02 dezembro, 2006

Verso e Voz — 02 de dezembro

O Senhor faz justiça e julga a todos os oprimidos e oprimidas. Manifestou os seus caminhos a Moisés e os seus feitos aos filhos e filhas de Israel. O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades. — Salmo 103.6-10

“Os Salmos desafia nossas noções do profano e do sagrado, mostrando que tudo o que nós sentimos, testemunhamos, fazemos aos outros e outras e temos recebido dos outros e outras é um assunto aceitável para conversar com o Divino. Eles nos convidam a trazer toda parte de nós mesmos às casas de oração. Se omitimos expressões de fé perdida, de raiva, de desdém e de desejo de vingança, deixamos partes de nós mesmos na porta”. — Kari Jo Verhulst, em “The Dangers of De-Fanging God” Sojourners, nov-dez de 1999

www.sojo.net

01 dezembro, 2006

Novas Representações oficiais do CONIC

Brasília, 28 de novembro de 2006

Às Representações do CONIC
CONIC Agreste – Caruaru-PE
CONIC Cascavel – Cascavel-PR
MECUM – Maringá-PR
MEL – Londrina-PR

Caros Irmãos e Irmãs,

A XII Assembléia Geral do CONIC, realizada em Brasília-DF nos dias 15-17 de novembro de 2006, referendou com aplauso as Representações Locais do CONIC nas cidades de Caruaru-PE, Cascavel-PR, Maringá-PR e Londrina-PR.

As Representações Regionais, Estaduais e Locais são um fato ecumênico importante porque realizam nas comunidades cristãs a aspiração das Igrejas a manifestar visivelmente a comunhão de fé, de esperança e de amor que une as pessoas batizadas em Cristo.

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil conta com a força das Representações para todas as iniciativas ecumênicas de abrangência nacional e com a criatividade de cada uma delas para programas ecumênicos adequados às diferentes situações locais.

O planejamento estratégico de cada Representação dará vitalidade e eficácia a ação ecumênica; a articulação em rede de todas elas permitirá ao movimento ecumênico no Brasil dar novos passos rumo à meta da unidade implorada por Cristo Jesus na hora da sua paixão: “Pai que todos sejam um, para que o mundo creia”. Esta relação estreita entre unidade e missão é objeto de reflexão aprofundada nas Igrejas cristãs no mundo contemporâneo.

É com grande satisfação e alegria que o CONIC saúda cada um dos membros das novas Representações e deseja a todos um serviço abençoado à santa causa da unidade dos cristãos.


Que todos sejam um!


Pe Gabriele Cipriani

Um Alerta no dia Mundial de Combate a AIDS

BRASIL
Crescem casos de HIV/Aids no país entre pessoas da terceira idade

PORTO ALEGRE – 01 de dezembro (ALC) – Dados do Boletim Epistemológico 2006, divulgados na semana passada pelo Ministério da Saúde, mostram que cresceu o número de casos de HIV/Aids no Brasil entre pessoas da terceira idade e na população feminina. O Dia de Combate à Aids, lembrado hoje, é importante para manter acesa uma luta constante contra a pandemia.

Mas o relatório também traz uma surpresa positiva: a redução acentuada, de 51,1% entre 1996 e 2005, dos casos de transmissão vertical, ou seja, quando o HIV é passado de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.

Verificou-se, porém, um aumento entre a população feminina na taxa de incidência - número de casos registrados em cada grupo de 100 mil pessoas – da ordem de 9,3, em 1996, para 14,2, em 2005. Embora o relatório tenha constatado uma diminuição discreta no número de casos em crianças com menos de 5 anos, nas adolescentes e nas adultas entre 20 e 29 anos, nas mulheres com mais de 30 anos houve uma progressão da doença em todas as faixas etárias.

Entre pessoas com mais de 60 anos de idade, a taxa de incidência da Aids em homens passou de 5,9, em 1996, para 8,8, em 2005, e de 1,7 para 4,6 entre mulheres, no mesmo período. Esse índice cresceu ainda mais na faixa etária de 50 aos 59 anos. Em 1996, os homens registravam 18,2, alcançando 29,8 em 2005. Entre as mulheres, a taxa cresceu de 6 para 17,3 no mesmo período.

