23 junho, 2007

Verso e Voz - 23 de junho

Dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.- Isaías 45.3

Deus, o Deus da Criação, me conhece pelo nome entre todas as pessoas no mundo inteiro, eu pensei. Deus está atento a minha dor e sofrendo. Eu não estou só; os braços fortes de Deus me seguram. Eu não sofri nenhuma cura instantânea, mas a cura e o alívio vieram. Minha mente estava sossegada. Outros podem esquecer quem sou eu, mas Deus me conhece pelo nome. - Fred W. Buehling, No Cenáculo

22 junho, 2007

JORDÂNIA: Igrejas inauguram Fórum pela Paz na Palestina e em Israel

AMÃ, 22 de junho (CMI/ALC) - A nova iniciativa ecumênica de incidência pública, o "Fórum Ecumênico Palestina-Israel", cuja inauguração representou o momento culminante da Conferência do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), reunida esta semana na Jordânia, tem como objetivo ajudar igrejas de todo mundo a colaborar na construção de uma paz justa na Palestina e em Israel.

A iniciativa pretende ser um instrumento capaz de "catalisar e coordenar os esforços já existentes e os novos esforços empreendidos pelas igrejas em favor da paz". Ainda que destinada a pôr fim à ocupação ilegal, em conformidade com as resoluções das Nações Unidas, o Fórum será, ao mesmo tempo, uma expressão do "compromisso das igrejas em favor de uma ação inter-religiosa pela paz e a justiça ao serviço de todos os povos da região".

Nas observações finais dirigidas ao mais de 130 representantes das igrejas e organizações cristãs dos seis continentes que participaram, entre 18 e 20 de junho de 2007, da Conferência sobre o tema "As igrejas reúnem esforços pela paz e a justiça no Oriente Médio", o secretário geral do CMI, Samuel Kobia, disse que o fórum será "a reunião de um grupo participativo de igrejas e organizações que desejam encontrar-se para atuar juntas e cooperar, a fim de levar adiante uma causa comum".

O chefe da Igreja Evangélica Luterana da Jordânia e da Terra Santa, bispo Munib Younan, espera que as igrejas de todo mundo falem forte e claro.

O documento retirado do fórum, intitulado "O apelo de Amã", aprovado pela conferência, reconhece que na Palestina e em Israel os "filhos de Deus - cristãos, muçulmanos e judeus - estão presos numa espiral de violência, humilhação e desespero". Afirma, no entanto, que "o papel das igrejas é curar as feridas e conseguir a reconciliação de todas as partes".

O Fórum Ecumênico Palestina-Israel foi orientado por três imperativos fundamentais: o imperativo ético e teológico de uma paz justa, o imperativo ecumênico de unidade na ação, e o imperativo evangélico da solidariedade.

Entre os desafios urgentes do Fórum, segundo o documento, estão a necessidade de "libertar a todos os povos da lógica do ódio, da rejeição mútua e da morte, a fim de que possam ver no outro o rosto e a dignidade de Deus”.

A Conferência recebeu mensagem de boas-vindas do governo jordaniano. O secretário-geral do CMI e uma pequena delegação estiveram reunidos com o príncipe Ghazi bin Muhammad e com ele falaram a respeito do lugar histórico ocupado pelas igrejas na sociedade jordaniana, sobre o diálogo e a cooperação entre cristãos e muçulmanos.

Os cristãos da Palestina ofereceram uma oliveira que foi plantado nas margens do rio Jordão, num lugar tradicionalmente considerado como o lugar do batismo de Jesus, a fim de marcar a inauguração do Fórum Ecumênico Palestina-Israel.
---------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org

GRUPOS DE ASSISTÊNCIA CRISTÃOS, MUÇULMANOS FORMAM SOCIEDADE DE AJUDA GLOBAL

O Comitê de Assistência da Igreja Metodista Unida (UMCOR, sigla em inglês) baseado nos EEUUA e O Auxílio Muçulmano baseado no Reino Unido assinará um acordo de sociedade terça-feira que vem, 26 de junho, em Londres, que poderia resultar em aproximadamente $15 milhões em ajuda direto para desastre, guerra e áreas de conflito do mundo, inclusive o Sri Lanka e Indonésia. Isto já está além de $9,8 milhões aplicados em Sri Lanka, num total de $25 milhão. Esta sociedade inter-religiosa significará uma resposta máxima a desastres globais, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, e, UMCOR espera, uma nova paz que construa um modelo baseado em compreensão inter-cultural.

UMCOR, parte da Igreja Metodista Unida global, é ativo em mais de 80 países. Desde 2004, a Igreja Metodista Unida doou mais que $170 milhões para aliviar o sofrimento humano causado por guerra, pobreza, conflito, e desastres naturais. A influência de Auxílio Muçulmano é sentida em mais de 50 dos países mais pobres do mundo. Estas duas usinas de energia caridosas já provaram que sua aliança serão harmoniosa e crucial. -UMCOR

(tradução de Steve Newnum)

Aniversário de 25 anos do CONIC

Aos Presidentes e Moderadores das Igrejas-Membro
Às Secretarias Gerais das Igrejas-Membro
Aos Membros Associados e Fraternos
Às Representações Regionais do CONIC

Objeto: CONIC 25 anos – Seminário “Missão e Ecumenismo”

Caros Irmãos e Irmãs,

Paz e Bem!

