28 abril, 2007

Verso e Voz - 28 de abril

Foi o Eterno, o nosso Deus, quem nos tirou a nós e aos nossos pais da escravidão na terra do Egito. E vimos as grandes coisas que ele fez. Ele nos guardou pelos caminhos por onde andamos e no meio dos países por onde passamos. - Josué 24.17 (BLH)

Nossa dependência e interdependência não são apenas culturais, sociais econômicas, mas, também “cósmicas”. Uso a palavra “cósmica” para evitar a palavra “espiritual”, “material” e “natural”. Fazemos parte de um universo que vai muito além da parte humana e daquilo que percebemos. Há algo que nos produziu (criou) e está nos dirigindo. Este “algo” está muito além da nossa compreensão e longe do nosso controle. Aqui entra o mistério e o misterioso, aquilo que não tem explicação, a não ser em linguagem simbólica. Esta realidade nos coloca admirados diante do universo! Sentimos a realidade das nossas limitações e nossa dependência de forças e poderes que não controlamos, nem compreendemos. A maioria chama isto de “Deus” que toma forma de personalidade, que cuida de nós de maneira extraordinária e zela pelo nosso bem estar. Podemos ver a sua mão nos acontecimentos, sentindo que Ele tem um plano e um destino bom para nós. - Darrel H. Santee

http://sementesbiblicas.blogspot.com/

27 abril, 2007

“Hoje é tempo de...”

Por: Tiago Cerqueira Lazier

Assim começa a música, mas, que tempo é hoje?

Tempo de injustiças, de desigualdades e de individualidade? Tempo de incompreensão, de falta de amor e de solidariedade? Tempo de violência, de banalização de valores, e de perigos ambientais? Tempo de competição, da falta de oportunidade e de preconceito?

Tempo de estudar e de trabalhar? Tempo de sonhar, de preparar o futuro? Tempo de procurar, de namorar? Tempo de aprender novas habilidades? Tempo de se esforçar ao máximo? Tempo do cansaço, da exaustão e da falta de tempo?

Tempo de muita igrejas mas poucas mudanças? Tempo de muitos crentes mas poucas vidas transformadas? Tempo da popularização “gospel”, mas da banalização de Deus? Tempo de intolerância e do “tudo pode”?

Tempo de perceber que em meio as calçadas quebradas, das ruas por onde passamos, brotam flores, que vencem o concreto e mostram ao mundo sua beleza? Tempo de ver o sol nascer, e junto com ele se renovar a Graça de Deus? Tempo do “respirar” vir acompanhado do “Deus está aqui”?

Tempo de se encantar com o sorriso das crianças? Tempo de cultivar a amizade e ver famílias unidas? Tempo de conscientização, da busca por mudanças? Tempo de construir o mundo? Tempo de aceitar o presente da vida? Tempo de ser feliz?

“Hoje é tempo de....”

Tempo sim, de dificuldades e problemas. Mas também de alegria e esperança. Tempo de lembrarmos, em todos os momentos, que por sobre um mundo imperfeito, nem todo bom, nem todo mal, existe um Deus perfeito.

Tempo de aceitar e viver o amor de Deus. Tempo de louvar a Deus. Tempo de reencontrar os valores das coisas simples. Tempo de nos colocarmos a disposição de Deus, de sermos transformados e transformarmos o mundo. Tempo de vivermos a plenitude da vida, elevando as mãos aos céus por tudo de bom que Deus tem feito, e estendendo-as para corrigir os erros que nós mesmos, como humanidade, críamos.

Hoje é... Tempo de Servir

“.... porque é tempo de buscar ao Senhor...” (Oséias 10:12)

Tiago Cerqueira Lazier

Verso e Voz - 27 de abril

O SENHOR se dispõe para pleitear e se apresenta para julgar os povos. O SENHOR entra em juízo contra os anciãos do seu povo e contra os seus príncipes. Vós sois os que consumistes esta vinha; o que roubastes do pobre está em vossa casa. Que há convosco que esmagais o meu povo e moeis a face dos pobres? - diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos. - Isaías 3.13-15

