.

--------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Pagura visita o país depois do retorno de Ortega

Por Trinidad Vázquez

MANÁGUA, 2 de febrero (ALC) - A convite da Igreja Metodista da Nicarágua,chega hoje, a esta capital, o bispo argentino Federico Pagura,ex-presidente do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI) e umincansável batalhador pela causa ecumênica.

Pagura será recebido pelo presidente e pastor da Igreja Metodista emManágua, Elmer Zavala, e autoridades com as quais celebrará culto de açãode graças.

O religioso argentino solicitou encontro com o novo presidente daNicarágua, Daniel Ortega. Nos anos 80 do século passado, Pagura foicondecorado pelo governo sandinista com a medalha "César Agusto Sandino"pelo apoio à revolução, que no momento era combatida pelo governonorte-americano.

Na segunda-feira, 5, o líder protestante falará no programa radiofônicoOrientações, do Conselho de Igrejas Evangélicas Pró-Aliança Denominacional(CEPAD), e se entrevistará com a presidente do organismo, engenheiraDamaris Albuquerque.

O bispo emérito metodista argentino é um incansável batalhador pelosdireitos humanos no seu país. Ele esteve na Nicarágua em 1997 quando dacelebração dos 25 anos de existência do CEPAD. Na ocasião, ele foi um dosconvidados especiais, junto com o teólogo metodista Miguel Bonino, paraessa festividade.

O professor e pastor González, hoje presidente da Junta Diretiva daUniversidade Evangélica Nicaragüense (UENIC), disse que o bispo Pagura éum símbolo na luta contra a ditadura na América do Sul nos anos 60 e 70 doséculo passado. "Nesse período, de torturas e mortes, Pagura exortou aigreja evangélica a levantar sua voz profética", lembrou.

Para o diretor do Centro Intereclesial de Estudos Teológicos e Sociais(CIEETS), Jairo Arce, Pagura é um verdadeiro profeta e um lutador contra ainjustiça.

---------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Verso e Voz — 05 de fevereiro

Muitas graças darei ao SENHOR com os meus lábios; louvá-lo-ei no meio da multidão; porque ele se põe à direita do pobre, para o livrar dos que lhe julgam a alma.— Salmos 109.30-31

“Um fenômeno incomodo sucede repetidamente entre os cristãos novos criados em lares e em igrejas sadios. Após viver suas infâncias como exemplares excelentes da fé cristã, muitos tornam-se desistentes espirituais. Falharam porque concentraram na vida cristã exterior, visível? Aprenderam a imitar determinados comportamentos, nuances de palavras, e réplicas emocionais? Como lagostas, desenvolveram um exterior duro que se assemelhasse a todos os outros e concluísse que tais comportamentos fossem o reino de Deus, quando por dentro deles eram fracos e vulneráveis? ... Uma casca exterior pode parecer atrativa, confiável, e protetora. Certamente tem vantagens sobre um esqueleto morto, inútil ou sobre esqueleto nenhum. Mas Deus deseja para nós um esqueleto mais avançado que sirva enquanto permanece escondido”. — Paul Brand, em Fearfully and Wonderfully Made

www.sojo.net

04 fevereiro, 2007

Placa de Igreja "Metodista" em Salvador


Essa é a fachada de uma igreja Metodista em Salvador. Sua história de 11 anos registra um trabalho muito efetivo com pessoas e crianças negras. Segundo um dos colaboradores, há poucos brancos em comunidades carentes de Salvador.

A visão, a missão e os objetivos dessa igreja anuncia tratar-se de uma Igreja Metodista Wesleyna.



Coisa bonita de ver.

São evidências como essas, de trabalho e de definições das marcas metodistas, que dão esperança do que éramos, do que somos e do que ainda poderemos ser...

Quem tiver imagens, envie ao Blog. Imagens falam mais que mil palavras.

Por Maria Newnum com colaboração de Cleber Coparadela

Verso e Voz — 04 de fevereiro

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. — Efésios 6.11-12

“Coloque se em risco – a cada dia. Se não for disposto a se arriscar seu ser – a cada dia – então não está comprometido com a mudança que desafia os poderes”. — Tom Peters, consultor empresarial/autor