Parece que foi ontem, mas já se passaram 25 anos e agora, em 2007, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs está comemorando o seu Jubileu de Prata. Vinte e cinco anos dedicados à busca da unidade do povo cristão e à construção de uma cultura de solidariedade e de paz. É um longo trecho de caminho, que só foi possível trilhar com o apoio, serviço e dedicação de cada um de nós.
O CONIC teve um considerável crescimento nos últimos anos, tendo hoje dezoito Representações Regionais. Tornou-se referência no mundo eclesiástico e na sociedade, na promoção do diálogo ecumênico e inter-religioso, e na busca de uma sociedade mais justa e fraterna. É tempo de relembrar e comemorar esta caminhada, e para isto queremos convidar cada um de vocês para a seguinte programação no mês de novembro de 2007:

Dia 14 de Novembro – Encontro com representantes de todas as Representações Regionais do CONIC – Teremos um encontro de partilha e planejamento em São Paulo, antecedendo o seminário “Missão e Ecumenismo”. Gostaríamos de ter a presença de dois representantes de cada Regional, perfazendo um total de trinta e seis pessoas. Neste dia nos reuniremos juntamente com a Diretoria do CONIC. A hospedagem e o encontro será custeado pelo CONIC. As despesas de transporte e viagem deverão ser assumidas pelas Representações Regionais. Pedimos aos representantes das Regionais que se programem para também participarem do Seminário “Missão e Ecumenismo”, que ocorrerá no mesmo local, entre os dias 15 e 17 de novembro.

Dias 15 a 17 de Novembro – Neste período teremos o seminário “Missão e Ecumenismo”, que está sendo organizado pela Comissão Teológica do CONIC, e será realizado também em São Paulo (Ver programação em anexo). Queremos ter a presença, além dos presidentes e moderadores de cada Igreja-membro de 7 delegados. Os custos de hospedagem serão por conta do CONIC e as despesas de transporte e viagem deverão ser assumidas pelas Igrejas ou delegados. Os nossos Membros Fraternos e Associados estão sendo convidados a participarem com dois delegados cada, nas mesmas condições acima descritas.
Na noite do dia 16, teremos um Culto em Ação de Graças pelos 25 anos do CONIC, com a entrega do primeiro Prêmio CONIC àqueles que prestaram relevantes serviços à causa ecumênica no Brasil. Com certeza será uma noite histórica e profética, que fortalecerá ainda mais os nossos passos no caminho da Unidade da Igreja.
A Comissão de Liturgia do CONIC também está preparando uma proposta de liturgia e oração a ser utilizada nas missas e cultos de todas as nossas Igrejas-membro no dia 18 de novembro, lembrando a causa ecumênica e a comemoração dos vinte e cinco anos de fundação do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. O sucesso de todos estes eventos depende essencialmente do envolvimento e participação de cada um de vocês.
Para nós este é com certeza um ano muito especial, de dar graças a Deus pela caminhada ecumênica e testemunho de diálogo e respeito entre as Igrejas. Como sinal de nosso envolvimento e preparação para os eventos de novembro, peço uma dedicação redobrada de vocês na condução da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a ser realizada entre os dias 20 e 27 de maio próximo vindouro. Gostaríamos de contar com a ajuda de vocês neste trabalho em prol da unidade das Igrejas.
Gratos desde já pelo apoio que temos recebido da parte de cada um de vocês, me despeço lembrando que este é apenas um primeiro contato no caminho dos preparativos para a grande celebração de novembro. Conclamamos a todos os irmãos e irmãs das Igrejas membros, plenos e fraternos, das representações e organismos conosco relacionados, a intercederem pelo CONIC e a orarem também pelos esforços de unidade e solidariedade que estão diante de nós.
Que Cristo, O Príncipe da Paz e Senhor da Igreja esteja sempre conosco!



___________________________
Revd. Luiz Alberto Barbosa
Secretário Executivo

Verso e Voz - 22 de junho

Seis anos semearás a tua terra e recolherás os seus frutos; porém, no sétimo ano, a deixarás descansar e não a cultivarás, para que os pobres do teu povo achem o que comer, e do sobejo comam os animais do campo. Assim farás com a tua vinha e com o teu olival. - Êxodo 23.10-11

Cristo é o verdadeiro filósofo porque ele encarna no seu ministério a recepção acolhedora e atenciosa aos outros, de uma maneira que eles poderiam ser mais completamente os seres que deveriam ser. Realmente, no esforço de ser como Cristo, no servir, no curar, no alimentar, e no reconciliar a terra e suas comunidades, mostramos a sabedoria mais alta. - Norman Wirzba, do ensaio "Placing the Soul: An Agrarian Philosophical Principle" (Colocando a Alma: Um Princípio Filosófico Agrário")

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

21 junho, 2007

Mulheres buscam o diálogo para um mundo melhor

BRASÍLIA, 21 de junho (ALC) – Atendendo convite do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), moradoras da capital federal, de diferentes denominações, preparam o 2. Seminário de Mulheres Ecumênicas, que vai se reunir no auditório das Pontifícias Obras Missionárias, no sábado, 23.

“Compartilhando a missão com alegria”, tema do encontro, pretende reunir pessoas que querem um mundo melhor, com mais diálogo, justiça e paz. “Caminharemos na direção do pedido de Jesus a seus discípulos – que todos sejam um”, prometem as organizadoras do encontro.