O tempo alcança os reinos e os esmaga, crava seus dentes em doutrinas e as rasgam; o tempo revela as fundações nas quais qualquer reino descansa, e come essas fundações, e destrói doutrinas provando as falsos. - James Baldwin, The Fire Next Time (O Fogo da Próxima Vez)

www.beliefnet.com/blogs/godspolitics/

26 abril, 2007

Verso e Voz - 26 de abril

Abre a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham desamparados. Abre a boca, julga retamente e faze justiça aos pobres e aos necessitados. - Provérbios 31.8-9

Podemos fazer o poder daqueles ou daquelas que nos exploram irrelevante... - Vandana Shiva, do Fórum Social Mundial de 2002

www.beliefnet.com/blogs/godspolitics/

25 abril, 2007

Assuntos ecumênicos? Depende do ponto de vista da missão...

Preconceito dificulta envolvimento das igrejas na prevenção à Aids

FORTALEZA, 23 de abril (ALC) – As igrejas têm dificuldades de debater sobre Aids, pois existe preconceito envolvendo o tema, disse o pastor Airton Schroeder, técnico do Programa de Apoio à Ação Diaconal das Igrejas (PAADI), em seminário sobre experiências de sucesso na prevenção da doença, realizado em Fortaleza na terça-feira, 17.

A organização de ajuda humanitária Diaconia, responsável pelo PAADI, foi convidada ao seminário para apresentar o projeto Aids-Igreja Solidária, desenvolvido em Natal, Fortaleza e Recife.

O projeto Aids - Igreja Solidária tem como objetivo estabelecer parcerias com igrejas locais
para o empreendimento de ações de sensibilização, acolhimento e capacitação de pessoas na luta contra a Aids.

De 1983, ano do registro do primeiro caso de Aids no Estado do Ceará, até 2006 foram notificados 7.183 casos. Nos últimos seis anos, foram notificados, em média, 627 casos novos por ano, sendo que mais de dez desses registros são de crianças. Os dados foram mostrados no seminário pelas coordenadoras dos programas municipal e estadual sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/HIV/Aids, Isabel Chagas e Telma Martins.

O seminário foi organizado pela ONG ConVida, que atua em bairros da periferia de Fortaleza. O objetivo do encontro foi o de sensibilizar igrejas e escolas para o trabalho de prevenção da Aids. Participaram do evento cerca de 30 pessoas, entre pastores, líderes de diversas denominações e integrantes de projetos sociais.

O seminário foi encerrado com a apresentação teatral do grupo Nova Luz, da Companhia de Arte e Cultura, e do grupo Meninas do RAP.

---------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Verso e Voz - 25 de abril

O Deus Eterno lhes dava um líder e o ajudava. Enquanto esse líder vivia, o Eterno salvava o povo dos seus inimigos. Ele tinha pena dos israelitas porque eles sofriam na escravidão. - Juízes 2.18 (BLH)

Nesta passagem, temos o retrato de um povo regido por valores que não eram interiorizados, um retrato de um povo dirigido (manipulado) e não um povo conscientizado por valores internos! Os hebreus foram libertados da escravidão do Egito, agora estavam numa terra própria e livres de opressões externas. A libertação era uma ilusão, Eles continuavam escravos, pois precisavam ser dirigidos. Ainda não aceitavam a plena libertação que exigia responsabilidade e decisões próprias. A política e a religião não mudaram em nada. O povo corre atrás de líderes ainda hoje, ele quer ser dirigido e manipulado. É a forma moderna de idolatria. Muitas vezes o pastor e a pastora bem sucedidos são aqueles que manipulam as multidões. As multidões ainda correm atrás dos manipuladores (ídolos). - Darrel H. Santee

http://sementesbiblicas.blogspot.com/

24 abril, 2007

Quem nos Impede de sonhar?


Por Maria Newnum*

Meus amigos! Não é jornada que me cansa. É alguma coisa que me obriga a andar ainda sabendo, de antemão, que a jornada está finda. Sonho verde de quem, não tendo onde dormir, não deve mais sonhar; no entanto, sonha ainda. - Cassiano Ricardo 1895-1974 - Poeta brasileiro - Em Só Deus por Testemunha, do livro Martim Cererê.

Esse desabafo do poeta tem um “quê” de nós. É um auto-retrato de nossas vivências nas diversas esferas da vida. Pensemos em nosso trabalho! Nossa igreja! Nossos relacionamentos familiares, amorosos e conjugais!?