Os números do relatório também apontam para uma diminuição dos casos de Aids entre homossexuais e o aumento entre os bissexuais e heterossexuais. Nesse último grupo, o percentual em relação ao número total de casos verificados em 1996 foi de 22,5%. Em 2005, passou para 44,2%.

Os indicadores oferecidos pelo Boletim Epistemológico coincidem com as constatações verificadas pelo Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (GAPA) no trabalho, em Porto Alegre, junto às pessoas que convivem com a doença. Segundo a presidente da entidade, Patrícia Werlang, a Aids está atingindo cada vez mais as mulheres, pessoas da terceira idade e populações que vivem abaixo da linha da pobreza.

Em entrevista à ALC, Werlang enfatizou a necessidade de maiores investimentos no acesso à prevenção, no trabalho de assistência e atenção das pessoas que vivem com Aids, além da melhoria na qualidade dos serviços de saúde. “Esse dia 1o de dezembro é importante para relembrarmos a necessidade de mantermos uma luta constante de prevenção à Aids e para compreendermos que a Aids está presente entre todos nós”, sublinhou.

Quanto à proliferação da doença entre pessoas com mais de 60 anos, Werlang disse que nos últimos anos houve uma alteração no comportamento sexual desta população em decorrência do advento de medicações utilizadas para problemas de disfunção. “Atualmente, consegue-se ter uma vida sexual por mais tempo, mas é preciso elaborar estratégias de prevenção junto a essa população”, advertiu.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 600 mil brasileiros vivem com o HIV ou já desenvolveram a Aids. Somente no ano de 2005, mais de 160 mil pessoas receberam tratamento gratuito da doença através da distribuição dos medicamentos anti-retrovirais pela rede pública de saúde.

Embora se diga que o Brasil tenha um programa de referência no combate à Aids, frisou Werlang, ainda é preciso avançar para atingir respostas efetivas de controle da epidemia no país. A presidente do Gapa preconizou o uso do preservativo como método mais eficiente de combate à Aids e destacou a importância do acolhimento e da atenção às pessoas que vivem com a doença como medida para uma eficiente resposta à epidemia.

-----------------------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación

Verso e Voz — 1º de dezembro

Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o Senhor, que se compadece de ti. — Isaías 54.10

“O ponto central na história de Noé e a arca... é a aliança estabelecida por Deus com ‘todos os seres viventes’. É aqui que as promessas da aliança começam. E a aliança de Deus é estabelecida não somente com as pessoas; é uma aliança com toda a criação”. — Wesley Granberg-Michaelson

www.sojo.net

Diferendo Argentina-Uruguay

Metodismo Uruguayo Apoya gestión de Tabaré Vázquez.

La Junta Nacional de la Iglesia Metodista en el Uruguay (IMU) envió su apoyo al Presidente Tabaré Vázquez por la forma que esta manejando el diferendo con la hermana República Argentina, según se informa en un comunicado público dado a conocer por la IMU.

Mediante una carta enviada Tabaré Vázquez el 27 de noviembre, suscripta por su Presidente, Pastor Oscar Bolioli, la IMU entiende que se ha llevado esa instancia con "moderación, mesura y respeto" y expresa la esperaza de que dentro del respeto de las mutuas soberanías y derechos puedan encontrarse nuevos caminos para una solución definitiva del diferendo.

Desde el mes de setiembre, la Iglesia Metodista, juntamente con las demás Iglesias de la Federación de Iglesias Evangélicas, el Consejo de Iglesias Cristianas del Uruguay y sus similares en Argentina, dedican el primer domingo de cada mes en orar por la solución del conflicto Uruguay-Argentina.

Esas jornadas de oración culminarán en la V Asamblea del Consejo Latinoamericano de Iglesias (CLAI) que se realizarán en Buenos Aires, desde el 19 al 25 de Febrero de 2007.+ (PE)

Texto de la Carta enviada al Presidente Tabaré Vázquez

IGLESIA METODISTA EN EL URUGUAY

27 de noviembre de 2006

Presidente de la República
Dr. Tabaré Vázquez

De nuestra estima:

La Junta Nacional de la Iglesia Metodista, reunida este fin de semana, ha decidido hacerle llegar a Ud. nuestra complacencia por la moderación, mesura y respeto que el Gobierno de Uruguay ha asumido en este difícil momento en la relación con la hermana República de Argentina.