Elas buscam o convívio alegre de irmãs de diferentes igrejas, mas unidas para a prática mais fiel do evangelho.
------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org

Resgatar o que perdemos

Leonardo Boff *

Adital

Durante a Eco-92 no Rio de Janeiro, 1600 cientistas entre os quais havia 102 Prêmio Nobel de 70 paises lançaram o documento Apelo dos cientistas do mundo à humanidade. Ai diziam:"Os seres humanos e o mundo natural seguem uma trajetória de colisão. As atividades humanas desprezam violentamente e, às vezes, de forma irreversível o meio ambiente e os recursos vitais. Urge mudanças fundamentais se quisermos evitar a colisão que o atual rumo nos conduz". Foi uma voz pronunciada no deserto. Mas agora, no contexto atual, quando os dados empíricos apontam as graves ameaças que pesam sobre o sistema da vida, elas ganham atualidade. Não convém menosprezar o valor daquele apelo.

Podemos alimentar duas atitudes face à crise ecológica: apontar os erros cometidos no passado que nos levaram à presente situação ou resgatar os valores, os sonhos e as experiências que deixamos para trás e que podem ser úteis para a invenção do novo. Prefiro esta segunda atitude. Por isso, importa fazer uma reescritura do momento presente, elencando mais que aprofundando dez pontos cruciais.

O primeiro é resgatar o princípio da re-ligação: todos os seres, especialmente, os vivos, são interdependentes e são expressão da vitalidade do Todo que é o sistema-Terra. Por isso todos temos um destino compartilhado e comum.

O segundo é reconhecer que a Terra é finita, um sistema fechado como uma nave espacial, com recursos escassos.

O terceiro é entender que a sustentabilidade global só será garantida mediante o respeito aos ciclos naturais, consumindo com racionalidade os recursos não renováveis e dar tempo à natureza para regenerar os renováveis.

O quarto é o valor da biodiversidade, pois é ela que garante a vida como um todo pois propicia a cooperação de todos com todos em vista da sobrevivência comum.

O quinto é o valor das diferenças culturais, pois todas elas mostram a versatilidade da essência humana e nos enriquecem a todos, pois tudo no humano é complementar.

O sexto é exigir que a ciência se faça com consciência e seja submetida a critérios éticos para que suas conquistas beneficiam mais à vida e à humanidade que ao mercado.

O sétimo é superar o pensamento único da ciência e valorizar os saberes cotidianos, das culturas originárias e do mundo agrário porque ajudam na busca de soluções globais.

O oitavo é valorizar as virtualidades contidas no pequeno e no que vem de baixo, pois nelas podem estar contidas soluções globais, bem explicadas pelo efeito borboleta.

O nono é dar centralidade à equidade e ao bem comum, pois as conquistas humanas devem beneficiar a todos e não como atualmente, a apenas 18% da humanidade.

O décimo, o mais importante, é resgatar os direitos do coração, os afetos e a razão cordial que foram relegados pelo modelo racionalista e é onde reside o nicho dos valores.

Estes pontos representam visões humanas que não podem ser desperdiçadas, pois incorporam valores que poderão alimentar novos sonhos, nutrir nosso imaginário e principalmente fomentar práticas alternativas. Somos seres que esquecem e recordam e que sempre podem resgatar o que não pôde ter oportunidade no passado e dar-lhe agora chance de realização. Por ai, quem sabe, encontraremos uma saída para a crucificante crise atual.

* Teólogo. Membro da Comissão da Carta da Terra

adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=28127

Verso e Voz - 21 de junho

Cada um permaneça na vocação em que foi chamado. Foste chamado, sendo escravo? Não te preocupes com isso; mas, se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade. Porque o que foi chamado no Senhor, sendo escravo, é liberto do Senhor; semelhantemente, o que foi chamado, sendo livre, é escravo de Cristo. - 1 Coríntios 7.20-22

No meio de dificuldade, repousa a oportunidade. - Albert Einstein

20 junho, 2007

Convite II Encontro de Organismos Ecumênicos da Região Sul

Tema: A relação dos organismos ecumênicos com as Igrejas

Com muita alegria estamos lhe convidando para participar do II Encontro de Organismos Ecumênicos da Região Sul cujo tema será: A relação dos Organismos Ecumênicos com as Igrejas. Nesta ocasião, iremos começar as articulações para a I Jornada Ecumênica da Região Sul.
DATA: 19 de julho de 2007.
LOCAL: Casa Recanto da Paz. Igreja do Evangelho Quandrangular. Rua Valdomiro José Borges, 49 – Bairro Itinga – Joinville tel. (47) 3465-0101
Programação:
8h - Acolhida e celebração
8h30min - A relação dos Organismos Ecumênicos com as Igrejas Revd. Luiz Alberto Barbosa- Secretário Executivo do CONIC Nacional.
10h Intervalo
10h30min - Troca de experiências
12h - Almoço
13h30min - Como se organiza uma Jornada Ecumênica - Daniel Evangelista
15h30min - Intevalo
16h - Encaminhamentos e distribuição de tarefas
18h - Celebração de encerramento

Pedimos que cada organismo se responsabilize por suas despesas de viagem e hospedagem. A diária completa é 26,00. É necessário levar roupa de cama e banho.
Sua presença será muito importante para avaliarmos a nossa caminhada, nos fortalecermos e programarmos nossas ações.
Inscrições pelo site do ceca - www.ceca-rs.org
Organização: CECA - ITESC - CONIC


Opinião - GT sobre Ecumenismo

Amigos e amigas,

A iniciativa do Colégio Episcopal nomeando a referida Comissão é um gesto tímido. Os objetivos de uma comissão como esta são vagos e de pouca utilidade. Acresce-se o fato de que são quase todos clérigos. Terá o Colégio Episcopal entendido que leigos não tem nada a dizer sobre ecumenismo, restando-lhes compreender a decisão do Concílio?