Vez por outra, em certa altura da vida somos tragados, literalmente, por “recados” que nos mandam parar de lutar, viver e sonhar...

Sair desse poço de areia movediça requer esforço supra-humano aos nossos corpos e mentes fragilizados por sofrimentos e desilusões profundas que atingem a alma. São situações que nos encolhemos na posição fetal, esperando o aconchego materno, que nem sempre chega.

A vida é cruel e o poeta no seu “grito” bravo, sintetiza a manobra perversa dos que querem, não somente enterrar nossos sonhos, mas também nossas perspectivas de vida.

Não é a jornada da vida que mais cansa e sim o jogo desleal e cruel dos que querem nos paralisar; escondidos no “poder” que julgam deter sobre nós, seja por arrogância, seja porque nós, indivíduos “mansos”; qual cordeirinhos, lhes conferimos sobre nossa vida e sonhos. Certos indivíduos, instituições religiosas e seculares, tomam para si o “poder” de anestesiar nossos cérebros. Com certa freqüência assumimos a condição de “ovelhas mansas e burras”, prontas para o abate; sem choro...

Mas o poeta desafia ao sonho verde; quiçá colorido como o Arco Iris, de quem, embora nem tenha onde refestelar a cabeça, ainda dorme o sono dos justos e sonha...

Mesmo que nos tirem tudo, ainda restará nossa capacidade de sonhar. E o que é o sonho? “É a certeza do já, mais ainda não”, ou seja, é a certeza do futuro certo, que somente nós, como indivíduos autônomos, desenharemos e faremos acontecer.

Ninguém, em nenhum tempo e lugar impedirá o triunfo das pessoas que sonham.

Mesmo sabendo que a jornada é finda, sonhe com todo vigor de sua alma.

Dias melhores virão. Na verdade, eles começam agora! Só depende de você e de seus sonhos.

Sonhe e deixe sonhar...

________
* Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática, vice-presidente do Movimento Ecumênico de Maringá.
Para comentar ou ler outros artigos acesse: http://br.groups.yahoo.com/group/LittleThinks/

O mundo reformado segue

Por Leopoldo Cervantes-Ortiz

SUÍÇA - Consulta reformada prepara jubileu de Calvino

GENEBRA, 23 de abril (ALC) - Com um culto de comunhão celebrado no Auditório João Calvino, que teve homilia do presidente da Aliança Reformada Mundial (ARM), Clifton Kirkpatrick, e uma recepção oferecida pela Igreja Protestante de Genebra, terminou na quinta-feira, 19, a primeira consulta internacional com vistas a preparar a comemoração dos 500 anos do nascimento do reformador francês, em 2009.

Também esteve na abertura do evento, domingo, 15, além de Kirkpatrick, o secretário-geral da ARM, Setri Nyomi, secretário geral da ARM. A consulta foi co-patrocinada pela Federação de Iglesias Protestantes Suíças, Faculdade de Teologia da Universidade de Genebra e o Centro John Knox, sede do evento.

A consulta de quatro dias começou com a discussão do documento “Quem foi e quem é Calvino? Interpretações recentes”, do doutor Eberhard Busch, da Universidade de Goettingen. Busch foi o último assistente do teólogo Karl Barth. A coordenação geral do evento esteve a cargo do doutor Lukas Vischer.

Os conferencistas foram os professores Christian Link (Bochum, Alemanha), Emidio Campi (Zurique, Suíça), Herman J. Selderhuis (Apeldoorn, Holanda) e Dirk Smit (Stellenbosch, África do Sul). Os temas expostos foram: a afirmação da liberdade e o discipulado radical; o conceito calvinista de Igreja; Calvino como teólogo bíblico; e os aspectos éticos da teologia do reformador.

Alguns temas polêmicos foram, por exemplo, o conceito da Igreja como mãe e escola, exposto por Campi, bem como a necessidade de que as igrejas que reivindicam o legado calvinista reconhecerem as conseqüências, tanto positivas como negativas, da aplicação de algumas idéias do reformador que viveu em Genebra de 1539 até a sua morte, em maio de 1564. A sua obra mais famosa data de 1536, e chama-se a Instituição da Religião Cristã.