Es nuestra esperanza que en el camino de respeto a nuestras mutuas soberanías y derechos, podamos re-encontrar el diálogo que permita abrir el cauce a soluciones definitivas. Las Iglesias, tanto de Argentina como Uruguay, estamos orando el primer domingo de cada mes por la solución del diferendo. Este domingo, volveremos a hacerlo como comunidades que se sienten hermanas, más aún en este periodo de Adviento y esperanza.

Sr. Presidente, seguiremos orando por Ud. y su Gobierno, para que Dios les de entereza y sabiduría en este tiempo.

Vaya también nuestro deseo de una Navidad plena de paz para Ud. y los suyos.

Respetuosamente le saluda,

José Luis Mochetti Rev. Oscar Bolioli
Vice Presidente Presidente
01/12/06 - PreNot 6344
Agencia de Noticias Prensa Ecuménica - ECUPRES

Mensaje de Navidad del CMI

En su mensaje de Navidad, el CMI (Consejo Mundial de Iglesias) utiliza la cita sobre los pastores en el Evangelio de Lucas para sostener que ellos eran los “Excluidos por la sociedad de aquellos tiempos” cuyo “mensaje tiene sentido para un tiempo como el nuestro, cuando hay tantas personas excluidas en nuestra sociedad.”

Firmado por el Pastor Samuel Kobia, Secretario General, del CMI, se formula la observación de que la buena noticia del Nacimiento de Jesús fue escuchada atentamente por los habitantes de aquella aldea, que “supieron que las cosas habían cambiado... que la antigua sociedad de Belén y toda la historia humana se habían transformado gracias al encuentro de los pastores”

Luego recuerda que "Dios, en tu gracia, transforma el mundo" fue el tema de la Asamblea del CMI, efectuada en febrero de este año en Porto Alegre, Brasil, donde “se escucharon pujantes narraciones de muchos mensajeros diferentes” y que , entre otros desafíos la Asamblea “sintió cuán difícil y cuán esencial es proteger a los niños del azote de la guerra” y que “invertir en su educación y su desarrollo es uno de los medios más importantes y eficaces de instaurar una paz duradera y justicia en la sociedad”

Al señalar algunas de las tareas del CMI, se menciona la delegación ecuménica que visitó en agosto el Líbano, Palestina e Israel “para hacer llegar a las iglesias y a las personas de la región nuestra solidaridad ante el conflicto armado que estaban viviendo”; el apoyo a las iglesias de África en favor de la paz en el Sudán; la preocupación por los asesinatos extrajudiciales de dirigentes de iglesia que defienden la causa de la justicia en las Filipinas.

Todo ello como una indicación de que “si los pastores pueden llegar a ser ángeles (mensajeros), entonces hay esperanzas de que cada uno de nosotros pueda llegar a serlo, dando testimonio de cómo la gracia de Dios está transformando el mundo”.

A partir de que “La Palabra se hizo carne cuando el hijo de Dios nació en un establo” el mensaje del CMI exhorta a “recibir este profundo mensaje de gracia, de celebración, de justicia, y a comunicarlo a aquellos que están en nuestro entorno con la esperanza de que el mundo entero sea transformado” + (PE)

01/12/06 - PreNot 6345
Agencia de Noticias Prensa Ecuménica - ECUPRES

Dia Mundial de SIDA

En el Día Mundial del Sida, 1 de diciembre, Kofi A. Annan, Secretario General de las Naciones Unidas, emitió un mensaje, dado a conocer pro ADITAL, del cual damos a conocer tres de sus párrafos.

“La tarea consiste ahora en conseguir que se cumplan todos los compromisos, incluido el de alcanzar el objetivo de desarrollo del Milenio de detener y comenzar a reducir la propagación del VIH para el año 2015, como convinieron todos los gobiernos del mundo. Los dirigentes de todos los niveles deben reconocer que detener la propagación del SIDA es también un requisito para la consecución de casi todos los otros objetivos, que constituyen, en conjunto, el plan convenido de la comunidad internacional para construir un mundo mejor en el siglo XXI. Los dirigentes deben responder por sus compromisos ante sí mismos y ante todos nosotros.