Enquanto isso, permanecem paradas e sem andamento na CGCJ-Comissão Geral de Constituição e Justiça todos os processos que questionaram decisões tomadas no Concílio. Inclusive aqueles que poderiam "implicar em resultados gravissimos" como me escreveu um ex-membro da CGCJ. Espero que seus autores não tenham abandonado as lides. É preciso que se diga que, em se tratando de questões referentes à Constituição da Igreja entendo não existir prescrição. Ou seja, se os movimentos procrastinatórios em relação aos processos esperam o fim de algum prazo para que as demandas deixem de ser exigidas, cometerão ledo engano.

Lair Gomes de Oliveira

Curso de Ecumenismo do CESEP

MOVIMENTOS PENTECOSTAIS E CARISMÁTICOS: Contribuições e Desafios ao Ecumenismo

Data: 08 a 21/07/2007
Local: Rua Barão de Loreto, 184 - Ipiranga - São Paulo/SP.

Apresentação

Na complexa conjuntura religiosa atual, um dos destaques é o avanço do fenômeno pentecostal, numa grande variedade de movimentos e igrejas. Constata-se também a expansão do movimento carismático no seio das igrejas mais tradicionais do protestantismo ou no interior do catolicismo, com repercussões não apenas religiosas, mas também sociais, políticas e econômicas.

Trata-se de um grande desafio para o movimento ecumênico, instado a dialogar acerca do compromisso com a justiça, a paz, a integridade da criação, a espiritualidade e as novas formas eclesiais surgidas nesse contexto.

O CESEP, como centro ecumênico, atento a estas novas necessidades e desafios, em parceria com o MOFIC, CLAI, KOINONIA e com o apoio do CONIC oferece um curso de ecumenismo que coloca em pauta a discussão e aprofundamento deste fenômeno sócio-religioso.

Oferecido em tempo integral, com aulas de manhã e à tarde, o curso proporciona vivência comunitária, contatos com as diversas tradições cristãs, em especial a pentecostal, neste ano, e visitas às diferentes igrejas, com participação nas celebrações litúrgicas e intercâmbio com suas lideranças e comunidades.

Destinatárias/os

Lideranças atuantes nas Igrejas, nos organismos ecumênicos, estudantes de teologia, professores do ensino religioso, estudiosas/os das ciências da Religião e pessoas interessadas na temática.

Assessoras/es Convidados/as

Anivaldo Padilha, Cecilia Castillo Nanjarí, Datev Karibian, Dimitrios Attarian, Harold Rahm, José Oscar Beozzo, Juarez Aparecido Costa, Luiz Caetano Grecco Teixeira, Milton Schwantes, Oneide Bobsin, Rolf Schünemann e Wagner Lopes Sanchez.

Carga HoráriaAproximadamente 120 h/a
CERTIFICADO VALIDADO PELA PUC-SP COMO CURSO DE EXTENSÃO

Conteúdo
1.Histórico do Movimento Ecumênico;
2.Fundamentos bíblicos e teológicos do ecumenismo;
3.A Caminhada Ecumênica nas diversas tradições cristãs:
·Tradição Católica Apostólica Romana;
·Tradição Oriental Antiga;
·Tradição Ortodoxa Antioquena;
·Tradição da Reforma Protestante.
4.O Movimento Pentecostal – gênese e desenvolvimento;
5.O Fenômeno Carismático nas Igrejas Protestantes;
6.O Fenômeno Carismático na Igreja Católica Apostólica Romana;
7.Painel: O Movimento Pentecostal e o Ecumenismo;
8.O diálogo ecumênico com pentecostais e carismáticos no campo pastoral e doutrinal;
9.Visitas acompanhadas às diferentes Igrejas e participação em suas celebrações.

Investimento

*Inscrição e estudo U$100
Hospedagem e alimentação U$120
Total U$220

*O CESEP dispõe de um número limitado de bolsas para hospedagem e alimentação destinadas a apoiar a participação de pessoas com dificuldades financeiras. Se você se candidatar a uma destas bolsas, especifique, por favor, em carta separada, os motivos do seu pedido e a importância com que pode contribuir.

Inscrição Para fazer sua inscrição acesse http://www.cesep.org.br/inscricao_home_ecumenismo.php

Para saber a programação completa** do curso acesse: http://www.cesep.org.br/ecumenismo/prog_panoramico_provisorio.doc

** Programação sujeita a pequenas mudanças.

Informou: Dilene Fernandes - CESEP

IMC normaliza atividades um mês após incêndio

Foto: Abraço da comunidade ao IMC
Mobilização da comunidade de Santa Maria foi considerada fundamental para a retomada das aulas no Centenário e na FAMES

Um mês após o incêndio que destruiu metade da estrutura física do Instituto Metodista Centenário de Santa Maria (RS), a instituição já mostra sinais de recuperação e normalização das atividades. Ao contrário do que muitos imaginavam nos dias que se seguiram ao ocorrido na madrugada do dia 16 de maio, hoje todos os estudantes estão reacomodados dentro do próprio IMC. Nem mesmo o convênio estudado com a Universidade Federal de Santa Maria para uso de laboratórios de informática precisou ser concretizado, já que 60 computadores foram adquiridos para reestruturar a parte tecnológica perdida no incidente.