De América Latina, estiveram presentes na Consulta representantes da Argentina, Brasil e México, na pessoa de Germán Zijlstra, secretário-geral da Aliança de Igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina (AIPRAL), Eduardo Galasso Faria, professor do Seminário Teológico de São Paulo da Igreja Presbiteriana Independente, e Odair Pedroso Mateus, secretário-executivo do Departamento de Teologia e Ecumenismo da ARM.

Com base nas conferências principais, o intercâmbio em grupos (quatro) girou ao redor da seguinte proposta: “Dada a variedade de contextos, como celebrar o legado de Calvino?”. Foram expressas, então, diversas aproximações à contraditória figura de Calvino e sugeridas diversas atividades a realizar-se em vários países desde agora e sobretudo em 2009.

Particularmente intenso foi o debate sobre os aspectos éticos do pensamento calvinista, sobretudo à luz dos desafios da globalização. Nesse sentido, chamou a atenção a forma em que expuseram o entendimento e prática do calvinismo em países como Coréia do Sul, China e na América Latina. Também foi relevante a discussão a respeito das novas condições em que deve interpretar-se a vocação calvinista de ajuda aos refugiados e perseguidos, sobretudo ante a atual situação ocasionada pelas migrações em todo mundo, além do diálogo inter-religioso.

Entre as iniciativas propostas destacam-se a abertura de espaço na web que concentre a informação a respeito de todas as celebrações, bem como a possibilidade de que os diferentes comitês nacionais e locais compartilhem as atividades que estão organizando.

Depois de advertir sobre algumas imagens estereotipadas de Calvino em relação ao surgimento do capitalismo ou da dupla predestinação, por exemplo, o documento final aprovado na consulta afirma:

- Calvino não foi um santo e qualquer tentativa de fazer dele um retrato idealizado está condenada ao fracasso. Reconhecemos que sua resposta aos conflitos em Genebra pode ser áspera e que seu papel na execução de Servet foi, assim mesmo, mais do que duvidosa. Ainda contra o padrão de suas próprias convicções, falhou em momentos decisivos. Seu uso da linguagem contra os adversários teológicos faz muito difícil a leitura de alguns de seus escritos. Como reflexo da relevância de sua herança, assumimos que certos aspectos de seu ensino já não são pertinentes e não podem manter-se. Mas, do nosso ponto de vista, Calvino permanece como uma testemunha destacada da mensagem cristã e demanda ser escutado cuidadosamente na atualidade.

O documento conclui com resumos elaborados por participantes de 11 países desde sua particular perspectiva.

----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Verso e Voz - 24 de abril

Inclina, SENHOR, os ouvidos e responde-me, pois estou aflito e necessitado. Preserva a minha alma, pois eu sou piedoso; tu, ó Deus meu, salva o teu servo que em ti confia. Compadece-te de mim, ó Senhor, pois a ti clamo de contínuo. Alegra a alma do teu servo, porque a ti, Senhor, elevo a minha alma. Pois tu, Senhor, és bom e compassivo; abundante em benignidade para com todos os que te invocam. Escuta, SENHOR, a minha oração e atende à voz das minhas súplicas. No dia da minha angústia, clamo a ti, porque me respondes. - Salmos 86.1-7

A luz ofuscante assalta a escuridão;
As crianças esperam o cessar fogo das armas.
No meio da confusão da guerra,
Faze-nos instrumentos de paz.

Faminto para sua visitação,
Estamos esperando -
perdidos/as,
medrosos/as.

Tu somente,
Ó Deus,
pode nos salvar.
Sara as feridas que fizemos.

- Jean McMullan (Escrito na manhã em que a guerra estourou no Golfo Persa)

www.beliefnet.com/blogs/godspolitics/

23 abril, 2007

Duas instituições pioneiras comemoram data de fundação

Por José López

HAVANA, 23 de abril (ALC) - Duas conhecidas instituições cristãs de projeção sócio-teológicas festejam seus aniversários nestes dias. O Centro Cristão de Reflexão e Diálogo (CCRD), localizado em Cárdenas, chegou aos 16 anos e comemorou-os em reunião na sede, na sexta-feira, 20. No sábado, 21, o Centro Memorial Martin Luther King Jr. (CMLK) festejou os 20 anos com celebração na catedral episcopal do bairro do Vedado, na capital.