Esa responsabilidad, esa rendición de cuentas que es el tema de este Día Mundial de la Lucha contra el SIDA, exige que cada presidente y primer ministro, cada parlamentario y cada político, declare su firme decisión de poner fin al SIDA. Para ello deberán ofrecer más protección a todos los grupos vulnerables, ya sean las personas que viven con el VIH, los jóvenes, los trabajadores del sexo, los usuarios de drogas inyectables o los hombres que tienen relaciones sexuales con otros hombres. Deberán trabajar lado a lado con las agrupaciones de la sociedad civil, que son decisivas en esta lucha. Y también deberán tratar de efectuar auténticos cambios positivos para infundir más poder y confianza a las mujeres y las niñas y transformar las relaciones entre las mujeres y los hombres de todos los sectores de la sociedad.

…………………………………………………………………………………………
Aunque pronto dejaré el cargo de Secretario General de las Naciones Unidas, seguiré difundiendo este mensaje mientras me queden fuerzas. Este Día Mundial de la Lucha contra el SIDA siempre será para mi un día especial. Comprometámonos hoy a persistir en nuestro empeño, no sólo este día, o este año, o el entrante, sino todos los días, hasta acabar con la epidemia.” (PE)

01/12/06 - PreNot 6346
Agencia de Noticias Prensa Ecuménica - ECUPRES

30 novembro, 2006

Verso e Voz — 30 de novembro

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todas as pessoas. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. — Filipenses 4.4-7

“Não ore para uma vida fácil; ore para ser mais forte. Não ore para tarefas iguais ao seus poderes; ore para poderes iguais às suas tarefas. Assim, sua obra não será um milagre, mas você mesmo será um milagre. Todos os dias se maravilhará de si mesmo, da riqueza da vida que vem a você pela graça de Deus. — Phillips Brooks

www.sojo.net

29 novembro, 2006

Igreja Luterana inicia ações pelo Dia Mundial contra o HIV/Aids

COLÔMBIA

Por William Delgado

BOGOTÁ, 29 de novembro (ALC) – No domingo, 26, foi realizado na Congregação Luterana “O Redentor”, desta capital, um culto de celebração pelo Dia Mundial de Luta contra o HIV e AIDS, que contou com a participação do secretário para a América Latina e Caribe da Federação Luterana Mundial (FLM), reverendo Martin Junge.

A celebração abriu as atividades da semana de luta contra a pandemia, tendo em vista a celebração, a 1. de dezembro, do Dia Mundial contra o HIV/AIDS, tema sobre o qual as Igrejas da comunhão luterana na América Latina publicaram livro recentemente.

A comunhão Luterana assinala que “guarda um enorme tesouro de experiências práticas e de pensamento em suas comunidades e congregações”, enfatizando a importâncias “das Igrejas e seus membros tomarem consciência desta riqueza que ali se encontra, no meio deles”.

O livro foi publicado recentemente como parte do Fundo de Publicações Humberto Ramos Salazar, e seu conteúdo foi sistematizado pela comunhão luterana em fundamentos bíblicos e teológicos, educação e prevenção e acompanhamento, ação pastoral, liturgia e meditações.

Atualmente, dois milhões de pessoas vivem com HIV/AIDS e aproximadamente 567 contraem o vírus a cada dia. Como em outras regiões em desenvolvimento, o HIV/AIDS afeta de modo desproporcional os trabalhadores mais produtivos dos países da América Latina e do Caribe, infectando cerca de 1 de cada 200 adultos entre 15 e 49 anos de idade.

Para essa semana foram programados eventos culturais no Jardim Botânico, organizados por ASVIHDA – JARDIM BOTÂNICO e ONUSIDA - e pela Secretária Distrital de Saúde do Distrito Capital, UNFPA e o Fundo de População das Nações Unidas.

Também está sendo preparada para essa sexta-feira a realização de marchas com acompanhamento artístico, da Praça de Toros até o Parque dos Jornalistas, no centro da cidade, com a coordenação da Mesa de ONG’s – ONUSIDA. Será um evento lúdico, artístico e musical, com momentos de sensibilização e reflexão sobre a problemática.