Para o diretor de unidade do IMC, Sander Neves, a rápida recuperação só foi possível graças ao trabalho em rede desenvolvido pelas instituições metodistas do Rio Grande do Sul. “Não ficamos desassistidos em nenhum momento. Este apoio nos possibilitou tomar decisões e estabelecer ações rapidamente, de forma a não prejudicar nem o alunado e nem a comunidade”, esclarece.
Fátima Martins, representante da Pastoral Escolar e Universitária do IMC, também destaca a mobilização da comunidade de Santa Maria, que considerou fundamental para o processo de retomada. “O IMC tem uma história bem marcante na vida da comunidade e percebemos isso através dos meios de comunicação e do retorno que recebemos dos pais, mães, alunos(as) e ex-alunos(as).”, enfatiza.

Dentre as pessoas que tiveram sua história de vida ligada ao IMC está Sônia Tolfo, que estudou no Centenário de 1957 a 1964. Hoje ela faz parte da Associação de Ex-alunas, que conseguiu reunir mais de 2 mil pessoas num abraço simbólico à instituição. “No Centenário, valores como respeito ao próximo, disciplina e conhecimento são muito fortes, o que contribui para a construção de pessoas e a valorização humana. Por isto, quem estuda lá não consegue se desligar, ainda mais num momento como este”, justifica.

Enquanto os estudantes voltam à normalidade no IMC, a direção da Rede Metodista de Educação do Sul aguarda os laudos das perícias realizadas no complexo atingido pelas chamas. A previsão é de que as causas do incidente e a avaliação do comprometimento da estrutura sejam divulgadas pelo Corpo de Bombeiros entre julho e agosto. Segundo a diretora geral da rede, Adriana Menelli de Oliveira, qualquer decisão referente ao destino do prédio só será tomada após o conhecimento dos laudos. “A idéia é reconstruir a estrutura mantendo sua identidade histórica. Vamos esperar o término das avaliações e torcer para que isto seja possível”, planeja.

Dentre os espaços consumidos pelo fogo estava o museu histórico do IMC, que preservava documentos, fotos e objetos alusivos aos mais de 85 anos da educação metodista em Santa Maria. Como quase tudo foi perdido, a instituição inicia agora uma campanha de recuperação de sua própria história junto à comunidade. O relógio do Centenário, presente na vida da escola desde sua fundação em 1922, foi um dos poucos objetos intocados pelas chamas. Agora ele é usado como símbolo da campanha.

A comunidade pode ajudar realizando doações de fotos, uniformes, louças da época, cartas, convites de formatura e todo tipo de material que de alguma forma remeta aos 85 anos de atuação do Centenário em Santa Maria. Quem quiser colaborar pode entregar os pertences na Rua Dr. Turi 2003, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Os contatos disponíveis para mais informações são o telefone (55) 3028.7003 e o e-mail museu.imc@metodistadosul.edu.br.
Histórico do IMC
Criado em 27 de março de 1922, o Colégio Metodista Centenário é fruto do trabalho da Igreja Metodista dos Estados Unidos. No ano de sua fundação, o colégio contava com apenas sete alunas que assistiam às aulas em um chalé.

Coordenado pelas missionárias norte-americanas Miss Eunice Andrew e Miss Louise Best, o pequeno estabelecimento deu lugar a um prédio que começou a ser construído em setembro de 1922. As educadoras americanas deram início à filosofia da educação metodista que hoje é reconhecida pela comunidade centenarista e de Santa Maria.
Após 76 anos de funcionamento, em abril de 1998, agregou-se ao colégio a Faculdade Metodista de Santa Maria – FAMES, que juntos formam o Instituto Metodista Centenário e atendem cerca de 1800 alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

Apesar da fundação recente, a FAMES, com uma história de 10 anos, passa por um crescimento significativo. A Faculdade, que iniciou com dois cursos, atualmente conta com cinco graduações em diferentes áreas do conhecimento, que englobam Administração, Direito, Educação Física, Letras e Sistemas de Informação.

Em 2006, o Instituto Metodista Centenário se uniu a outras instituições metodistas de ensino do Rio Grande do Sul para compor a Rede Metodista de Educação do Sul, que hoje tem como principais projetos fortalecer a educação metodista no Estado e criar a primeira Universidade Metodista do Sul do Brasil.
____________
Informações para a Imprensa com Fernando Antunes
(51) 3316.1135 e (51) 9994.0095

O que está acontecendo com a igreja?

* André Lotfi Maximiano

“O que está acontecendo com a Igreja Metodista hoje, meu filho?”
Minha mãe me questionou a respeito de toda a turbulência e mudança que vivemos no meio evangélico e principalmente metodista. Realmente sei o que minha mãe está sentindo. Apesar de manter a fé, me afastei um pouco da Igreja pois estava me sentindo sufocado pela instituição.
Percebi que só poderia fazer diferença mesmo na Igreja local, e isso se a igreja local desse espaço para trabalhos que não sejam baseados em música. Eu acho que a Igreja metodista no Brasil está vivendo um momento de extrema confusão e falta de identidade seja pela quantidade de fiéis e clara necessidade expansionista ou seja pelos fundamentos fracos e pouco enraizados na comunidade local. Passa-se a participar de um culto às estrelas e às multidões e se esquece das comunidades locais, de regar as plantas, de ajudar nos sopões e de ensinar a palavra de Deus.