O diretor do CCRD, pastor presbiteriano Raimundo García, historiou como esse sonho se tornou uma realidade e como puderam atender as igrejas e a sociedade. A instituição colabora com hospitais, escolas, círculos infantis, cantinas diárias e oferece alimento a anciãos em seus próprios lares.

A instituição também se destacou pela investigação científica e teológica. Suas amplas instalações são usadas por diferentes igrejas e organizações. Na mensagem que preparou para o dia da festa, o pastor batista Alberto González destacou que o serviço foi a premissa máxima do CCRD. Ele disse que instituições como essa são necessárias para continuar desenvolvendo uma cultura de paz e compressão mútua.

Na celebração dos 20 anos do CMLK foram mostrados apoios que a entidade emprestou em matéria de educação teológica, solidariedade e serviço ao bairro pobre de Pogolotti, onde está situada.

O diretor do centro, Raúl Suárez, destacou que o Centro continuará enfatizando seu programa baseado nos princípios bíblico-teológicos, na educação popular, na teologia de gênero, no atendimento à comunidade, à terceira idade e outros campos importantes do trabalho cristão.

----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

ISEDET elege novo reitor

BUENOS AIRES, 23 de abril (ALC) - O Instituto Universitário ISEDET elegeu, em assembléia realizada no sábado, 21 , o pastor da Igreja Evangélica Metodista Argentina (IEMA), Pablo Andiñach, como reitor para os próximos quatro anos.

Doutor em Teologia, Andiñach é professor titular de Antigo Testamento do Instituto. Ele cursou estudos de Arqueologia Bíblica e história antiga de Israel na Universidade Hebraica de Jerusalém e na Iliff School of Theology (Denver, EE.UU). É autor de numerosos artigos e livros, atua como professor visitante do Seminário Rabínico Latino-Americano Marshall T. Meyer, de Buenos Aires, e do Southern Methodist University, Perkins School of Theology. Também foi decano da Faculdade de Teologia do ISEDET, de 1996 a 2004.

Andiñach substitui no cargo o Dr. Rene Krüger, da Igreja Evangélica do Rio da Prata, que finaliza oito anos de reitoria contínua. Em carta de despedia, Krüger expressou: "Peço desculpas a todas as pessoas e instituições às quais não respondi ou com as quais não cumpri nos termos que elas esperavam. Tenho bastante consciência do muitíssimo que ainda nos falta mudar, superar, melhorar e transformar nesta casa de elevados estudos para servir às igrejas e à sociedade nos termos que Deus pede hoje de nós."

O presbítero da Igreja Presbiteriana San Andrés, em Buenos Aires, Dr. Alberto Roldán, foi o outro postulante ao reitorado do ISEDET.

---------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Verso e Voz - 23 de abril

Então, clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso; se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. - Isaías 58.9-10

Mas, ainda com todo esse tepidez, temos fome. E sabemos muito bem que há uma resposta. Há uma resposta à graça de Deus da sua parte e da minha que é tudo-importante. Também, sabemos que a remissão do nosso tempo não pede nada menos que um ardor de nossos corpos prostrados de uma vida autêntica, original, apaixonada, interior em resposta à Chama Viva que nos confronta. - Douglas V. Steere, Together in Solitude (Juntos em Solidão)

www.beliefnet.com/blogs/godspolitics/

22 abril, 2007

Verso e Voz - 22 de abril

Porque o SENHOR tem piedade de Sião; terá piedade de todos os lugares assolados dela, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão, como o jardim do SENHOR; regozijo e alegria se acharão nela, ações de graças e som de música. - Isaías 51.3

Confrontando nossos sentimentos e sempre lhes dando expressão apropriada necessita força, não fraqueza. Necessita força para reconhecer nossa raiva, e às vezes mais força ainda para restringir a raiva que desejos agressivos podem trazer e os canalizar em saídas não violentas. Necessita força para enfrentar nossa tristeza e aflição e deixar nossa aflição e nossa raiva fluir em lágrimas quando precisarem. Necessita força para falar sobre nossos sentimentos e estender a mão para receber ajuda e conforto quando precisamos. - Fred Rogers, The World According to Mr. Rogers (O Mundo de acordo com Sr. Rogers)

www.beliefnet.com/blogs/godspolitics/