O Departamento de Bem-Estar Social (DABS) e a Universidade Pedagógica realizarão o evento “Com ou sem Aids os direitos são a via”, atividade lúdica artística cultural que terá lugar na praça de Lourdes, na sexta-feira à tarde.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación
Olazábal 2842
1428 Buenos Aires - Argentina
Teléfono (54 11) 4782 0804 - Fax (5411) 4784 7121
Correo-e: editora@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org - http://www.alcpress.org

Encontro dos Missionários/as aposentados da United Methodist Church

Por: Maria Newnum

O Encontro dos Missionários/as aposentados da United Methodist Church, na Igreja Metodista no Brasil, aconteceu de 1º a 5 de novembro de 2006 no Sesc da praia do Cacupé, em Florianópolis. Missionários da ativa também foram convidados e acolhidos pelo grupo, além do casal Delci e Samuel Smith, filho do saudoso missionário Bispo Wilbur Smith.

Felicidade pelo reencontro, saudades dos que partiram, desafios missionários para hoje. Esse foi tom do encontro dos missionários e missionárias aposentados.

Devocionais matinais e noturnas seguidas de músicas e reflexões para a atualidade e histórias vividas nos anos de ministério ativo no Brasil, fizeram parte da programação dos 5 dias. Todos os dias experimentou-se boa música, em especial músicas que o grupo considerou, “músicas do nosso tempo”.




A língua nativa muitas vezes cedeu lugar ao português, que surgia sem que as pessoas se dessem conta que haviam mudado de idioma. O que mostra a profunda aculturação desses homens e mulheres que mesmo após findado o tempo de serviço, decidiram permanecer no país, que também consideram sua pátria.



Um dia foi destinado exclusivamente à avaliação da atual situação da Igreja Metodista no Brasil, tendo como foco de discussão o 18º Concílio Geral e a decisão ligada à questão ecumênica. Após o almoço os/as missionários/as ouviram o Rev. Clori Trindade, convidado pela comissão organizadora, que apresentou uma visão panorâmica da primeira e segunda fase do CG. A conclusão do grupo não fugiu a regra das análises fomentadas no plano nacional. Questões como motivação política de grupos interessados no controle e no poder da Igreja Metodista; necessidade de ampliar o ensino no campo da Unidade Cristã e das raízes metodistas e wesleyanas foram debatidas e apontadas como desafio das lideranças clérigas e leigas da igreja Metodista brasileira.

Os/as missionários/as assinalaram ainda para a urgência do fomento de pequenos grupos de estudo nas várias Regiões Eclesiásticas, visando a levar aos/as fiéis o sentido genuíno e amplo do ecumenismo. Missionários ativos lembraram do papel importante que os/as missionários aposentados/as têm nesse momento novo da Igreja, em especial pelo compromisso cristão de cada um/a, pela experiência de vida na Igreja Metodista Brasileira e pela liberdade de ação advinda do reconhecimento pelo trabalho prestado no Brasil.

O Centro Vivencial para pessoas idosas, fundado pelos missionários Edith e Willian Schisler (falecido), acolheu o grupo para um delicioso almoço. Na ocasião a Diretora do Centro agradeceu os/as missionários aposentados/as, afirmando que a Igreja Metodista e em especial o Centro Vivencial devem profundo respeito e agradecimento por tudo que os/as missionários realizaram durante seus ministérios.

Entre as reflexões sobre a atualidade, o grupo debateu a respeito da questão ecológica, que no entender do grupo necessita de uma atuação mais consistente das Igreja. A Missionária Wilma Roberts destacou a necessidade de um olhar mais atento sobre as empresas que vendem água engarrafada, alertando que os Fóruns Mundiais já denunciam empresas que exploram e devastam nascentes de água em todo mundo, bem como, despejam bilhões de toneladas de garrafas plásticas na natureza. Foi discutida a posição do presidente George W. Busch que insiste em não assinar os tratados de redução de resíduos poluentes. Nesse ponto ampliou-se as discussões sobre política e economia mundial.

Refletindo a respeito de oportunidades de participação e contribuição, alguns dos missionários/as salientaram certo nível de exclusão ou de pouca valorização que recebem da Igreja Brasileira, em função da condição de “aposentados”. Contudo, com certeza, todos/as têm muito a contribuir, pois tratam-se de homens e mulheres bem qualificados, experientes e que estão muito atualizados com as principais questões do mundo contemporâneo e da Igreja.