Nilton Bonder escreveu que nós temos a necessidade constante de estar entretidos, de nos sentir ocupados, como se estivéssemos fugindo de alguma coisa, como se precisássemos ocupar a nossa mente e não pensar em mudar a realidade que vivemos. Isso é muito presente na sociedade e nos indivíduos e se reflete diretamente na Igreja e sua atuação. Parece que temos que estar sempre cantando, louvando, e buscando a próxima explosão de fogos de artifício para preencher nossa vida, numa histeria coletiva.
Fico triste em ver que a Igreja Metodista está se afastando do metodismo no Brasil. Parece que estamos sem identidade e que fazemos, pensamos e atuamos em tudo da mesma forma que todos os outros evangélicos sem lembrar de nossas raízes e sem olhar para o passado.
Sempre me orgulhei de ser metodista. De ter uma identidade, de fazer parte do grupo que pensava diferente, agia diferente e tinha um propósito cristão claro baseado no amor. Hoje, pela vontade de Deus e pelas correntezas da vida, moro em Chicago e tenho congregado na Igreja Metodista Local (United Methodist Church) e tenho que dizer que as coisas são bem diferentes.

A Igreja aqui é extremamente ativa. Participa de projetos de construção de casas, manda adolescentes para evangelizar em regiões pobres dos EUA, dá aulas de inglês para imigrantes, contribui com a prefeitura em eventos eclesiásticos e ecumênicos, e etc., mas em tudo o senso de comunidade e de identidade são presença constante e fortíssimos. É como se todos soubessem de onde vieram e para onde vão, e a identidade cristã e metodista é o que ajuda a sempre apontar a bússola para o norte espiritual.

Tem sido muito bom congregar aqui, pois existe atenção aos detalhes, à comunidade, ao ritual, e às pessoas principalmente. Não me sinto como um número ou mais um “João na multidão” cantando as músicas das rádios evangélicas e chorando com o coração contrito na hora que o grupo de louvor dá a deixa.
Apesar de conservadora, vejo que eles atuam com muito mais foco e resultado nas comunidades ao redor do que a Igreja Metodista no Brasil. Apesar de conservadora, vejo que eles atuam com muito mais foco e resultado nas comunidades ao redor do que a Igreja Metodista no Brasil. É claro que estamos falando de igrejas em economias altamente desenvolvidas (com Igrejas com ar condicionado, carpete e bancos acolchoados) mas a atenção e o senso de comunidade que não temos no Brasil é o que mais me surpreende aqui.

Acho que o meu "wake up call" aconteceu quando fui a um congresso da Igreja Metodista 15 anos atrás e foi feita uma palestra sobre planejamento estratégico da Igreja. Nada errado com fazer planos, mas fiquei boquiaberto e pensei "daqui a pouco vamos estar falando de dividendos, lucratividade e ROI". Esses conceitos são válidos, mas apenas quando olhamos as pessoas como “mercado em potencial”. Fiquei sabendo também que vários grupos de louvor de várias igrejas metodistas no Rio de Janeiro estão gravando CDs e fazendo contratos de distribuição. Realmente o palco, quer dizer o púlpito pode ser usado como arma e como plataforma de distribuição de mercadorias e isso nos distancia cada vez mais do proposito original da fé.

Onde está aquela Igreja engajada que cuida dos seus? Que mantém sua visão no alvo, ou seja aqueles que não tem outro recurso a não ser acreditar? Onde esta aquela igreja que deveria ser não um hospital, mas um oásis de sanidade e amor em contrapartida ao que o mundo acredita hoje? Não sei. Desencantei, mas sei que a instituição é bem diferente do movimento e minha fé está mais forte do que nunca, especialmente por todas as situações que passei na vida e por saber que o nosso único propósito na vida é dar louvor ao nosso criador.

Sempre quis viver uma vida cheia de experiências, por isso nunca disse não a oportunidade nenhuma que passou na minha frente para poder ver o mundo. Por isso cá estou e não sei onde estarei amanhã. Afinal de contas só levamos da vida as experiências e o amor, certo?
No final só o amor importa, nada mais. O amor que é fruto da fé e da nossa visão de mundo, forjada nas comunidades onde crescemos e onde fomos ensinados e educados.
Dou graças a Deus por pessoas como minha mãe, Maria Luiza Lotfi, minha tia Abigail da Cunha Braga, Zélia Constantino e o Rev. Bispo Paulo Ayres, que realmente e diligentemente souberam transmitir o senso de comunidade cristã, de amor fraternal e de responsabilidade em minha vida, me dando ferramentas para poder trilhar o meu próprio caminho segurando a mão de Deus.
____________
* André Lotfi Maximiano - Chicago - Estados Unidos

Cantares ganha o palco

Por José Aurelio Paz
CURAÇAO - ANTILHAS HOLANDESAS

WILLEMSTAD, 19 de junho (ALC) - Uma versão teatral de Cantares, “Kanto di tur Kanto” em papiamento, a língua crioula de Curaçao, começou a temporada no teatro Luna Blou desta cidade do Caribe Holandês.

Curiosamente, a apresentação acontece na sala desse complexo cultural que responde ao nome de “Tentashon” (Tentação), sob a direção do dramaturgo colombiano Freddy Montoya, auxiliado por grupo de atores locais não-profissionais que dão corpo ao enigmático texto bíblico de inúmeras e controvertidas interpretações.

A peça não muda o texto original, mas pretende criar texturas dramáticas trocando e sobrepondo os versos desse grande poema. A peça tem uma dinâmica baseada no jogo de elementos cênicos que permitem assumir a vitalidade milenar de seu substrato literário, a qual, para mais de um exegeta bíblico, levou por caminhos tortuosos na difícil tarefa de oferecer uma interpretação linear a essa metáfora de inspiração divina.

“Kanto di tur Kanto” ou “O Cantar dos Cantares”, teve uma apresentação exclusiva, como explicou seu diretor à imprensa local, para os representantes das diferentes religiões presentes na ilha: católicos, evangélicos, judeus, indianos e árabes.

Segundo Montoya, essa foi uma experiência muito emotiva. Alguns convidados disseram que o principal valor da obra consistia em reunir, numa expressão de ecumenismo, pessoas de credos diferentes, o que não é comum ocorrer na região.

Com duração de uma hora e trinta minutos e a integração de sete atores e a mesma quantidade de atrizes, expressão do chamado "teatro experimental ou alternativo", a obra assume, além da declamação dos textos, o canto, a dança e as artes visuais, inclusive do cinema.

O mistério que Deus esconde no suposto amor entre o esposo e a esposa, cheio de um lirismo que não aparece em outro livro sagrado, decorre na cena, segundo o seu próprio criador “como beber vinho desfrutando da profundidade dos mistérios da Bíblia”.

Após seis representações, O Kanto di tur Kanto lotou a sala do Luna Blou, certamente por causa da avidez de um público muito diverso. Confluem a Curaçao imigrantes de vários países, integrados em múltiplas congregações das mais diversas tendências religiosas.
----------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org

Verso e Voz - 20 de junho

Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, dize-lhe: Tu és terra que não está purificada e que não tem chuva no dia da indignação. Conspiração dos seus profetas há no meio dela; como um leão que ruge, que arrebata a presa, assim eles devoram as almas; tesouros e coisas preciosas tomam, multiplicam as suas viúvas no meio dela. Os seus sacerdotes transgridem a minha lei e profanam as minhas coisas santas; entre o santo e o profano, não fazem diferença, nem discernem o imundo do limpo e dos meus sábados escondem os olhos; e, assim, sou profanado no meio deles. Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa para derramarem o sangue, para destruírem as almas e ganharem lucro desonesto. Os seus profetas lhes encobrem isto com cal por visões falsas, predizendo mentiras e dizendo: Assim diz o SENHOR Deus, sem que o SENHOR tenha falado. - Ezequiel 22.23-28

O silêncio religioso é silêncio que é empreendido como um ato de adoração. Se eu ouço Deus ou não, não importa. - Thomas Merton, citado em Alive Now! (Vivo Agora!) novembro/dezembro de 1990

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

19 junho, 2007

Colégio Episcopal nomeia Grupo de Trabalho sobre Ecumenismo

Atendendo decisões do 18º Concílio Geral e compromissos assumidos, o Colégio Episcopal criou recentemente o Grupo de Trabalho sobre Ecumenismo.

Em carta de 18/06/2007, o Secretário Executivo do Colégio Episcopal, Bispo Stanley da Silva Moraes, comunicou a decisão aos integrantes do GT, conforme segue:

"Os irmãos e irmãs foram escolhidos/escolhidas para assessorarem o Colégio Episcopal no trato do tema 'ecumenismo', tendo como eixos norteadores aquilo que já foi declarado no próprio Concílio Geral, qual seja:

O Colégio Episcopal, na 9ª sessão do 18° Concílio Geral esclareceu o significado da decisão tomada pelo Concílio Geral, declarando:

  • a Igreja Metodista, por decisão conciliar, continua ecumênica;
  • 0 18° Concílio Geral tomou uma decisão restritiva em torno de um aspecto institucional, em relação as instituições ecumênicas de Igrejas, o que não altera a ecumenicidade da Igreja;
  • convoca todos/as a que entendam, vivam e se relacionem uns com os outros em amizade e amor, entendendo o processo conciliar e desenvolvendo uma legítima vida em amor e fé;
  • enfatiza: 'Somos um só Corpo em Cristo e Membros uns dos outros em amor';
  • afirma estar consciente de que a decisão tem afetado o 'testemunho de fé dessa vocação do Povo Chamado Metodista', no que diz respeito ao espírito evangélico de comunhão, amor, tolerância, relacionamento e busca de paz;
  • assume o compromisso de estabelecer um Grupo de Trabalho visando analisar bíblica, teológica e pastoralmente as conseqüências dessa decisão para:
  1. esclarecer à Igreja e à Sociedade a respeito das 'implicações' decorrentes da decisão;
  2. estabelecer caminhos e condições para que possamos cumprir o que Jesus pediu ao seu discipulado: 'E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste... para que eles sejam completamente unidos...' João 17.20-23 e o que Paulo solicita em sua palavra à comunidade localizada na cidade de Éfeso: 'Preservai a Unidade do Espírito no vínculo da paz' – Ef. 4.3. Seja o primeiro sinal do Espírito a nossa comunhão em acolhimento, amor e tolerância em nossa vivência fraterna e missionária, como Igreja Metodista. 'Que a Graça do Senhor Deus, nosso Pai, possa nos conceder uma transfusão do sangue de Cristo à Sua Igreja, oxigenando o nosso ser, de um autêntico sentimento e vivência em amor';
  3. rever a Pastoral sobre Ecumenismo."

O GT que será coordenado pelo Bispo Roberto Alves de Souza, tem a seguinte composição:

  • Revda. Amélia Tavares Correia Neves
  • Rev. José Carlos Peres
  • Dra. Magali Cunha Nascimento
  • Rev. Marcello José Pimenta Fraga
  • Rev. Marco Antonio dos Santos
  • Rev. Paulo Dias Nogueira

O Blog Metodistas & Ecumênic@s saúda a coordenação e membros do GT, rogando a graça e bênção orientadora de Deus sobre a vida de todos(as), reafirma o compromisso de debater o tema e espera acompanhar atentamente os trabalhos, na expectativa de que essa iniciativa venha a contribuir, oxigenando o nosso ser - Igreja Metodista (como refere o comunicado do Colégio Episcopal), no avanço do debate e das futuras decisões da Igreja, no que diz respeito às relações ecumênicas com todos os cristãos.