O culto de encerramento foi presidido pelo Rev. Stanley Fry, esposo de Edith Schisler que trouxe ao grupo um sermão marcado por profunda análise bíblica. Destacando que a teologia deve levar luz, vida e libertação para as pessoas e que a “nossa casa” é o lugar onde estamos.

Uma rosa vermelha foi colada no altar por um missionário ou missionária que trazia à memória lembranças do ministério, histórias, situações engraçadas ou desafiadoras deixadas pela pessoa que partiu. Ao final o grupo em coro dizia: “Sua vida e ministério é uma inspiração para nós”.

Foram colocadas rosas em memória dos seguintes missionários/as, falecidos nos últimos anos: Marjorie Kirkpatrick (2004) , Duncan Alexander Reily (2004), Howard Moody (2004), Lois Maitland (2005), Cyrus B. Dawsey Jr. (2005), Charles Heath (2005), Fred Sturm (2006), Grace Smith (2006), Beverly Walter (2006), Irene Hesselgersser (2006), Wilbur Smith (2006).

Informou: Maria Newnum

28 novembro, 2006

Verso e Voz — 29 de novembro

Exortamo-vos, também, irmãos e irmãs, a que admosteis os insubmissos e insubmissas, consoleis os desanimados e desanimadas, ampareis os fracos e fracas e sejais longânimos para com todos e todas. Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos e todas. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. — 1 Tessalonicenses 5.14-18

“A grandeza de uma comunidade é medida mais acertadamente pelas ações de compaixão dos seus membros, um coração cheio de graça e uma alma gerada pelo amor”. — Coretta Scott King

www.sojo.net

Verso e Voz — 28 de novembro

A fim de poderdes compreender, com todos os santos e santas, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. — Efésios 3.18-19

“Jesus não revela tudo às pessoas de uma só vez. Ele geralmente mostra sua luz somente aos poucos”. — Santa Teresa de Lisieux

www.sojo.net

27 novembro, 2006

Discurso de Lula esquenta relações entre organismos sociais e governo

BRASÍLIA, 27 de novembro (ALC) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está se reunindo com partidos políticos da base de sustentação do governo, mas também pretende conversar com a oposição, na tentativa de assegurar uma melhor governabilidade do país. Mas o presidente não consegue acertar o tom com o movimento social e ambiental.

Documento divulgado na sexta-feira, 24 de novembro, 51 organizações sociais repudiaram o enfoque que o presidente Lula deu à questão ambiental, ao discursar, na terça-feira, 21, na inauguração de usina de biodiesel, em Barra do Bugres, no Mato Grosso.

Lula comentou, então, a necessidade de crescimento e desenvolvimento do país e disse que pretende levantar os “entraves” com o meio ambiente, o Ministério Público, os quilombolas e indígenas, dando a entender que muitas vezes eles atrapalham investimentos no país. O presidente chamou de “penduricalhos” a legislação ambiental brasileira.

“Desenvolvimento sim. De qualquer jeito não” é o título do documento assinado pelas organizações, entre elas a Associação Brasileira de ONGs (ABONG), o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), o Instituto Socioambiental (ISA) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).

As organizações argumentam, na nota, que destravar “o desenvolvimento não deveria significar a supressão de direitos ou de garantias legais”.

Em nota a parte, o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) afirmou que “é inaceitável que a maior autoridade do país, com este tipo de afirmação, reforce o alto grau de preconceito existente contra negros e índios, e também desrespeite o trabalho do Ministério Público, que tem por função fiscalizar o cumprimento das leis do país”.

O CIMI lembrou que Lula foi eleito com o voto de negros e indígenas, e o que se espera é que seus direitos “sejam plenamente respeitados e que o país seja colocado na rota de um desenvolvimento sustentável, que respeite a diversidade étnica e cultural existente no Brasil, nosso maior patrimônio. Um desenvolvimento que beneficie toda a sociedade e não somente o capital”.

As relações também estão tensas entre o governo e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na semana anterior, o bispo Aldo Pagotto, presidente da Comissão para Serviço de Caridade, Justiça e Paz, vinculado à Conferência, disse que o Bolsa-Família, do governo federal, “é um programa que vicia”. Como o programa não exige contrapartidas, as famílias “se contentam com o mínimo”, além de desmobilizar o povo.

Pagotto declarou que o mesmo processo acontece nos assentamentos de sem-terra. “São verdadeiras favelizações rurais”, definiu, e explicou: “Sem condições de crédito, sem auxílio técnico, o povo vai desistindo de plantar”.

O Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa, rebateu as críticas de Pagotto, alegando que elas revelam “preconceito contra as populações pobres, às quais se destinam o Bolsa-Família, que é um direito, garantido em lei a essas pessoas”.

Pagotto espera que o presidente escute mais o povo. “Estamos com receio de que, nas negociações com partidos, haja muita barganha”, destacou.

--------------------------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación

Apóstolos se crêem ungidos de Deus, dizem líderes evangélicos

Por: Trinidad Vázquez

NICARÁGUA, MANÁGUA, 20 de novembro (ALC) - O título de apóstolo está na moda na América Latina e no Caribe, onde pastores se consideram ungidos de Deus, validados pelo crescimento de suas igrejas, mas assumindo posturas autoritárias, asseguraram pastores e líderes evangélicos no debate com o teólogo norte-americano Juan Stam.

Após proferir conferência sobre Poder e Autoridade no marco das atividades dos 90 anos da Primeira Igreja Batista de Manágua, que a denominação celebrará em março de 2007, Stam declarou à ALC que muitos pastores atuam como ditadores ao se intrometerem em todos os aspectos da vida dos fiéis, como se tudo soubessem ou estivessem em linha direta com o Todo-Poderoso. "Eu recomendo a esses pastores que aprendam a consultar e trabalhem em equipe, em grupos, que consultem e que acompanhem os seus fiéis", disse o teólogo.

Essa tendência ditatorial provoca malefício às pessoas e acontece em todos os países da América Latina, agregou o teólogo. Ele contou que ouviu fiéis afirmarem que amam a sua igreja, mas não gostam que o pastor escolha com quem devem casar.

Stam disse, na conferência, que o apóstolo é o enviado, o mensageiro, e na Bíblia não aparece nenhuma sucessão de apóstolos, mas sim que eles foram testemunhas da ressurreição. A verdade é que esse titulo está na moda e pastores ou líderes utilizam-no porque dá mais autoridade, mas sobretudo recorrem ao título aqueles pastores que têm sede de poder e dinheiro. Outros usam esse nome porque o titulo de pastor é muito pequeno para pregadores de mega-igrejas. “O que a Igreja precisa é de servos”, destacou.

O pastor da igreja Batista, Félix Ruiz, disse que o movimento de apóstolos que se entendem ungidos está criando conflito nas congregações e que nas igrejas da Convenção Batista já ocorreram divisões. Na Nicarágua pastores usam o termo apóstolo e até mesmo de benfeitores da humanidade.

Stam disse que é preocupante para a Igreja escutar um pregador que sabe tudo, que só ele é autorizado, que só ele pode levantar a voz. Essa tendência hierárquica não é sadia na igreja, destacou.

O teólogo norte-americano pediu aos pastores para não sejam autoritários. Quanto à participação dos evangélicos na política, o teólogo respondeu que é impossível não se meter em política, mas que é preciso fazê-lo sendo mais evangelista do que político. É um desafio cristão a participação política na busca de um governo justo, em igualdade econômica, fazendo os que têm mais doarem bens aos que têm menos, afirmou.
-------------------------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación

Verso e Voz — 27 de novembro

Revesti-vos, pois, como eleitos e eleitas de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros e outras, perdoai-vos mutamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3.12-14

“Faça o que está certo não somente a cidadãos e cidadãs respeitáveis, mas especialmente com aqueles e aquelas 'não-respeitáveis'; esteja em paz não somente com os mansos e mansas, mas especialmente com aqueles e aquelas que não quer nos deixar viver em paz”. — Dietrich Bonhoeffer

www.sojo.net

26 novembro, 2006

Verso e Voz — 26 de novembro

Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados e necessitadas, eu me levantarei agora, diz o Senhor; e porei a salvo a quem por isso suspira. As palavras do Senhor são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes. — Salmo 12.5-6

“Podemos ter democracia neste país, ou podemos ter grande riqueza concentrada nas mãos de poucos, mas não podemos ter amboas”. — Louis Brandeis

www.sojo.net