Informe: Luis Cardoso - Blog Metodistas & Ecumênic@s

Bispos metodistas admitem aborto em situações especiais

SÃO PAULO, 19 de junho (ALC) – O Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil (IMB) entende que o tema “descriminalização do aborto”, em tramitação no Congresso Nacional, é da mais alta relevância “e precisa ser trabalhado tanto nos aspectos científicos, éticos, morais, sociais e do ponto de vista da saúde pública, e sempre na perspectiva da ética do Evangelho de Jesus Cristo”.

Em pronunciamento emitido na terça-feira, 5 de junho, o Colégio Episcopal reafirma posição contrária à prática do aborto, mas admite-o em situações extremas, quando estiver em jogo a vida da mãe, nos casos de estupro e naqueles casos em que a medicina comprova a inviabilidade da sobrevivência do feto.

No contexto da doutrina social da igreja, o Colégio Episcopal reafirma que a vida é um dom de Deus, que precisa ser preservada e dignificada desde a concepção até a morte.

Os bispos metodistas frisam que o planejamento familiar é essencial, pois dele resulta a paternidade/maternidade consciente, o ajustamento entre cônjuges, a educação dos filhos e a administração do lar.

No pronunciamento, eles consideram de extrema importância proporcionar à mulher uma educação sexual, renda familiar justa, acesso ao controle de natalidade, não abortivo, e suporte digno ao ato maravilhoso de “dar à luz”.

“A Igreja Metodista aceita e recomenda o uso dos recursos da medicina moderna para o controle da natalidade, quando não contraria a ética cristã”, afirmam os bispos metodistas, reconhecendo que o sexo, na ética cristã, “é considerado dádiva divina de Deus à vida por Ele mesmo criada”.

---------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Verso e Voz - 19 de junho

Bendito seja o SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a sua benignidade e a sua verdade de meu senhor; quanto a mim, estando no caminho, o SENHOR me guiou à casa dos parentes de meu senhor. - Gênesis 24.27

Deus oferece a toda mente sua escolha entre a verdade e o repouso. Escolhe que você quer --- nunca pode ter ambos. - Emerson

18 junho, 2007

Igreja Metodista oficializa saída da CESE

SALVADOR, 18 de junho (ALC) – A Igreja Metodista do Brasil oficializou, na semana passada, a sua retirada do quadro de instituições associadas à Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).
O comunicado oficial foi trazido à Assembléia Geral Ordinária da instituição de serviço, reunida em Salvador, Bahia, na quinta e sexta-feira, 14 e 15 de junho, pelo secretário executivo do Colégio Episcopal Metodista, bispo Stanley da Silva Moraes.

Também participou da Assembléia o metodista Luiz Carlos Escobar, primeiro tesoureiro da CESE, e que renunciou ao cargo. Em seu lugar assumiu a representante da Igreja Presbiteriana Unida, Tecla Dias de Oliveira Mello. A Assembléia elegeu a anglicana Mary Joyce Rocha para a função de segunda tesoureira, posição que antes era ocupada por Tecla Dias.

Três representantes da paróquia metodista da Boca do Rio, um bairro de Salvador, leram na Assembléia carta de repúdio contra a decisão da Igreja Metodista de desligar-se de todos os organismos ecumênicos que tivessem a presença da Igreja Católica, acordado no 18. Concílio Geral, no ano passado.

“A determinação é anticristã e desumana”, alegaram Agenor Cefas Cavalcante Jatobá, Cleber de Oliveira Paradela e Heloisa Helena Gonçalves da Costa. Eles salientaram que a Igreja Católica Apostólica Romana é cristã e pediram escusas à CESE pela decisão metodista.

Segundo os três representantes da paróquia soteropolitana, a decisão conciliar levou a Igreja Metodista a descumprir o mandamento da união ecumênica rogada por Cristo ao Pai, quando pediu para que todos sejam um.

“Que Deus nos perdoe o pecado cometido, e que a instituição Igreja Metodista, sem demora, revogue a resolução impeditiva de nós, com nossos irmãos católicos romanos, fazermos o bem ao povo”, declararam Jatobá, Paradela e Gonçalves da Costa.

---------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Verso e Voz - 18 de junho

Não será jamais abalado; será tido em memória eterna. Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR. O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo. Distribui, dá aos pobres; a sua justiça permanece para sempre, e o seu poder se exaltará em glória. O perverso vê isso e se enraivece; range os dentes e se consome; o desejo dos perversos perecerá. - Salmos 112.6-10

Confrontação honesta, direta, é uma verdadeira expressão de compaixão ... A ilusão de poder deve ser desmascarada, idolatria deve ser desfeita, opressão e exploração devem ser combatidas, e tudo que participam nestes males devem ser confrontados. Esta é compaixão. - Donald P. McNeill et alii, Compassion: A Reflection on the Christian Life (Compaixão: Uma Reflexão na Vida Cristã)

beliefnet.com/blogs/godspolitics/

17 junho, 2007

Verso e Voz - 17 de junho

Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. - 1 Coríntios 10.12-13

É bom estar sem vícios, mas não é bom estar sem tentações. - Walter Bagehot